Opinião
- 06 de dezembro de 2021
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Bíblias impressas sem nostalgia
Por Wesley Hill
Como professor do seminário, estou exigindo o livro físico em sala de aula. A igreja deve fazer o mesmo.
Enquanto me preparo para começar meu décimo ano como professor de seminário, vou começar o curso bíblico fundamental que lecionarei recomendando que meus alunos adotem um hábito com o qual provavelmente não estão familiarizados: levar uma Bíblia física real impressa e encadernada para a aula.
Meu motivo para a recomendação não vem apenas de nostalgia, embora eu tenha crescido carregando uma Bíblia para a igreja todos os domingos. A primeira Bíblia que me lembro como sendo “minha Bíblia” (o pronome possessivo sendo um trecho da língua cristã que parece ter penetrado no vocabulário instintivo dos fiéis) foi a edição Youthwalk da Nova Versão Internacional, dado a mim por meus pais quando eu ainda estava no ensino médio. Gostei da faixa de roxo profundo que se destacava na capa, mas não me lembro de ter lido muito, além de folheá-la para encontrar versos isolados, velhos favoritos que eu já tinha memorizado, ou deduzi que deveria ter memorizado. Só quando estava no ensino médio, quando adquiri uma edição de estudo com capa de couro sintético da Nova Versão King James é que comecei a ler trechos maiores das Escrituras, muitas vezes sentado na igreja quando ficava entediado com o sermão. Foi assim que aprendi meu caminho ao redor da Bíblia, amarrando as pérolas dos versículos que eu já conhecia em uma linha narrativa, histórica e teológica mais extensa.
Foi enquanto lia aquela edição de estudo, que apresentava aqueles pequenos recortes de meia-lua no início de cada livro bíblico, facilitando a troca fácil entre os livros para referências cruzadas, que comecei a ter uma ideia do porquê Alan Jacobs chamou o códice – a forma de uma Bíblia publicada que a igreja primitiva dos séculos segundo, terceiro e quarto rapidamente passou a preferir aos rolos – “a tecnologia da tipologia”. Eu não teria sido capaz de colocar as coisas dessa forma na época, mas estava aprendendo por experiência o que os primeiros intérpretes bíblicos aparentemente entendiam e valorizavam: ter uma Bíblia com páginas empilhadas e encadernadas em um lado, em vez de uma longa folha embrulhada parecendo um pedaço de encanamento, tornou possível examinar uma seção do Antigo Testamento em seu contexto na página inteira e compará-la simultaneamente com uma seção do Novo, também em seu cenário mais amplo. O manuseio de uma Bíblia física me ensinou, em um nível subconsciente, a ler as Escrituras como um cânone, uma biblioteca de livros cujas vozes díspares podiam ser ouvidas como se estivessem falando lado a lado sobre o mesmo assunto.
Portanto, não vou apenas recomendar cópias impressas da Bíblia porque quero reviver minha juventude: quero que meus alunos se tornem melhores leitores de toda a Bíblia, deixando suas palavras ricochetearem umas nas outras e conduzi-los, (ping by contrapuntal ping), por meio de uma traquinagem canônica (razão pela qual também recomendarei uma cópia em papel encadernada com um bom sistema de referência cruzada em suas notas de rodapé ou coluna central, como esta ou esta).
Existem muitas Bíblias eletrônicas maravilhosas para escolher hoje em dia (eu uso o lindo aplicativo da ESV diariamente). Mas em 2021 ainda estou cauteloso, como Jacobs disse que estava em 2001 , “de fazer uso de uma versão eletrônica dos armários de pergaminho firmemente rejeitada pela igreja primitiva”. Eu não gostaria de ficar sem meu software Accordance e outros aplicativos, mas vale a pena reconhecer que, quando usamos ferramentas como essas, estamos em certos aspectos voltando aos pergaminhos que os primeiros teólogos cristãos, por motivos propriamente teológicos e hermenêuticos, deslocaram com o códice.
Mas há mais uma razão para recomendar uma cópia impressa da Bíblia aos meus alunos, e é porque quero que eles pensem sobre as práticas que gostariam de recomendar aos que estão sob seus cuidados depois de se formarem e se tornarem pastores e os próprios pregadores. A escolha de um meio para a leitura da Bíblia não diz respeito apenas a nós; é sobre quais tipos de atitudes e posturas gostaríamos de encorajar em nossas igrejas.
O crítico tecnológico L. M. Sacasas (que recentemente teve uma conversa estimulante com Ezra Klein) montou um conjunto de perguntas que cada um de nós pode se perguntar quando consideramos nossa relação com várias tecnologias e dispositivos. As perguntas variam de bastante simples (“Como o uso desta tecnologia afetará como eu me relaciono com outras pessoas?”) A mais filosoficamente complexas (“Esta tecnologia automatiza ou terceiriza o trabalho ou as responsabilidades que são moralmente essenciais?”). Pelo menos um das perguntas me parece especialmente pertinente ao nosso encontro com a Bíblia: “Quais práticas o uso desta tecnologia substituirá?” Em outras palavras, o que podemos perder – e o que podemos (tacitamente) encorajar outros a perder, esquecer ou marginalizar – se abandonarmos o hábito de ler Bíblias de papel e encadernação? Aqueles de nós encarregados de cuidar das almas podem meditar por muito tempo sobre a questão.
