Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Bible Project: A Bíblia ilustrada e acessível em diferentes línguas

Por Lucas Meloni

Imagine ter os livros da Bíblia ilustrados de forma direta e com os temas centrais bem explicados. É exatamente essa a proposta do “Bible Project”, uma iniciativa que visa produzir recursos visuais gratuitos a serviço da igreja.

Os áudios de algumas das produções do BP em português são do pastor Jônatas Hübner, da Igreja Batista Nações Unidas (IBNU), e foram gravados nos estúdios da RTM Brasil, em São Paulo. Este é um projeto originalmente produzido em inglês. Na atualidade, além dos idiomas já citados, o projeto é gravado em espanhol, mandarim, italiano, russo, hindi e indonésio, entre outros.

“A principal característica que vejo neste projeto é a linguagem acessível. Ele trabalha temas teológicos extremamente importantes para o entendimento da mensagem da Bíblia como um todo, do Antigo e do Novo Testamento, mas faz isso de uma forma bastante inteligível”, disse Hübner em entrevista à RTM Brasil.

No canal do BP no YouTube há playlists temáticas que reúnem os vídeos produzidos. São elas: O Antigo Testamento, o Pentateuco, os Evangelhos, o Novo Testamento, série Lucas – Atos e um estudo especial sobre o Advento.

As ilustrações do BP são usadas, inclusive, em alguns planos da YouVersion, ferramenta bíblica digital desenvolvida pela Life.Church.


Fidelidade ao texto
Uma grande riqueza do projeto, aponta Hübner, é que as ilustrações não tentam fixar ao público uma linha teológica, mas extraem do texto bíblico o que precisa ser de fato apresentado. “Eles (os produtores) captam o contexto dos textos de forma muito relevante. É uma maneira sóbria, sem interpretações particulares, mostrando o que acontecia na época, o seu pano de fundo, e a forma como podemos interpretar o texto nos nossos dias”, acrescentou.

Projeto global

O BP não tem uma bandeira denominacional. É um ministério independente que tem avançado pelo mundo. A versão em inglês, por exemplo, soma mais de 3,8 milhões de inscritos no canal oficial e milhões de visualizações em diversos vídeos. A gravação geral do projeto em português levou cinco meses.

Preocupação semântica
O projeto na versão brasileira, explica Hübner, buscou seguir com fidelidade o original em inglês. Em alguns casos, contudo, por uma questão linguística, foi necessário alterar palavras ou termos para que tivessem uma significação contextualizada para o português.

“Existem algumas palavras que no inglês fazem sentido, mas se você for traduzi-las ao pé da letra ficam fora de contexto no português. Existe uma atualização semântica, sim, de alguns termos. Algumas poucas ideias foram trabalhadas no português de forma diferente, mas na sua origem o projeto foi pensado para ser o mais universal (geral) possível. Existem alguns exemplos de alterações por questão prática. Por exemplo, no inglês é muito comum falar ‘Old Testament’. Em português, há muito tempo não adotamos mais ‘Velho Testamento’, mas ‘Antigo Testamento’”, acrescentou.

Saiba mais
Confira mais detalhes deste projeto e assista aos vídeos pelo site oficial do BP em língua portuguesa aqui.

A RTM Brasil é uma missão cristã que trabalha a partir da produção de publicações, programas e podcasts diversificados. A RTM faz parte da Trans World Radio (TWR), rede global de rádios, presente em mais de 190 países por meio de parceiros. No Brasil, a RTM está em atividade desde 1970 e chega a 18 estados brasileiros por meio do Projeto Antenas. O devocional Presente Diário, um dos mais lidos e ouvidos do Brasil, é produzido pela RTM. Para saber mais e ouvir a programação ao vivo, acesse rtmbrasil.org.br.

  • Lucas Meloni é jornalista e assessor de imprensa da RTM Brasil

REVISTA ULTIMATO | DOXOLOGIA NO CULTO PÚBLICO E NA VIDA DIÁRIA

A matéria de capa desta edição convida o leitor ao exercício da doxologia: a afirmação vibrante sobre o que Deus é e o que ele faz. Uma afirmação que traduz a nossa opinião sobre Deus forjada pelas Escrituras e pelas experiências com ele. Isso vai contra a correnteza do mundo em que vivemos, tão pouco propício à solitude, à contemplação e à adoração.

É disso que trata a matéria de capa da
edição 403 da Revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:

» A Arte e a Bíblia, Francis Schaeffer
» Cristo e a Criatividade – Rabiscando na areia, Michael Card
» Rookmaaker – Arte e Mente Cristã, Laurel Gasque
» A cosmovisão cristã e as artes

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.