Opinião
05 de novembro de 2014
- Visualizações: 5464
comente!
- +A
- -A
-
compartilhar
C. S. Lewis em outros mundos

Essas palestras e minicursos serão apresentados na III Semana C.S. Lewis a ser realizado em Fortaleza, organizado pela missão Alfa e Ômega de Fortaleza, de 26 a 28 de novembro.
O que posso adiantar é que, mais do que planetas (na verdade os planetas em que as tramas se desenvolvem são reais: Terra, Marte e Vênus, só têm nomes diferentes), sua história, seres e línguas, Lewis inventou diálogos e situações que incitam a profundas reflexões sobre a vida, o ser humano e suas circunstâncias.
A maior crítica é, como em “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, e outras obras de ficção, contra o cientificismo, principalmente aquele que autoriza que se façam experimentos com animais. Aliás, um dos seres racionais de “Malacandra” (Marte) é parecido com um animal. Eles têm pelo e andam nus.
Em “Longe do Planeta Silencioso”, a primeira obra, dois cientistas raptam Elwin Ransom, um doutor em filologia (qualquer semelhança com J.R.R. Tolkien não é mera coincidência) para ser sua cobaia numa viagem interplanetária. Os cientistas querem usar o doutor como presente para um dos seres de Malacandra a fim de apaziguar seus ânimos.
Porém esses e outros seres daquele mundo são, na verdade, pacíficos e Ransom consegue fazer amizade com eles. Com isso, eles o salvam dos cientistas que querem matá-lo e o ajudam a voltar em segurança para a Terra.
Como o mal não teve o mesmo efeito devastador sobre aquele mundo quanto teve sobre o nosso, Ransom acaba aprendendo com os seres extraterrestres muitos princípios da vida não corrompida.
Já em “Perelandra”, Ransom se depara com um mundo em que não houve a Queda. Ele acaba se encontrando e confrontando o cientista-mor dos dois cientistas de “Longe...”, que quer matá-lo e provocar a queda em Perelandra (Vênus). Mas Ransom consegue impedir que a Eva de lá dê ouvidos ao cientista, tornando-se, o que o seu nome já diz, o redentor deles (Ransom quer dizer “resgate” em inglês). Depois disso, ele volta para a Terra, em “Aquela Força Medonha”, com uma sabedoria infinita e poderes para salvar um grupo de pessoas (os cristãos de Malacandra, a Terra) de serem aniquilados pelo NICE, o instituto de pesquisas científicas que quer tomar conta do mundo todo.
A história gira em torno de um casal de intelectuais: ela ainda estudante de doutorado, e ele já professor universitário e suas crises conjugais por causa das visões diferentes que eles têm da vida. Aliás, ela é uma vidente, que se une ao grupo de resistência de Ransom, e ele acaba se associando ao NICE e suas ações de dominação da pequena cidade universitária em que moram.
Se a trilogia espacial já tinha um significado profundo durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi escrita, tem mais ainda no mundo de hoje, cada vez mais dominado pela ciência e tecnologia.
Recomendo os livros a todos aqueles que estão preocupados com o tema da ciência, com o papel do Cristianismo no mundo e nos últimos tempos. Trata-se de um livro que deve ser lido como os contos de fada: não para especular se existem ou não outros mundos (duendes, fadas, gnomos), mas o que a hipótese e o fantasiar sobre eles nos ensinam sobre o nosso próprio mundo.
Leia também
Deus não está calado!
Um Ano Com C. S. Lewis
Deus em questão
É mestre e doutora em educação (USP) e doutora em estudos da tradução (UFSC). É autora de O Senhor dos Anéis: da fantasia à ética e tradutora de Um Ano com C.S. Lewis e Deus em Questão. Costuma se identificar como missionária no mundo acadêmico. É criadora e editora do site www.cslewis.com.br
- Textos publicados: 68 [ver]
05 de novembro de 2014
- Visualizações: 5464
comente!
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.

Leia mais em Opinião

Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Ela tornou visível o Deus invisível
- O Peregrino, clássico de John Bunyan, ganha versão em cordel
- Páscoa
- Há esperança de êxito na criação de nossos filhos hoje?
- Pós-graduação “Igreja com a cidade” capacita líderes para desafios urbanos
- A cabeleira da minha mãe e as folhas novas da oliveira
- Palavras
- Você sabe como acontece, quem são e o que enfrentam os cristãos perseguidos?
- Sempre com Você – Um espaço seguro para crianças enlutadas
- Faltam poucos dias para o 22º Congresso Vida Radiante