Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Cristianismo cresce mais rápido que o ateísmo, porém mais devagar que o islamismo

Por Felipe David Pereira
 
Segundo o Status do Cristianismo Global de 2022, o mundo está se tornando mais religioso. O cristianismo tem crescido mais rápido (1,17% ao ano) que o ateísmo (0,22%). No entanto, cresce mais lentamente que o islamismo (1,93%) e o hinduísmo (1,21%). A pesquisa compara dados atuais com informações anteriores desde 1900, além de mostrar projeções para 2025 e 2050.
 
Além disso, 32,2% da população em 2022 pertence a qualquer uma das 46.600 denominações cristãs registradas em todo o mundo. Espera-se que esses números atinjam 34,2% da população mundial e 64.000 denominações em 2050.
 
O estudo também revela que católicos romanos, ortodoxos e cristãos não afiliados “estão atrasados globalmente”, enquanto os protestantes e evangélicos estão crescendo. Entre os evangélicos, pentecostais e carismáticos são os que mais crescem, quase 2% nos últimos 20 anos.
 
Outra constatação é que o cristianismo prospera no Sul Global, com a África liderando (2,77% de crescimento anual), seguida pela Ásia (1,50%) e América Latina (1,09%). No Norte Global, quase não há crescimento, sendo a Europa a última (0,06%) , seguida pela América do Norte (0,27%). A Oceania com Austrália e Nova Zelândia também está abaixo da média (0,73%).
 
Os pesquisadores também analisam a situação dos recursos cristãos, como Bíblias inteiras e partes das Escrituras impressas e distribuídas, além de periódicos cristãos. De acordo com as previsões, em 2022, o número de Bíblias impressas crescerá 2,52%, chegando a 93 milhões de exemplares, enquanto os periódicos cristãos crescerão 4,28% ao ano.
 
O resultado completo da pesquisa pode ser conferido aqui.
 
Sobre a pesquisa
O Status do Cristianismo Global de 2022 é uma iniciativa do Centro para o Estudo do Cristianismo Global do Seminário Teológico Gordon-Conwell publicada recentemente no Boletim Internacional de Pesquisa Missionária. Trata-se da trigésima oitava edição de uma tabela que apresenta detalhes sobre o crescimento das religiões mundiais , o aumento da diversidade religiosa e o contato pessoal entre cristãos e pessoas de outras religiões. “A tabela fornece uma visão estatística dos 2,5 bilhões de cristãos do mundo e suas atividades ”, explicam os pesquisadores responsáveis.
 
De acordo com informações divulgadas pelo portal Evangelical Focus, as três principais fontes de demografia religiosa internacional que eles usam são censos onde uma questão de religião e/ou etnia é feita; pesquisas e sondagens; e dados de comunidades religiosas. Os dados coletados são analisados com o foco de se chegar à representação mais precisa da composição religiosa de um país ou região”.
 
  • Felipe David Pereira, jornalista mineiro especialista em marketing digital e pós-graduando em cinema. Cristão e metodista apaixonado por música e se descobrindo na arte de contar boas histórias.

Jornalista mineiro especialista em marketing digital e pós-graduando em cinema. Cristão e metodista apaixonado por música e se descobrindo na arte de contar boas histórias.
 
  • Textos publicados: 106 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.