Opinião
- 17 de novembro de 2023
- Visualizações: 3146
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
A Bíblia e as drogas
Por Erní Walter Seibert
Nos últimos anos, em muitos países do mundo, começou uma discussão sobre o que fazer com as chamadas drogas ilícitas. Embora o termo droga seja muito amplo e inclua até mesmo os medicamentos – por isso que vamos à drogaria comprar remédios – neste artigo estou me referindo àquelas substâncias psicoativas, que alteram o estado da pessoa, causam dependência e, muitas vezes, põe a vida em perigo. Essas drogas, às quais me refiro aqui, são as que, na nossa legislação, ou eram de uso proibido ou de uso restrito. Isso é o que, na linguagem popular, geralmente, é chamado de droga.
Nos últimos anos, em muitos países do mundo, começou uma discussão sobre o que fazer com as chamadas drogas ilícitas. Embora o termo droga seja muito amplo e inclua até mesmo os medicamentos – por isso que vamos à drogaria comprar remédios – neste artigo estou me referindo àquelas substâncias psicoativas, que alteram o estado da pessoa, causam dependência e, muitas vezes, põe a vida em perigo. Essas drogas, às quais me refiro aqui, são as que, na nossa legislação, ou eram de uso proibido ou de uso restrito. Isso é o que, na linguagem popular, geralmente, é chamado de droga.
Embora haja uma discussão ampla sobre o tema, há também algumas opiniões amplamente aceitas sobre o assunto. Por exemplo, nunca vimos uma mãe, ao tomar o seu filho recém-nascido em seus braços, dizer emocionada que espera que, para a felicidade futura de seu bebê, ele tenha livre acesso ao uso de drogas. Se as mães fossem expressar o que pensam sobre o futuro de seus filhos em relação às drogas, certamente diriam que seu desejo é que os filhos nunca enveredem pelo caminho do uso delas. As drogas não conduzem para um bom caminho de vida.
Uma outra experiência humana comum é que, pessoas dependentes das drogas, se fosse possível, gostariam de abandonar o seu uso. As pessoas que desistem de deixar de usar as drogas, na prática, fazem isso porque fracassaram várias vezes no caminho da recuperação. Elas sabem que as drogas não são boas para elas, mas continuam a usar porque fracassaram nas tentativas de abandonar o seu uso. A lógica de seu comportamento não é governada pela esperança, mas pelo desespero.
Será que a Bíblia tem algo a dizer sobre este tema? Há muitas passagens bíblicas que falam contra o uso exagerado da bebida alcoólica. Por quê? A resposta é porque Deus quer que sejamos sóbrios e estejamos em perfeito juízo. Em 1 Tessalonicenses 5.5-8 está escrito: “Porque vocês todos são filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. Ora, os que dormem é de noite que dormem, e os que se embriagam é de noite que se embriagam. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação”. O uso das drogas faz com que a pessoa perca o controle sobre si próprio. Não é isso que Deus quer para a vida de seus filhos.
Por isso, a Bíblia é o livro que mais ajudou e mais ajuda pessoas a se livrarem do vício e da escravidão das drogas. A Bíblia não quer que as pessoas se percam por causa das drogas. Ao contrário, a Bíblia quer que as pessoas sejam libertas dessa escravidão e vivam a vida com plenitude e sobriedade. Lendo a Bíblia e o que ela ensina sobre este tema, podemos ver que o que Deus quer para as pessoas é algo muito melhor do que a dependência química. Deus quer, em Jesus Cristo, nos dar vida plena.
Assim como as mães não sonham para seus filhos uma vida de dependência química, assim também Deus não sonhou para a humanidade uma vida que não fosse a vida plena. Hoje existem boas edições de Bíblias de Estudo que ajudam pessoas que sofrem sob a dependência química. Edições como a Bíblia de Estudo Despertar e a Bíblia Celebrando a Recuperação ajudam muitas pessoas a encontrarem esperança e um novo caminho no meio das dificuldades que as drogas colocam diante de seus caminhos. Certamente, o caminho proposto pela Bíblia Sagrada não é um caminho onde o ser humano perde o domínio próprio, mas um caminho de paz e felicidade. O melhor caminho para o ser humano encontrar a felicidade não passa pelo consumo de drogas. O caminho da felicidade e da realização humana passa por Deus e sua Palavra.
- Erní Walter Seibert, diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil e vice-presidente das Sociedades Bíblicas Unidas.
REVISTA ULTIMATO | ENVELHECEMOS: A ARTE DE CONTINUAR
Não são todos os que alcançam a longevidade. Precisamos assimilar que a velhice é uma estação tão natural quanto às estações do ano e que cada fase da vida tem suas especificidades e belezas próprias. Ao publicar esta matéria de capa, Ultimato deseja encorajar um novo olhar para a velhice: um novo olhar dos idosos para eles mesmos e um novo olhar para os idosos por parte da igreja e da sociedade.
É disso que trata a matéria de capa da edição 404 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» A Bíblia Toda o Ano Todo, John Stott
» Um Novo Dia – Deixando para trás ansiedade, fome, controle, vergonha, ira e desespero, Emma Scrivener
» Como a igreja pode ajudar para o combate às drogas, por Phelipe Reis
» Não usei drogas hoje, por Nelson Roberto Massambani
» Comunidades terapêuticas no Brasil, por Osvaldo Christen Filho
» A fé cristã pode ajudar na recuperação de dependentes químicos, por Karen Bomilcr
- 17 de novembro de 2023
- Visualizações: 3146
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Opinião
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Corpos doentes [fracos, limitados, mutilados] também adoram
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- As 97 teses de Martinho Lutero
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- A última revista do ano
- Vem aí "The Connect Faith 2024"