Opinião
- 23 de outubro de 2023
- Visualizações: 5915
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Deixai vir as perguntas dos pequeninos
Por Samara Monteiro de Andrade
Qualquer pessoa que conviva com crianças pequenas certamente já se deparou com os famosos "porquês" infantis: "por que tenho que tomar banho?"; "por que a lua não cai do céu?"; "por que o vovô não tem cabelo?". A lista parece interminável.
Diferente da maioria dos adultos, que se cansam facilmente de tantas indagações, Deus não apenas se interessa, mas também deseja que as crianças perguntem o porquê das coisas. Em Deuteronômio, logo após os dez mandamentos, temos o trecho conhecido como shemá, "ouve, ó Israel" (Dt 6.4). Nesse capítulo, Moisés enfatiza como o ensino da Lei deveria ser feito em todos os momentos – quando os israelitas estivessem em casa, ao caminhar, ao levantar e ao se deitar – permeando todas as áreas da vida – o corpo, as casas e até mesmo as portas da cidade. (Dt 6.7-9).
Em um ambiente marcado pela prática dos mandamentos entregues por Deus ao seu povo, nada mais natural que nos depararmos com o versículo 20, em que uma criança pergunta aos seus pais "por que fazemos isso?":
"Quando, no futuro, os seus filhos perguntarem: ‘Que significam os testemunhos, estatutos e juízos que o Senhor, nosso Deus, lhes ordenou?’” (Dt 6.20)
Deus abre espaço para que a curiosidade infantil seja satisfeita e ainda nos ensina a melhor forma de fazer isso: a resposta é uma história:
"Vocês dirão a eles: ‘Nós éramos escravos de Faraó, no Egito, mas o Senhor nos tirou de lá com mão poderosa. Diante dos nossos olhos o Senhor fez sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra o Egito e contra Faraó e toda a sua casa. Ele nos tirou do Egito, para nos trazer e nos dar a terra que, sob juramento, prometeu aos nossos pais. O Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos e temêssemos o Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos preservar a vida, como tem feito até hoje. E será justiça para nós, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos diante do Senhor, nosso Deus, como ele nos ordenou’" (Dt 6.21-25).
>> A Criança, a Igreja e a Missão <<
Ouvir a história da libertação do Egito ensinava às crianças israelitas tanto sobre a sua identidade – que eles eram escravos resgatados – como sobre o caráter de Deus – fiel à Sua aliança e poderoso para cumpri-la. Celebrar as festas e responder às indagações dos filhos permitia aos pais manterem viva a própria história.
Em meio ao cansaço do dia a dia, pode ser difícil valorizar os porquês infantis. É mais fácil e cômodo simplesmente responder “porque sim”, “não sei” ou “porque Deus quis”. Mas não é isso que a Lei instrui.
Que ambiente temos proporcionado às crianças em nossas casas e igrejas? Nossa vida cristã tem aguçado sua curiosidade, levando-as a querer saber mais sobre o Deus a quem servimos? Temos aproveitado seus questionamentos para ensiná-las sobre nossa identidade em Cristo?
Sinto-me pessoalmente desafiada a viver de forma coerente com a verdade do evangelho para que meus filhos, ao perguntarem sobre aquilo que veem no dia a dia de nossa família, possam aprender que somos pecadores redimidos por um Deus rico em poder e misericórdia, através do sacrifício de seu único Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor, por meio do qual fomos comprados e pudemos receber o selo do Santo Espírito, nosso consolador, e ingressar na comunidade do Rei, a santa Igreja de Cristo.
- Samara Monteiro de Andrade, 31 anos, farmacêutica e servidora pública. Casada com Davi e mãe do Moisés e da Irene.
A matéria de capa desta edição convida o leitor ao exercício da doxologia: a afirmação vibrante sobre o que Deus é e o que ele faz. Uma afirmação que traduz a nossa opinião sobre Deus forjada pelas Escrituras e pelas experiências com ele. Isso vai contra a correnteza do mundo em que vivemos, tão pouco propício à solitude, à contemplação e à adoração.
» A Criança, a Igreja e a Missão, Dan Brewster
» Pais Santos, Filhos Nem Tanto – A trajetória de um pai segundo o coração de Deus , Carlos "Catito" Grzybowski
» Estudo bíblico: “Jesus, as crianças e os valores do reino”
» Estudo bíblico: “A criança, a igreja e a sociedade”
- 23 de outubro de 2023
- Visualizações: 5915
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Opinião
Opinião do leitor
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Descobrindo o potencial da diáspora: um chamado à igreja brasileira
- Trabalho sob a perspectiva do reino de Deus
- Jesus [não] tem mais graça
- Onde estão as crianças?
- Não confunda o Natal com Papai Noel — Para celebrar o verdadeiro Natal
- Uma cidade sitiada - Uma abordagem literária do Salmo 31
- C. S. Lewis, 126 anos
- Ultimato recebe prêmio Areté 2024
- Exalte o Altíssimo!
- Paciência e determinação: virtudes essenciais para enfrentar a realidade da vida