Opinião
- 04 de outubro de 2022
- Visualizações: 6754
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
A diaconia como púlpito do evangelho de Jesus Cristo e engrandecimento de Deus no Brasil
Por Osvaldo Christen Filho
Esta nota foi preparada a convite da comissão à frente do projeto Legado & Louvor.
Todos os dias, milhares de crianças, jovens e adultos são contemplados com ações sociais e com a mensagem da Palavra de Deus.
Arthur e Terezinha Clebsch
Faculdade Luterana de Teologia (FLT)
Cruz Azul
Cerene – Centro de Recuperação Nova Esperança
Esta nota foi preparada a convite da comissão à frente do projeto Legado & Louvor.
Todos os dias, milhares de crianças, jovens e adultos são contemplados com ações sociais e com a mensagem da Palavra de Deus.
Deus faz história com Seu povo e, dentre o povo, com algumas pessoas de um modo especial. Convidado a participar com meu testemunho na iniciativa Legado e Louvor, fiquei impressionado como, em meu contexto de vida, fui e continuo sendo testemunha de diversas ações em prol de públicos diferentes que oferecem suporte material, espiritual e de ensino ao povo brasileiro. Entre os anos de 1985 e 2002, eu trabalhei na secretaria executiva da minha igreja e, como psicólogo, em um centro de recuperação para dependentes de álcool e drogas. Conheci pessoas, comunidades, obras de formação teológica e de diaconia, tendo o privilégio de participar dos processos que levaram à sua fundação. Entidades e pessoas destacadas neste opúsculo refletem dádivas e doadores em um espaço de tempo recente, inspirando novas gerações a repartirem o legado que recebem. Há que se ressaltar que muitas mãos construíram e mantêm ativos os trabalhos apresentados, sendo impossível mencionar a nuvem de colaboradores que lhes deram e dão vida. Gratidão e louvor a todos e principalmente a Deus que não só efetua o querer, mas também o realizar (Fp. 2.13).
A origem, 1927. O missionário Alfred Pfeiffer (1902-1979) é enviado ao Brasil pela Gnadauer Brasilien-Mission (GBM) para dar apoio espiritual a famílias de imigrantes alemães, atendendo um pedido de socorro da Sra. Johanna Michel-Loercher, frente ao que ela descreveu como “penúria espiritual”. Em 1960 ele iniciou um curso de formação bíblica-teológica na cidade de São Bento do Sul, SC.
Fundou-se a obra missionária Missão Evangélica União Cristã (MEUC) com objetivos de propagar o Evangelho de Jesus Cristo, promover a comunhão dos crentes, organizar comunidades, manter centros de formação, e, entre outros, manter serviços de assistência social e diaconal.
Especialmente nas décadas de 1970 e 1980, os trabalhos de pregação, estudos e retiros bíblicos, gradativamente migraram do idioma alemão para o português, ampliando o público ouvinte, ao mesmo tempo que despertava um compromisso social da Igreja de Jesus Cristo.
Assim, em 1989, surge o CERENE – Centro de Recuperação Nova Esperança. A atenção aos dependentes de álcool/drogas na cidade de Blumenau, nas dependências da MEUC, foi dada pelo missionário Euler Renato Westhpal. Euler deixou-se motivar pelo amor aos excluídos a exemplo de Cristo nos Evangelhos, e do movimento pietista luterano que em uma, dentre seis propostas, defende que “o cristianismo não consiste de conhecimentos sobre fé, mas na prática do amor que nasce da fé”. Em 33 anos de existência, o CERENE atendeu 17 mil pessoas nas cinco unidades. Entre os colaboradores pioneiros destacam-se: os missionários Hans Georg Fischer e Alair Scheidt, e o contador Rolf Hartmann.
Euler e Simony Westphal | Hans e Iracema Fischer | Alair e Edith Scheidt | Rolf e Cristine Hartmann
A comunidade da MEUC com sede em Ijuí, RS, iniciou, em 1993, no modelo Casa-lar a “Missão Evangélica de Amparo ao Menor (MEAME) ”, destinada ao abrigo temporário de crianças em vulnerabilidade social e/ou em processo de adoção. Sob a orientação e proteção do Juizado de Menores e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foram acolhidas muitas crianças para ser-lhes oferecido um futuro melhor. Destacam-se pela liderança inicial o missionário Dorivaldo Brendler (1961-1995), o empresário Erno Dieterle, e o contador Júlio Berwig.
