Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

500 anos do anabatismo

Por Ariane Gomes

Em 21 de janeiro de 1525, após orar buscando a direção de Deus, um pequeno grupo de homens reunido em Zurique, Suíça, pressionado pelo Conselho da cidade para interromper seus encontros de estudo bíblico, decidiu que todos do grupo fossem batizados, começando pelo ex-padre George Blaurock. O gesto em defesa do direito de cada pessoa escolher suas crenças deixou seus contemporâneos insatisfeitos e desencadeou dura perseguição.

O batismo de adultos foi apenas uma das questões que fez a comunidade levantar-se contra aqueles homens. Valorizar a natureza da igreja e a separação dela do estado, rejeitar a violência, recusar-se a ir à guerra, encarar um discipulado radical foram outros pontos de divergência que colaboraram para o surgimento do movimento anabatista.
Menno Simons (1496-1561), um ex-padre holandês, é uma figura de destaque na história dos anabatistas. Ele fez diversas viagens para visitar grupos espalhados pelo norte da Europa, incentivando os crentes perseguidos. Com o tempo, aqueles que pertenciam ao movimento ficaram conhecidos como menonitas.

Para celebrar os 500 anos do movimento anabatista, a Conferência Mundial Menonita reunirá a igreja menonita em um encontro que acontece a cada quatro anos, desde 1925. Com o tema “A coragem de amar”, o evento acontecerá em Zurique, Suíça, em maio de 2025.

Artigo publicado originalmente na
edição 412 de Ultimato.


Saiba mais:

Por que falar de Menno Simons?, por Clayton Lima de Souza

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor