Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

A Bíblia não é sobre você

Por Pedro Dulci

A Bíblia não é um amontoado de ideias soltas para você recorrer quando quiser confirmar seu próprio raciocínio favorito sobre assuntos mais variados.

Por força de péssimos hábitos e por falta de educação teológica, nós frequentemente a tratamos assim.

Recitamos nossos versículos bíblicos decorados para provar um argumento - e empurramos para dentro da sua narrativa sequências de significado estranhas à intenção autoral original.

O que essa prática comum da espiritualidade evangélica desconsidera é um fato que Geerhardus Vos já havia nos advertido: “A Bíblia não é um manual dogmático, mas um livro histórico cheio de interesse dramático".

Antes da ideia de “drama” virar uma modinha teológica, Vos ensinava que nossa leitura bíblica deveria ser totalmente diferente do que é praticada.

Deveria ser determinada pelo princípio da progressividade histórica do processo de revelação. Deus não se revelou de uma vez só em um ato exaustivo - como se um autor bíblico apenas se sentasse e ouvisse da boca de Deus todo o conteúdo da Revelação de uma vez.



Ao contrário, a revelação de Deus se desdobrou ao longo de uma série de atos sucessivos. É por isso que não podemos lidar com o texto bíblico de maneira aleatória ou segundo preferências subjetivas - ignorando as linhas de divisão delineadas pela própria revelação ao longo da história conduzida por Deus.

Isso é mais do que simplesmente seguir uma leitura de Gênesis a Apocalipse - ou ficar especulando a ordem canônica da Bíblia hebraica. A questão não é meramente cronológica - é dramática!

A única forma de produzirmos um novo vigor à maneira de enxergamos nosso lugar na história será através de uma renovação em nossa maneira de enxergar o próprio texto bíblico. Deixar de tratar a Escritura como um manual dogmático e passar a enxergá-la como um livro de intenção dramática.

Mais do que um mero modelo teórico, enxergar as Escrituras a partir do drama significa passar a encarar os atos da Trindade na história como um enredo e, principalmente, nossa participação pela graça de Deus, no desenrolar dessa trama da cruz!


REVISTA ULTIMATO | PARA QUE SERVE A TEOLOGIA?

A resposta à pergunta “Para que serve a teologia?” revela que ela serve a Deus, exaltando-o como Senhor. Serve a igreja, ajudando-a a conhecer e a adorar seu Deus. Serve o mundo, revelando a verdadeira fonte de sabedoria, beleza, sentido e salvação.
A teologia é resultado de esforço acadêmico e também do convívio singular entre cristãos; envolve profundo estudo, mas também ocorre na singela e comprometida leitura das Escrituras. Depende do Espírito, por isso implica humildade. Ajuda a conhecer a Deus e a amá-lo.
É disso que trata a matéria de capa da
edição 408 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» A Grande História – Um Convite para Professores Cristãos, Rick Hove, Heather Holleman
» A Bíblia - Um livro como nenhum outro, John Stott e Tim Chester
Autor de Fé Cristã e Ação Política, Pedro Lucas Dulci, é filósofo e pastor presbiteriano. Casado com Carolinne e pai de Benjamin, desenvolve pesquisa em ética e filosofia política contemporânea e estudos sobre o diálogo entre ciência e religião, com estágio na Vrije Universiteit Amsterdam. É teólogo e coordenador pedagógico no Invisible College.
  • Textos publicados: 26 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.