Por Escrito
- 06 de novembro de 2020
- Visualizações: 6914
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
É possível conhecer a Deus em um ano?
Resenha
Por Ricardo Wesley M. Borges
Autor: J. I. Packer
Editora Ultimato
Conhecer a Deus leva toda uma eternidade, isso é certo. Mas você pode começar investindo um ano nessa aventura através do excelente recurso recém-publicado pela Editora Ultimato, Conhecendo a Deus ao Longo do Ano, de J. I. Packer. Nesse difícil ano de 2020 nos despedimos desse autor que deixou uma marca profunda e permanente em muitos cristãos de diversas partes do mundo. Também no Brasil, e esse é o caso de quem vos escreve.
Ainda bem jovem, caiu em minhas mãos o seu clássico, O Conhecimento de Deus, creio que em sua primeira edição em português. Foi um livro que me fascinou. Ler e meditar em reflexões que me ajudavam a penetrar no maravilhoso conhecimento que envolve aproximar-me do mistério que é Deus. Compreensão de muitas coisas, assombro, humildade diante da profundidade e do que não conseguia captar completamente, enfim, paz e vida ao conhecer mais de Deus.
Eu tinha, e ainda tenho, a mania de fazer anotações nos livros que leio. Sublinhar, rabiscar meu próprio sistema de sinais que me indicam as descobertas, os novos caminhos ou as perguntas que surgem, escrevendo-as nas margens ou rodapé. Eu sei que para alguns rabiscar seus livros soa a heresia, mas assim sou eu, não consigo ler sem uma lapiseira à mão.
Assim, estava eu anos atrás, em uma viagem de ônibus pelo interior de São Paulo, quando meu vizinho de poltrona se interessou pelo que eu estava lendo, e o por quê de minhas anotações. Como era alguém profundamente desiludido com a vida, o que eu compartilhei lhe pareceu tão surpreendente que ao final essa pessoa, que eu nunca havia visto antes na vida, me pediu o livro do Packer. Meu dilema foi enorme, mas resumirei a história dizendo-lhes que perdi para sempre todas as minhas anotações naquele livro. Meu consolo? Alguém mais poderia iniciar sua própria jornada de conhecer mais a Deus e receber vida nessa viagem.
O livro recém-chegado traz textos desse clássico, junto a outras reflexões, arranjadas de uma maneira bem especial. São seis textos curtos a cada semana, precedidos de um versículo da Palavra e seguidos de convites a atividades onde você pode escrever, refletir ou orar sobre algo. Sim, seis textos por semana, e não sete, indicando que as pausas são importantes nessa caminhada de conhecimento, não só de Deus, mas de si mesmo, como Packer bem repete uma e outra vez.
Conhecer a Deus nos abre os olhos, o entendimento e o coração de uma maneira que inevitavelmente nos transforma. Não saímos iguais desse encontro com Deus. Talvez o benefício importante da abordagem de Packer venha exatamente desse aparente paradoxo. Não fugimos da realidade ao ler, meditar e orar sobre o caráter de Deus. Todo o contrário! Isso nos leva a uma lucidez maior, nos traz de volta à realidade, nos faz viver a vida cheia de significado e nos ensina a viver melhor em meio a nossas lutas, dores e esperanças.
Packer nos deixa claro que a vida abundante e eterna é isso, conhecer a Deus. Que isso leva tempo. Toda uma vida. Toda uma eternidade. Que essa é a maior aventura de todas. Mas não parece boa ideia ficar adiando os benefícios que nos vem através desse convite, não é mesmo? Agora você tem mais um recurso precioso, através de um devocionário para ler, meditar, e quem sabe encher com suas notas pessoais. Você certamente receberá mais vida, e outros ao seu redor também, até mesmo viajantes anônimos que se sentarem ao seu lado. Boa leitura!
É casado com Ruth e pai de Ana Júlia e Carolina. Integra o corpo pastoral da Igreja Metodista Livre da Saúde, em São Paulo (SP), serve globalmente como secretário adjunto para o engajamento com as Escrituras na IFES (International Fellowship of Evangelical Students) e também apoia a equipe da IFES América Latina.
- Textos publicados: 60 [ver]
- 06 de novembro de 2020
- Visualizações: 6914
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Por Escrito
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Corpos doentes [fracos, limitados, mutilados] também adoram
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- As 97 teses de Martinho Lutero
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- A última revista do ano
- Vem aí "The Connect Faith 2024"