Dez anos atrás, a ministra episcopal Fleming Rutledge, não pensando, como eu, principalmente na sala de aula, mas na congregação reunida nas manhãs de domingo, escreveu sobre sua frustração com a moda em muitas igrejas episcopais de imprimir as leituras do lecionário de cada domingo no boletim. Essa atividade praticamente garante que os frequentadores da igreja não sintam a necessidade de trazer suas Bíblias ou pegar aquelas (às vezes) disponíveis nas prateleiras dos bancos à sua frente. (Também pode ser que isso os desencoraje – de forma útil – de alcançar seus smartphones, mas isso será para outra postagem.)
“Quando todos estão lendo uma folha impressa”, diz Rutledge, “ninguém está aprendendo onde na Bíblia a passagem está localizada, ou como ela está ligada ao que vem antes e depois dela”. Ela continua nessa linha por um tempo, com sua combatividade caracteristicamente deliciosa:
Uma geração inteira de fiéis está sendo criada sem nenhum senso de realmente manusear a Bíblia, de encontrar a passagem e lê-la em sua sequência. As grandes Bíblias nos púlpitos estão sem uso, suas páginas acumulando poeira; algumas foram removidos completamente. A visão maravilhosa do leitor subindo ao púlpito e virando as páginas para encontrar o lugar raramente é vista hoje nas igrejas episcopais; os leitores vêm com pequenos pedaços de papel frágeis que na maior parte serão deixados no banco ou jogados fora.
Rutledge é tão discípula de Lutero que eu esperava que ela não terminasse suas observações com esta palavra de lei, de condenação. E de certa forma, ela não faz. Se você continuar e ler os sermões subsequentes, encontrará comentários como: “Agora observe o v. 4 … Mas isso também é o que vemos no próximo capítulo…” e assim por diante. O evangelho que ela encontra nos detalhes textuais da Bíblia foi o suficiente para seduzir este leitor, pelo menos, a manter uma Bíblia aberta no meu colo enquanto eu lia os sermões, meus olhos alternando entre suas palavras e as páginas das Escrituras.
Espero que o que ofereço aos meus alunos em sala de aula seja o mesmo atrativo. E eu espero que eles passem adiante para os cristãos que leem a Bíblia, aos quais eles irão nutrir por sua vez.
• Rev. dr. Wesley Hill é professor associado de Novo Testamento no Western Theological Seminary, Holland, Michigan, e sacerdote assistente na Trinity Episcopal Cathedral, Pittsburgh, Pennsylvania.
Publicado originalmente em lecionario.com.
Traduzido por Daniel Vieira
Como professor do seminário, estou exigindo o livro físico em sala de aula. A igreja deve fazer o mesmo.
Enquanto me preparo para começar meu décimo ano como professor de seminário, vou começar o curso bíblico fundamental que lecionarei recomendando que meus alunos adotem um hábito com o qual provavelmente não estão familiarizados: levar uma Bíblia física real impressa e encadernada para a aula.
Meu motivo para a recomendação não vem apenas de nostalgia, embora eu tenha crescido carregando uma Bíblia para a igreja todos os domingos. A primeira Bíblia que me lembro como sendo “minha Bíblia” (o pronome possessivo sendo um trecho da língua cristã que parece ter penetrado no vocabulário instintivo dos fiéis) foi a edição Youthwalk da Nova Versão Internacional, dado a mim por meus pais quando eu ainda estava no ensino médio. Gostei da faixa de roxo profundo que se destacava na capa, mas não me lembro de ter lido muito, além de folheá-la para encontrar versos isolados, velhos favoritos que eu já tinha memorizado, ou deduzi que deveria ter memorizado. Só quando estava no ensino médio, quando adquiri uma edição de estudo com capa de couro sintético da Nova Versão King James é que comecei a ler trechos maiores das Escrituras, muitas vezes sentado na igreja quando ficava entediado com o sermão. Foi assim que aprendi meu caminho ao redor da Bíblia, amarrando as pérolas dos versículos que eu já conhecia em uma linha narrativa, histórica e teológica mais extensa.
Foi enquanto lia aquela edição de estudo, que apresentava aqueles pequenos recortes de meia-lua no início de cada livro bíblico, facilitando a troca fácil entre os livros para referências cruzadas, que comecei a ter uma ideia do porquê Alan Jacobs chamou o códice – a forma de uma Bíblia publicada que a igreja primitiva dos séculos segundo, terceiro e quarto rapidamente passou a preferir aos rolos – “a tecnologia da tipologia”. Eu não teria sido capaz de colocar as coisas dessa forma na época, mas estava aprendendo por experiência o que os primeiros intérpretes bíblicos aparentemente entendiam e valorizavam: ter uma Bíblia com páginas empilhadas e encadernadas em um lado, em vez de uma longa folha embrulhada parecendo um pedaço de encanamento, tornou possível examinar uma seção do Antigo Testamento em seu contexto na página inteira e compará-la simultaneamente com uma seção do Novo, também em seu cenário mais amplo. O manuseio de uma Bíblia física me ensinou, em um nível subconsciente, a ler as Escrituras como um cânone, uma biblioteca de livros cujas vozes díspares podiam ser ouvidas como se estivessem falando lado a lado sobre o mesmo assunto.
