Por Escrito
- 11 de setembro de 2019
- Visualizações: 3527
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
A fé cristã pode auxiliar a recuperação de dependentes químicos?
Por Karen Bomilcar
Erni Walter Seibert, da Sociedade Bíblica do Brasil, integrou sua experiência na área de Teologia e Ciências da Religião na coletânea de textos Um dia de cada vez: ajuda na recuperação da dependência química, produzida a partir de seminários do projeto “Fortalecer a recuperação do dependente químico”. O autor prioriza em sua exposição os aspectos relacionados à fé cristã como auxiliares no processo de recuperação e tratamento nas diversas etapas enfrentadas por aqueles que lidam com a dependência química bem como seus agentes de suporte social. Esta coletânea de textos está dividida em 9 capítulos, apresentando a questão da fé e o papel daquele que sofre com a dependência no seu processo de recuperação, abordando aspectos diversos como o suporte comunitário da igreja e da família e a importância dos vínculos sociais, o papel da Bíblia e sua contribuição neste processo de reestruturação.
O autor contempla em sua reflexão a perspectiva de que não há consenso em muitos dos aspectos ligados à religiosidade e à questão da dependência química, porém reafirma os princípios de fé que são abrigados na abordagem deste tema na perspectiva cristã, promovendo assim auxílio e reflexão nesta realidade desafiadora.
Nos textos reunidos, há também uma clara pontuação do impacto das questões biológicas, sociais e pessoais neste processo. O autor nos relembra do papel da própria pessoa que enfrenta a dependência química em engajar-se neste processo, num constante exercício de dependência e independência para que este cuidado seja realizado e que como a própria palavra “processo” sugere, consiste em etapas e deve ser encarado como tal, apontando para o título do trabalho: “Um dia de cada vez”.
O autor Erni Seibert observa: “apesar de serem conhecidas, as barreiras enfrentadas pelos dependentes no processo de recuperação nem sempre são fáceis de serem transpostas. Por isso é importante buscar, à luz da Bíblia, caminhos e soluções que propiciem o resgate integral destas pessoas”. Além do papel da própria pessoa em seu processo de recuperação, o autor dedica parte de sua abordagem para tratar dos mitos e verdades relacionados ao papel da família neste acompanhamento, abordando aspectos familiares, culturais e religiosos. Ao final de cada capítulo, encontra-se uma proposta de atividades a serem realizadas com o intuito de reflexão acerca do tema, bem como sugestões de leituras bíblicas com textos integrados a cada temática. A linguagem é clara e acessível tanto para aqueles que sofrem com as questões da dependência química quanto para aqueles que desejam promover iniciativas de auxílio na caminhada comunitária com os mesmos e suas famílias.
O fenômeno da dependência química deve ser lido de forma ampla e interdisciplinar, uma vez que as questões das dependências envolvem diversos fatores biopsicossociais e espirituais. Esta coletânea de textos contribui para o interesse do leitor que busca um resgate de aspectos bíblicos na reflexão da dependência química, demonstrando que a Bíblia tem um papel importante neste processo de humanização, recuperação e reinserção do ser humano, pois Deus tem trabalhado profundamente no resgate da dignidade e humanidade para que os seres humanos floresçam mesmo em meio às dificuldades e que o corpo de Cristo deve estar atento, aberto e disponível para esta caminhada conjunta.
• Karen Bomilcar trabalha como psicóloga clínica hospitalar em São Paulo, SP. É mestre em teologia e estudos interdisciplinares – Regent College/UBC (Canadá).
>> Baixe gratuitamente o e-book Drogas: Como Evitar – Princípios para pais e educadores
Leia mais
» Como a igreja pode contribuir para o combate às drogas
Leia mais
» Como a igreja pode contribuir para o combate às drogas
- 11 de setembro de 2019
- Visualizações: 3527
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Por Escrito
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Corpos doentes [fracos, limitados, mutilados] também adoram
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- As 97 teses de Martinho Lutero
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- A última revista do ano
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- Vem aí "The Connect Faith 2024"