Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Diante da urgência da seara, ore

Precisamos orar pela força dos trabalhadores, para que não se quebrem. Para que sigam até o fim

Por Ronaldo Lidório

Ao refletir sobre as palavras de Jesus em Mateus 9.38 – “Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” –, precisamos inicialmente compreender alguns fundamentos.

O primeiro é o fundamento de posse. A seara pertence a Deus. Ele é o Senhor da seara e é Ele quem envia trabalhadores para a sua seara. Deus é o Senhor da seara e também da igreja. Ele tem poder sobre tudo e todos, e nada acontece fora do seu governo. Portanto, a missão acontece na dependência de Deus, que nos chama para crer, amar e servir a Jesus com tudo o que somos e temos.

O segundo é o fundamento do chamado. É Ele quem chama e envia o trabalhador para a seara. Assim, o envio dos trabalhadores não é resultado de movimentos humanos, estatísticas convincentes ou pregações entusiasmadas, mas de Deus e da vontade de Deus. Por isto precisamos orar, rogar ao Senhor da seara que envie. É Deus quem chama e é Deus quem envia.

O terceiro é o fundamento da urgência. Jesus nos diz que a seara é grande e que os campos estão prontos para a ceifa (Jo 4.35). Aponta para o trabalho do Espírito Santo, que convence o pecador e o leva ao sincero arrependimento. E isto é feito pela graça do Pai e o sacrifício do Filho, entre todos os povos, línguas, tribos e nações da terra (Ap 5.9). O tempo é hoje e a obra é urgente!

Portanto, devemos rogar, pedir a Deus que envie trabalhadores, sabendo que Ele é o Senhor da Seara, que é Ele quem chama e envia, e que a mensagem a ser proclamada é urgente.

Jesus pronunciou essas palavras em um contexto específico.

Ele estava percorrendo “cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades” (Mt 9:35). Jesus estava em movimento, cumprindo a missão de proclamar a salvação, e o fazia viajando exaustivamente por povoados e cidades, pregando nas sinagogas e curando os enfermos.

Encontramos aqui o ambiente da missão. Ela deve ser cumprida em toda parte e entre todas as pessoas. Em cidades, vilarejos e aldeias. Em espaços urbanos e rurais. Com os religiosos e os sem religião. Nos templos e nas praças. Do outro lado da rua e do outro lado do mundo.

O texto também nos fala sobre uma das motivações para a missão. Sabemos que a motivação maior é a glória de Deus. E encontramos aqui uma das motivações pessoais de Cristo: a compaixão. Diz o texto que “vendo Ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor” (Mt (9.36).

Jesus teve compaixão daquelas multidões e o motivo é que estavam perdidas, como ovelhas sem um pastor. Estavam também aflitas e exaustas, ou seja, sem qualquer esperança e sem qualquer força.

Assim, a resposta de Jesus, com o coração cheio de compaixão, e vendo as multidões perdidas e sem esperança, foi a oração.

Ele primeiramente reconheceu a complexidade da seara, chamando-a de “grande”. E logo depois ensinou: “Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mt 9.38).

Precisamos orar, pois Deus ouve e responde às orações.

Precisamos orar por trabalhadores, aqueles que são chamados e preparados por Deus para a seara.

Precisamos orar pelo envio desses trabalhadores, pois é o Senhor quem os manda.

Precisamos orar pela força desses trabalhadores, para que não se quebrem. Precisamos orar pela perseverança dos trabalhadores, para que sigam até o fim.

Que Deus abra os nossos olhos para enxergar a grande seara. E que Ele abra também os nossos corações para termos compaixão dos perdidos.

Como Jesus fez, sigamos por todas as cidades e vilarejos pregando o evangelho do reino, para a glória de Deus, a alegria do perdido e a edificação da igreja. Envolva-se! A missão é urgente.

Artigo publicado originalmente no Instagram do autor. Reproduzido com permissão.


REVISTA ULTIMATO – AS BEM-AVENTURANÇAS – MARCAS DE UM NOVO MUNDO
Ultimato quer mostrar a beleza e a atualidade das bem-aventuranças, resgatando seu sentido bíblico e refletindo sobre seu impacto na vida do cristão, da igreja e do mundo.

Este é o desafio: voltar a ler as bem-aventuranças como quem lê a mensagem pela primeira vez, com reverência – para perceber e memorizar as exigências do seguimento – e alegre expectativa.

É disso que trata a matéria de capa da edição 409 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.



Saiba mais:
» O Mundo - Uma missão a ser cumprida, John Stott e Tim Chester
» A Grande História - Um Convite para Professores Cristãos, Rick Hove, Heather Holleman
» Oração de Petição – Uma investigação filosófica, Scott A. Davison
» A oração que gera esperança, por Ronaldo Lidório
Ronaldo Lidório é teólogo e antropólogo, missionário (APMT e WEC) entre grupos pouco ou não evangelizados. É organizador de Indígenas do Brasil -- avaliando a missão da igreja e A Questão Indígena -- Uma Luta Desigual.
  • Textos publicados: 44 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.