Portanto, não vou apenas recomendar cópias impressas da Bíblia porque quero reviver minha juventude: quero que meus alunos se tornem melhores leitores de toda a Bíblia, deixando suas palavras ricochetearem umas nas outras e conduzi-los, (ping by contrapuntal ping), por meio de uma traquinagem canônica (razão pela qual também recomendarei uma cópia em papel encadernada com um bom sistema de referência cruzada em suas notas de rodapé ou coluna central, como esta ou esta).
Existem muitas Bíblias eletrônicas maravilhosas para escolher hoje em dia (eu uso o lindo aplicativo da ESV diariamente). Mas em 2021 ainda estou cauteloso, como Jacobs disse que estava em 2001 , “de fazer uso de uma versão eletrônica dos armários de pergaminho firmemente rejeitada pela igreja primitiva”. Eu não gostaria de ficar sem meu software Accordance e outros aplicativos, mas vale a pena reconhecer que, quando usamos ferramentas como essas, estamos em certos aspectos voltando aos pergaminhos que os primeiros teólogos cristãos, por motivos propriamente teológicos e hermenêuticos, deslocaram com o códice.
Mas há mais uma razão para recomendar uma cópia impressa da Bíblia aos meus alunos, e é porque quero que eles pensem sobre as práticas que gostariam de recomendar aos que estão sob seus cuidados depois de se formarem e se tornarem pastores e os próprios pregadores. A escolha de um meio para a leitura da Bíblia não diz respeito apenas a nós; é sobre quais tipos de atitudes e posturas gostaríamos de encorajar em nossas igrejas.
O crítico tecnológico L. M. Sacasas (que recentemente teve uma conversa estimulante com Ezra Klein) montou um conjunto de perguntas que cada um de nós pode se perguntar quando consideramos nossa relação com várias tecnologias e dispositivos. As perguntas variam de bastante simples (“Como o uso desta tecnologia afetará como eu me relaciono com outras pessoas?”) A mais filosoficamente complexas (“Esta tecnologia automatiza ou terceiriza o trabalho ou as responsabilidades que são moralmente essenciais?”). Pelo menos um das perguntas me parece especialmente pertinente ao nosso encontro com a Bíblia: “Quais práticas o uso desta tecnologia substituirá?” Em outras palavras, o que podemos perder – e o que podemos (tacitamente) encorajar outros a perder, esquecer ou marginalizar – se abandonarmos o hábito de ler Bíblias de papel e encadernação? Aqueles de nós encarregados de cuidar das almas podem meditar por muito tempo sobre a questão.
Dez anos atrás, a ministra episcopal Fleming Rutledge, não pensando, como eu, principalmente na sala de aula, mas na congregação reunida nas manhãs de domingo, escreveu sobre sua frustração com a moda em muitas igrejas episcopais de imprimir as leituras do lecionário de cada domingo no boletim. Essa atividade praticamente garante que os frequentadores da igreja não sintam a necessidade de trazer suas Bíblias ou pegar aquelas (às vezes) disponíveis nas prateleiras dos bancos à sua frente. (Também pode ser que isso os desencoraje – de forma útil – de alcançar seus smartphones, mas isso será para outra postagem.)
“Quando todos estão lendo uma folha impressa”, diz Rutledge, “ninguém está aprendendo onde na Bíblia a passagem está localizada, ou como ela está ligada ao que vem antes e depois dela”. Ela continua nessa linha por um tempo, com sua combatividade caracteristicamente deliciosa:
Uma geração inteira de fiéis está sendo criada sem nenhum senso de realmente manusear a Bíblia, de encontrar a passagem e lê-la em sua sequência. As grandes Bíblias nos púlpitos estão sem uso, suas páginas acumulando poeira; algumas foram removidos completamente. A visão maravilhosa do leitor subindo ao púlpito e virando as páginas para encontrar o lugar raramente é vista hoje nas igrejas episcopais; os leitores vêm com pequenos pedaços de papel frágeis que na maior parte serão deixados no banco ou jogados fora.
Rutledge é tão discípula de Lutero que eu esperava que ela não terminasse suas observações com esta palavra de lei, de condenação. E de certa forma, ela não faz. Se você continuar e ler os sermões subsequentes, encontrará comentários como: “Agora observe o v. 4 … Mas isso também é o que vemos no próximo capítulo…” e assim por diante. O evangelho que ela encontra nos detalhes textuais da Bíblia foi o suficiente para seduzir este leitor, pelo menos, a manter uma Bíblia aberta no meu colo enquanto eu lia os sermões, meus olhos alternando entre suas palavras e as páginas das Escrituras.
Espero que o que ofereço aos meus alunos em sala de aula seja o mesmo atrativo. E eu espero que eles passem adiante para os cristãos que leem a Bíblia, aos quais eles irão nutrir por sua vez.
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