Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Descanso para o cansado

Por Levi Elias de Almeida Ceccato

“Fui a Jesus como estava: abatido, triste e cansado, encontrei Nele lugar de descanso e fui alegrado"
Charles H. Spurgeon, O Príncipe dos Pregadores

O descanso é uma beleza. Há beleza no descanso
“Vá aos Alpes e observe as montanhas cobertas de neve”

Você já parou para pensar, refletir ou fazer planos sobre um momento de descanso? Alguns dias de descanso? Um mês de descanso? Ou até mesmo um ano de descanso sabático? Em meio aos dias corridos e de muito trabalho e labor, ou até mesmo de luta pela sobrevivência - a famosa busca pelo pão de cada dia, o sonhado descanso neste mundo parece utopia e realmente distante.

Eu já refleti por dias assim. Sonho com um tempo de descanso, na verdade quem não sonha? Já imaginei dias de descanso em uma casinha simples, num vilarejo distante, nas montanhas da Toscana na Itália ou nos Alpes Bávaros, um lugar de descanso e beleza. Disse Francis Schaeffer: “Deus se interessa por beleza. Vá aos Alpes e observe as montanhas cobertas de neve. Não há como contestar. Deus se interessa por beleza”1

No Livro II - Tempo Comum - A Beleza, a Verdade e a Bondade, da minha série de livros “Um Conto Ordinário”, da Pilgrim Books, através de um pombo-correio real, eu compartilho e colaboro com a nossa imaginação de como é os Alpes. Fuvo de Pigarço, o pombo-correio real, disse que seu primo Nucifraga, o quebra-nozes, estava de partida para os Alpes naquele outono, pois lá o comércio de avelã estava em alta. Nucifraga nos enviou uma correspondência:

“Querido primo Fuvo, Precisas conhecer os Alpes Bávaros. É um lugar repleto de pequenos vilarejos pitorescos com ar de conto de fadas, virtuoso em sua natureza, com montanhas e lagos belíssimos. As árvores são folhosas e perenes, há muitos arbustos, musgos, liquens e, claro, muita avelã.

Vi antílopes pequenos, semelhantes a cabras, eles vivem no alto dos Alpes. Nas florestas, há amigos cervos, coelhos, raposas, esquilos e texugos.

Isso mesmo, eu disse texugos! Encontrei a senhorita Mellivora, uma texuga muito simpática e talentosa, que trabalha na Vila Velha dos Alpes com tipografia. Ela confirmou que sua mãe também contava sobre os primos do Bosque Pascal, e disse para Ratel vir visitá-la e conhecer os belos Alpes, antes que coloquem bunkers aqui, e tudo fique cinza.

Outono, de 1937.
Nucifraga, o Quebra-Nozes”2

Eu duvido que depois dessa carta, você ainda não queira um descanso nesse lugar tão belo como os Alpes. Claro, os Alpes não é tão perto, nem mesmo tão viável e acessível assim. Mas, próximo de casa existe uma floresta, chamamos de “Horto Florestal”. Faço de lá meus “alpes”. Retiro-me muitas vezes para caminhar naquele lugar. Há uma estrada lá. Caminhando, observo as copas das árvores como são altas e lindas, seus ramos parecem subir aos céus e suas raízes tão profundas na terra. Sinto e ouço o zumbir do vento. Vejo uma teia de aranha. Escuto um pica-pau bicando. Passam algumas belas e enormes borboletas. As formigas carregam folhas no canto da estrada.

No fim da estrada há uma pequena e antiga capela. A leste deparamos com um vilarejo pitoresco, casarões barrocos e silenciosos. A oeste o silencio é rompido. Somos presenteados por um lindo e grande lago cheio de vida e barulho. Ouvimos o som dos sapos, das rãs, dos gansos, o canto das cigarras, as batidas de asas e zumbidos das libélulas sobrevoando um tapete enorme de grandes vitórias-régias – parece que algumas delas têm até formato de coração. Ali, o jacaré e a tartaruga aquática vivem juntos. A verdade, a beleza e a bondade se encontram.

Não há como contestar. Deus se interessa por beleza. São apenas minutos de descanso, são apenas horas de descanso. Mas, conseguimos já contemplar a beleza de um descansar momentâneo, que aponta para um descanso eterno.

O descanso é uma beleza, mas também há beleza no descanso.

O descanso começa neste mundo
“Já e ainda não”

Precisamos de momentos de descanso não é mesmo? De contemplação do Belo, do Bom e do Verdadeiro. E ele já começa neste mundo.

Podemos provar um pouco já neste mundo, mas ainda não completamente.

