Por Escrito
- 30 de abril de 2021
- Visualizações: 3951
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
A fé que realiza obras – a missão da Igreja na carta de Tiago
Resenha
Por Oswaldo Prado
Narcy Wutzki
Editora Saber Criativo, 2020
Poucos tem sido aqueles que se aventuram a fazer algum tipo de reflexão sobre a carta de Tiago. Comentaristas ao longo da história têm questionado até mesmo se Tiago compreendia o Novo Testamento da mesma forma que os demais escritores. Assuntos como a riqueza, a unção com óleo pelos enfermos, entre outros, têm feito com que muitos prefiram não se aprofundar muito nessa epístola. Isso sem falar do embate que Tiago provoca quando afirma que a fé sem obras é morta.
O texto que você tem em mãos é de excelente qualidade e resultado de uma profunda e, em alguns casos, inusitada reflexão de Narcy Wutzki. O autor, ao olhar para o texto de Tiago, o faz com os olhos da missão de Deus. Para mim isso se torna algo surpreendente e que pode levar o leitor a um reposicionamento quanto ao cumprimento da missão de Deus através de nossas igrejas.
Esse desafio que Wutzki faz para que cada cristão cumpra sua missionalidade é exposto de forma clara e pedagógica. Para isso, cada capítulo é escrito com o objetivo de que possamos, mais do que tudo, vivenciar de forma prática o nosso compromisso com a missão de Deus no mundo. Algo que chamou a minha atenção foi que em cada capítulo o autor reserva uma breve conclusão que ajuda o leitor a ter em mente o que acabou de ler naquele texto.
É importante ressaltar alguns tópicos que servem de alerta para nós. Logo de início percebe-se a intenção do autor de resgatar a figura feminina. Ao citar o homem, cita-se também a mulher; o teólogo e a teóloga, o pastor e a pastora. Desta forma, a discriminação cai por terra e mostra-se, intencionalmente, a igualdade do homem e da mulher, sob os olhos do verdadeiro cristianismo.
A intenção de Tiago para que os cristãos alcançassem maturidade é explorada com muita profundidade pelo autor. A prática da Palavra, a busca da dignidade para todos os seres humanos são exemplos de uma vida cristã saudável. Narcy também toca em um ponto que nem sempre é motivo de nossas reflexões: a figura do mestre diante do desafio de viver realmente o que ensina; de ter a consciência de um julgamento muito mais severo de Deus sobre aquele que tem o privilégio de ensinar. Novamente a ênfase sobre a vida prática do cristão é afirmada categoricamente pelo autor.
Finalmente, para mim, o ponto alto desse livro: a intenção clara de que o leitor seja impactado pela integralidade do evangelho de Cristo. Vivendo dias em que existem tantas discussões sobre essa expressão, Wutzki resgata de forma soberba a necessidade de que o cristianismo seja vivido não somente como uma grande expectativa da eternidade, mas também de compromisso com o mundo caído em que vivemos. Para isso, o texto nos leva a refletir até que ponto nosso cristianismo tem sido algo tão somente retórico e não vivenciado na prática.
À semelhança de uma viagem, ao ler esse livro, você terá o privilégio de empreender uma caminhada visualizando imagens que Tiago corajosamente compartilha com aqueles que buscam viver com maturidade a fé cristã.
• Oswaldo Prado é missionário da Sepal. Atua como mentor de pastores plantadores de novas igrejas do Centro de Treinamento de Plantadores de Igrejas (CTPI) e também de outros pastores. Coordena uma equipe missional da Child Fund Brasil no apoio à plantação de igrejas em regiões de extrema pobreza do Brasil. Serve como consultor da Secretaria de Evangelização da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e de outras organizações missionárias.
>> Conheça o livro Missão Integral – O Reino de Deus e a Igreja, de René Padilla
- 30 de abril de 2021
- Visualizações: 3951
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Por Escrito
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Corpos doentes [fracos, limitados, mutilados] também adoram
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- As 97 teses de Martinho Lutero
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- A última revista do ano
- Vem aí "The Connect Faith 2024"