Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Por Escrito

A boa parte

Um Dia de Cada Vez
Por Samara Monteiro de Andrade
 
O dia começa. Separo um momento para falar com Deus. Leio a Bíblia, tento entender o que a mensagem quer dizer ao meu coração, faço uma oração. Como no texto de Jesus na casa de Marta e Maria (Lc 10:38-42), sinto como se a escolha tivesse sido feita: estive aos pés do Mestre, escolhi a boa parte, posso começar meu dia. 
 
As horas vão passando e trazem à bordo uma infinidade de demandas. A fralda que precisa ser trocada, a roupa para lavar, a lista de compras, o e-mail para responder. Procuro cumprir cada tarefa já pensando na próxima. Pego o celular e sou inundada por cobranças sutis, mas que chegam em um volume avassalador: são sugestões de estilos de vida inalcançáveis e notícias sobre a última regra de como se deve viver. Olho para a tela, olho para a lista interminável de tarefas - e me sinto exausta.
 
Termino o dia como Marta: ansiosa e preocupada com o peso das responsabilidades, frustrada com o que ficou por fazer ou que não foi feito como deveria. É quando me pergunto: será que estou perdendo alguma coisa? E se a “boa parte” não for apenas um momento - importante e fundamental - passado em meditação na palavra de Deus? E se Cristo estiver me chamando a escolher Sua presença durante todo o dia, em meio às minhas necessidades e obrigações?
 
 
Quando penso em Marta, percebo que apesar de estar perto de Jesus ela não estava atenta ao que Ele estava lhe oferecendo. Marta sabia que Cristo estava ali, mas em meio a tantas tarefas, sendo levada pelo “piloto automático”, ela não pôde se fazer presente para receber o ensino que Ele estava oferecendo. Sondando o meu coração, me pergunto: e se eu estiver fazendo a mesma coisa e me recusando a aceitar o que Ele me oferece em cada instante? Será que é possível desfrutar da presença de Cristo em todos os momentos, do despertar ao deitar, da devocional matutina à amamentação na madrugada?
 
Aos poucos fui enxergando que se Deus usa todas as coisas pra nos transformar à imagem de Seu Filho (Rm 8:28-29), ao viver com inteireza cada circunstância em que me encontro posso experimentar a dor e a glória dessa transformação. Na minha rotina, escolho a “boa parte” quando submeto meu coração àquilo que o Espírito Santo pode fazer em mim e, assim, contemplo Sua obra ressignificar cada momento do meu dia.
 
Aprendo, com isso, que as tarefas repetitivas me dão a chance de ser mais paciente; os defeitos do meu cônjuge me ajudam a exercitar o perdão; as demandas rotineiras me permitem vencer o meu desejo de conforto e me convidam ao serviço; e os imprevistos me mostram que não estou no controle da minha própria vida. Certamente não é fácil, mas contamos com o próprio Espírito de Deus nos ajudando em nossas fraquezas. Que Ele nos conduza todos os dias aos pés de Cristo, para que a “boa parte” seja toda nossa vida.
 
• Samara Monteiro de Andrade, 29 anos, farmacêutica e servidora pública. Casada com Davi e mãe do Moisés.

>> Conheça o livro Teologia para o Cotidiano, de Elben César
 
Leia mais
 

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Por Escrito

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.