Já podemos provar esse descanso saindo de férias, aqui ou pelo mundo, indo nas montanhas da Toscana, nos Alpes Bávaros, em um lindo passeio de balão na Turquia, numa pousada aqui pertinho e quentinha, em um hotel fazenda, com um saboroso café da manhã, com ovos mexidos e queijo minas.

Tem lugar pra descansar até com areia que canta, tem o sítio do vovô e da vovó. Podemos ir para o litoral quente do sudeste ou das dunas e lagoas do nordeste, ou ainda pra uma cabana no frio do sul ou no verão do pantanal norte. Do Oiapoque ao Chuí, tem cada oásis nesse Brasilsão a fora e perto de você.

Se você ainda não estiver satisfeito, já tem lista de espera para viagens em ônibus espacial. Eu toparia! Será que seria possível ver lá de cima o Morro do Corcovado e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Estátua da Liberdade, na Liberty Island, no porto de Nova York, a Muralha da China, no extremo oriente, a Velha Montanha de Machu Picchu no Peru ou a Torre Eiffel, em Paris, na França? Até porque acho que a torre de Rio Claro, minha cidade, não seria possível.

A Beleza de Deus e de sua Criação está espalhada no Palco da Glória de Deus – o mundo, o cosmos, o universo, é o teatro de Deus.

Mas ainda não. Ainda não temos um descanso completo, final e inteiro neste mundo.

Certa vez ouvi que: “Este mundo é um cartão postal daquele que está por vir”.

Todo nosso descanso “já” vivido e provado aqui é sombra do “ainda não”, daquele que ainda não chegou.

Mas como podemos já provar o descanso aqui em um mundo caído e aparentemente sem descanso? Veja a nossa vida como é corrida. Veja o dia de hoje. Se você está lendo isso à noite, com certeza já trabalhou o dia todo e deve estar muito cansado. Se esta lendo pela manhã, pode ter passado uma noite sem dormir - sem descanso, até mesmo preocupado com as responsabilidades e problemas que enfrentará no dia de hoje que te frustram e cansam e, mesmo assim parou para ler esse texto de um miserável e agitado pecador dizendo que podemos ter descanso.

A pergunta que faço então é: E se o descanso aqui pode já ser provado não apenas de forma geográfica, mas porque o descanso é uma Pessoa?

O descanso é palpável então? É possível tocá-lo?

Será que esse “descanso” já veio a esse mundo cansado? Já o vimos, já foi tocado, apalpado? Será que ele também, se cansou, chorou, teve sede, fome, frio, dormiu, descansou?



O descanso encarnado e prometido ao povo de Deus

“Vinde a mim e descanse”

Há uma promessa de um verdadeiro descanso. Uma promessa encarnada, que conquistou por nós um descanso eterno. Sim, Jesus! Jesus, O Cristo. Jesus, O Descanso! O Descanso Encarnado!

Ele é o alívio. Ele é o descanso em pessoa. Ele é o próprio descanso. Ele disse: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei”.

Tenha fé em Jesus, o Messias, como o único e verdadeiro Redentor, pois ele é o alicerce de nossa paz, ele é a passagem, ele é a porta, ele é o descanso, ele é a direção, ele é o verdadeiro descanso.

Entramos agora nesse descanso, embora de forma incompleta. Aquele que tem fé entende o verdadeiro significado da paz. O seguidor de Jesus também experimenta alegria. O praticante da fé sabe o que é receber consolo de Deus e encontrar conforto no Espírito Santo.

Quando partirmos desta vida, o descanso será apenas temporário, pois somente com a segunda vinda de Jesus e a ressurreição dos mortos é que teremos nossos corpos restaurados, livres do pecado, perfeitos e glorificados, e então entraremos em um novo mundo criado por Deus, o qual é destinado a todos aqueles que se encontram exaustos, cansados, oprimidos e sobrecarregados.

Você é abençoado por Deus Pai, é um seguidor de seu Filho Jesus, nosso Senhor e Salvador, é confortado pelo Espírito Santo Consolador, porém, pode estar enfrentando momentos difíceis em sua jornada. Doenças, dores, conflitos, carências, desafios e incertezas podem estar sendo constantes em minha vida, na sua vida, em nossas vidas. Mas não desanime.

Tenha em mente que essa vida é apenas uma passagem para a paz eterna, e que as dificuldades enfrentadas no presente não se comparam à grandiosidade da glória reservada por Deus para cada um de nós.

Lembre-se que o repouso divino nos aguarda como recompensa ao final das adversidades. Pela fé, já conseguimos enxergar o descanso em Jesus Cristo.

