Notícias
- 07 de junho de 2022
- Visualizações: 5443
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Ataque deixa dezenas de vítimas em igreja na Nigéria
Por Felipe David Pereira
A Igreja Católica de São Francisco Xavier em Owo, estado de Ondo, na Nigéria, foi atacada por um grupo de homens armados, por volta das 9h do último domingo (05), durante a celebração da missa de Pentecostes.
A Igreja Católica de São Francisco Xavier em Owo, estado de Ondo, na Nigéria, foi atacada por um grupo de homens armados, por volta das 9h do último domingo (05), durante a celebração da missa de Pentecostes.
Aconteceu uma explosão no lado de fora da igreja nos momentos finais da missa e, na sequência, os terroristas invadiram o templo e atiraram indiscriminadamente. Também foram mortas ao serem atingidas por balas perdidas pessoas que passavam pelo local.
“Alguns de nós se esconderam dentro da igreja enquanto levavam tiros aleatoriamente. Isso durou cerca de 20 minutos antes de eles saírem”, explica padre Andrew Abayomi
O governo informou a morte de pelo menos 50 cristãos, incluindo várias crianças, e o ferimento de outros membros que participavam do culto. Já um dos moradores de Owo, Loye Owolemi disse que foram mortas a tiros cerca de 70 pessoas e outras sequestradas pelos terroristas.
“Esta é uma perda pessoal, um ataque ao nosso amado estado... Estou chocado. No entanto, vamos dedicar todos os recursos disponíveis para caçar esses assaltantes e fazê-los pagar. Nunca nos curvaremos às maquinações de elementos implacáveis em nossa determinação de livrar nosso estado dos criminosos", disse o governador de Ondo, Arakunrin Oluwarotimi Akeredolu em um comunicado à imprensa.
Até agora, ninguém assumiu a autoria do ataque. Porém, o legislador Adeyemi Olayemi afirmou em entrevista ao jornal The Guardian, que o incidente deve ser obra de extremistas fulanis, que reagiram às restrições do governo estadual ao pastoreio em Ondo e florestas locais. Essas medidas aconteceram para diminuir os casos de sequestro. "Este é um ataque de retaliação para enviar uma mensagem diabólica ao governador”, disse Olayemi.
Recentes casos de violência contra cristãos
Há uma semana, o líder da Igreja Metodista na Nigéria foi sequestrado junto de outros dois pastores no Sudeste do país. A libertação dos líderes só aconteceu após o pagamento de resgate de uma quantia equivalente a 240 mil dólares.
Duas semanas atrás, outros dois líderes cristãos foram sequestrados em Katsina, estado natal do presidente Muhammadu Buhari, no Norte do país. Eles ainda não foram libertados.
De acordo com a Lista Mundial da Perseguição 2021, produzida pela Missão Portas Abertas, o Oeste Africano é considerado a região mais perigosa do continente, com 76% dos ataques fatais e 83% das mortes. Dos países dessa região, a Nigéria tem o maior número de seguidores de Jesus mortos (74%).
“Vamos orar para que a igreja seja forte, principalmente aqueles que foram afetados. As pessoas estão cheias de traumas pois podem ser sequestradas ao tentarem ir a locais de culto. Ore também por aqueles que estão enlutados e pelas vítimas no hospital”, pediu o diretor da Portas Abertas na Nigéria aos cristãos espalhados pelo mundo.
Domingo da Igreja Perseguida
Há alguns meses, Portas Abertas divulgou “Nigéria e Oeste Africano” como o tema do Domingo da Igreja Perseguida (DIP) de 2022. O convite é para que a igreja brasileira se una a esse movimento nacional de oração dedicado à Igreja Perseguida, no próximo domingo (12). Os interessados em promover o DIP podem se cadastrar no site do Portas Abertas a fim de receberem os materiais e vídeos para serem usados na igreja tanto na preparação como no dia do evento.
Além dessa iniciativa, Portas Abertas trabalha na reconstrução e no fortalecimento dessa e de outras igrejas na Nigéria e no Oeste Africano. Os interessados podem apoiar essas ações por meio de ofertas.
Jornalista mineiro especialista em marketing digital e pós-graduando em cinema. Cristão e metodista apaixonado por música e se descobrindo na arte de contar boas histórias.
- Textos publicados: 106 [ver]
- 07 de junho de 2022
- Visualizações: 5443
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Corpos doentes [fracos, limitados, mutilados] também adoram
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- A última revista do ano
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- Vem aí "The Connect Faith 2024"
- 200 milhões de Bíblias em 2023