Opinião
- 26 de julho de 2023
- Visualizações: 2241
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
A Bíblia e a missão. Parece óbvio?
Por Willian Lane
Pode parecer óbvio ao leitor contemporâneo que a Bíblia e a missão de Deus ou a missão da igreja estejam intimamente interligadas, pois, afinal, a Bíblia fala da missão e a missão é o importante tema da Bíblia. Para muitos isso é tão claro e evidente que não há como separar as duas ideias e nem imaginar que um dia isso não fosse tão evidente. Contudo, essa clareza nem sempre existiu. Ela é o resultado, em grande parte, de estudos, discussões e diversas publicações significativas que tiveram o objetivo de mostrar como a missão tem fundamentação bíblica e, portanto, é um mandato divino.
Isso ocorreu porque em meados do século passado a obra missionária estava em crise e a sua razão de ser era colocada em dúvida. Houve o sentimento de que a evangelização de povos estrangeiro foi o reflexo do expansionismo e imperialismo das nações cristãs sobre os povos asiáticos, africanos e latino-americanos. Portanto, uma vez que as colônias das nações ocidentais se esforçavam por sua independência, a obra missionária foi vista como um projeto de cristianização das nações que tinha se esgotado historicamente.
Diante desse sentimento geral, a obra missionária entrou em crise. Essa crise, por sua vez, fez surgir uma preocupação de legitimar a obra missionária com um fundamento bíblico e teológico. Assim, a partir da segunda metade do século passado, começam a surgir obras defendendo o fundamento bíblico da missão. Desde então, houve intensa discussão sobre a relação entre a Bíblia e a missão, porém, no decorrer dos anos ela foi descrita por diferentes nomes. Ultimamente essa discussão tem sido chamada de Bíblia e missão, hermenêutica missional, leitura missional da Bíblia etc. Apesar do neologismo e da introdução de algumas novas categorias na discussão, a hermenêutica missional é o termo usado para um modo recente de uma antiga conversa sobre o relacionamento entre a Bíblia e a missão. Ela basicamente busca responder como se prossegue da Bíblia para os temas missiológicos ou como sustentar a natureza e mandato bíblico da missão sem impor sobre a Bíblia o que se deseja encontrar nela a respeito dos temas missionários.
O missiólogos sul-africano David Bosch retratou muito bem a problemática quando declarou (1996, p. 538):
No fim a igreja fica com a incômoda pergunta se suas ações missionárias hoje preservam alguma semelhança se quer com o que os estudiosos bíblicos chamam de ‘missão’ e também se e como é possível apelar às Escrituras para defender o ministério missionário.
O problema é tão desafiador que já naquela época Bosch cogitava que “Talvez precisemos de um livro escrito por um teólogo que seja tanto missiólogo quanto biblista – se é que existe essa criatura.”
Felizmente diversos missiólogos e biblistas têm se levantado para tratar seriamente de como a Bíblia fala de missão e como a missão pode ser entendida na Bíblia. Nesse sentido, a obra O propósito bíblico da missão, de minha autoria, explora ainda que brevemente o desenvolvimento dessa discussão e procura apresentar o propósito da missão.
Além de situar a discussão sobre a relação entre a Bíblia e a missão, esta obra também percorre toda a Bíblia para mostrar como cada parte contribui para o entendimento não só da base da missão, mas do propósito da missão.
REVISTA ULTIMATO | MAMOM VERSUS DEUS
Ao todo, Jesus contou 38 parábolas. Mais de um terço delas trata de assuntos ligados a posses e riquezas. Há cerca de quinhentos versículos sobre oração na Bíblia. Sobre dinheiro e posses são mais de 2.300.
As Escrituras se ocupam desse assunto porque ele é crucial para a fé. Trata-se de onde colocamos nossos afetos e a quem seguimos. Jesus adverte: “Onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (Mt 6.21).
Pastor presbiteriano e doutor em Antigo Testamento, é professor e capelão no Seminário Presbiteriano do Sul, e tradutor de obras teológicas. É autor do livro O propósito bíblico da missão.
- Textos publicados: 62 [ver]
- 26 de julho de 2023
- Visualizações: 2241
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Opinião
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Corpos doentes [fracos, limitados, mutilados] também adoram
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- As 97 teses de Martinho Lutero
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- A última revista do ano
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- Vem aí "The Connect Faith 2024"