Dorivaldo e Nilva Brendler | Erno e Lorena Dieterle | Júlio e Ingrid Berwig
Em 1993, a MEUC de Blumenau, SC, iniciou as obras do “Bom Amigo. Associação social e educacional”. Em resposta às enchentes que assolaram a cidade em 1983 e 1984 a prefeitura estruturou um loteamento para pessoas carentes e desabrigadas. Na verdade, a atenção para dependentes de álcool/drogas (CERENE, 1989) iniciou ali. Pioneiros desse trabalho foi o já mencionado missionário Euler Renato Westphal e o administrador e empreendedor Rubens Emrich, 1º Presidente da instituição. Como centro de educação, o Bom Amigo foi vinculado à FLT (2000).
Euler e Simony Westphal | Rubens e Mariane Emrich
1995 é o ano de fundação da Cruz Azul no Brasil (CAB) com sede em Blumenau, SC, mas o movimento Cruz Azul no modelo de comunidade terapêutica já iniciara em 1982 na cidade de Panambi, RS. Seus empreendedores pioneiros são o casal Luís Carlos (Bagé) e Roseli Ávila, o missionário Hans Georg Fischer e o contador Rolf Hartmann. A nível nacional, a CAB atua 1) na criação, acompanhamento de Grupos de Apoio e Mútua Ajuda; 2) em prol das Comunidades Terapêuticas (CT’s) filiadas ou não, como copromotora de regulamentação e luta pelo financiamento destas, e na construção de políticas sobre drogas no Brasil; 3) na capacitação para colaboradores e interessados na área de dependência química; e 4) no eixo prevenção, a CAB desenvolve diversos projetos junto à comunidade.
Rolf Hartmann | Hans e Iracema Fischer | Luís Carlos e Roseli Ávila
Em 1987, coube ao missionário Arthur Bruno Alfredo Clebsch (1925-1994) a direção do Centro de Ensino Teológico (CETEOL) – um seminário teológico. O CETEOL oferecia três cursos: Curso Bíblico Básico; Curso Médio em Teologia; e Bacharelado em Teologia. Em 2000 o CETEOL passou a ser a Faculdade Luterana de Teologia (FLT) com o reconhecimento de curso de teologia junto ao MEC. Atualmente a FLT também oferece cursos de pós-graduação em Teologia, aperfeiçoamento, capacitação e diversas atividades de extensão.
Arthur e Terezinha Clebsch
Carlos e Sandra Kunz | Reinaldo e Carmen Ganske
Em Joinville, SC, no ano de 2002, surge a Associação Ecos de Esperança voltada à atenção integral de crianças em situação de vulnerabilidade social. Tratava-se de dar continuidade à um projeto sustentado por importante empresário da cidade. Nesta iniciativa destacam-se o casal Reinaldo e Carmen Ganske, e o missionário Carlos Alberto Kunz. ECOS mudou o destino de centenas de crianças e adolescentes através da oferta de um espaço seguro para o desenvolvimento integral delas.
A cidade pioneira do “PEAL – Programa Espaço Alternativo” é Timbó, SC. Em 2005, o missionário da MEUC, Ademar Netto, ficou sensibilizado pela preocupação de uma mãe que lhe perguntou: “Onde e com quem vou deixar meu filho? ” Iniciava um trabalho que se tornou assistencial e educacional, em contra turno escolar, destinado a crianças em situação de vulnerabilidade. Atualmente são 12 unidades que em 2021 atenderam 521 crianças. A estrutura PEAL está sendo procurada por novas comunidades que nele veem uma forma econômica de proteger as crianças perto das casas e famílias onde moram.
Ademar e Rosenice Netto
- Osvaldo Christen Filho, psicólogo clínico. Membro da Missão Evangélica União Cristã (MEUC) e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), casado com Mirian Christen.
Faculdade Luterana de Teologia (FLT)
Cruz Azul
Cerene – Centro de Recuperação Nova Esperança
- 04 de outubro de 2022
- Visualizações: 6754
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Opinião
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Corpos doentes [fracos, limitados, mutilados] também adoram
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- A última revista do ano
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- Vem aí "The Connect Faith 2024"
- 200 milhões de Bíblias em 2023