Portanto, não perca o ânimo. Mesmo sendo um grande desafio viver neste mundo cansado e de desventuras.

Como disse certa vez o Rev. Augustus Nicodemus: “O grande desafio da espiritualidade é você continuar crente, sem sentir, sem ver, sem experimentar e ainda dando tudo errado”.

Apenas por meio de Jesus podemos alcançar a paz, alívio, descanso e conforto para nossas almas exaustas, tanto neste mundo quanto na vida eterna, onde Deus nos reserva essa paz que foi planejada desde o início dos tempos.

Um querido amigo músico e pastor colocou uma linda verdade e afirmação no refrão de uma composição sua: “Há descanso em Jesus, há consolo em Jesus, encontramos paz e segurança nos átrios do Senhor”3.

Octavius Winslow (1808-1878) conhecido como “O companheiro do peregrino”, um contemporâneo de Charles H. Spurgeon, diga-se de passagem palavras do próprio Spurgeon: “Winslow é sempre bom e doce”; escrevendo sobre “O Senhor, meu descanso”, disse: “Vemos claramente que um Salvador pessoal é o verdadeiro descanso da alma crente? Podemos descansar no evangelho de Cristo, nas promessas de Cristo, na obra de Cristo, e ainda estar longe daquele descanso real que traz consigo uma confortável certeza de perdão perfeito e liberdade da condenação que é nosso privilégio alcançar”.4

Ele continua nos falando e encorajando: “Somos convidados, mesmo cansados, desgastados e tristes, para um salvador pessoal, em linguagem que parece impossível de se interpretar mal. Ele não diz: “Venha à minha igreja”, ou “venha ao meu ministro”, ou “venha ao meu evangelho”, ou “venha à minha obra”; mas, na linguagem mais clara e enfática – parafraseando suas palavras – ele diz: “Vinde a mim”.5

No final, ele faz um apelo: “No cansaço e aflição do pecado, na tristeza e sofrimento da dificuldade, nas noites sem estrelas e dias nublados, quando todos os outros lugares de descanso são quebrados e destruídos, ah!, não se esqueça que seu presente, seu verdadeiro e seu único lugar de descanso é Jesus”.6

“Ouvi a voz de Jesus dizer:
‘Vinde a mim e descanse;
deite-se, você está cansado,
deite sua cabeça em meu peito’.
Eu vim para Jesus como eu estava,
cansado, desgastado e triste;
Encontrei nele um lugar de descanso,
e ele me fez feliz”.7

Ad maiorem Dei gloriam!

Notas
1. SCHAEFFER, Francis
A. A Arte e a Bíblia. Viçosa, MG: Editora Ultimato, 2009.
2. CECCATO, Levi Elias de Almeida. Um Conto do Ordinário. São Paulo, SP: Pilgrim Books, 2023.
3. Ouça:
Tudo a Ti - 09 - Há descanso em Jesus - Juliano Modolo.
4. OCTAVIUS, Winslow. O Senhor Minha Porção. Firminópolis, GO: João Calvino Publicações, 2023, p. 92.
5. Ibid., p. 92.
6. Ibid., p. 93
7. Ibid., p. 93

  • Levi Elias de Almeida Ceccato, esposo, pai, professor, capelão e escritor. Presbítero da Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil em Rio Claro, SP. Host do PodCast - Coram Deo. Autor da série “Um Conto do Ordinário”, original Pilgrim. Editor da João Calvino Publicações. Amante da boa literatura e da teologia serva de Deus.

REVISTA ULTIMATO | PARA QUE SERVE A TEOLOGIA?

A resposta à pergunta “Para que serve a teologia?” revela que ela serve a Deus, exaltando-o como Senhor. Serve a igreja, ajudando-a a conhecer e a adorar seu Deus. Serve o mundo, revelando a verdadeira fonte de sabedoria, beleza, sentido e salvação.
A teologia é resultado de esforço acadêmico e também do convívio singular entre cristãos; envolve profundo estudo, mas também ocorre na singela e comprometida leitura das Escrituras. Depende do Espírito, por isso implica humildade. Ajuda a conhecer a Deus e a amá-lo.
É disso que trata a matéria de capa da edição 408 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» Fé Ritualizada - Ensaios em Filosofia da Liturgia, Terence Cuneo
» A Grande História: Um Convite para Professores Cristãos, Rick Hove, Heather Holleman
» O trilema de C.S.Lewis - Jesus: lunático, mentiroso ou senhor?, por Levi Elias de Almeida Ceccato

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.