Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

40 anos de Som Do Céu

 Considerado o mais longevo evento de música cristã realizado no Brasil, terá edição mais que especial

Por Carlinhos Veiga

Em abril de 2025, acontece no Acampamento da MPC – arredores de BH, mais uma edição do Som do Céu (SDC). Considerado o mais longevo evento de música cristã realizado no Brasil, terá nesse ano uma edição mais que especial. Celebra seus 40 anos. Várias gerações de músicos e artistas se apresentaram sob a icônica lona circense, em Macacos, MG. Muitas ideias inovadoras tiveram ali seu nascedouro, contribuindo para qualidade e diversidade da arte no país.
 
“Novos Acordes” entrevistou Marcelo Gualberto, diretor nacional da Mocidade Para Cristo do Brasil, produtor e fundador do SDC.

Novos Acordes: Quando e como surgiu o SDC?
Marcelo Gualberto: O primeiro aconteceu na Páscoa de 1985. Durante anos, a missão Mocidade Para Cristo realizou um acampamento na Semana Santa chamado “Acampáscoa”. Por causa do impacto dos acampamentos “Louvor” em Goiânia na década de 80, intitulados Louvor, numa noite em casa, me veio o nome Som do Céu e a ideia de fazermos algo semelhante em substituição ao “Acampáscoa”.
 
NA: Qual foi a proposta inicial do evento? 
MG: Dar à juventude um espaço para ouvir e cantar música de qualidade e conteúdo relevante. Havia também a intenção de apresentar o evangelho e dar ao jovem a oportunidade de se tornar um seguidor de Jesus. Com o surgimento do “mercado gospel”, o SDC foi “envelhecendo” e, hoje, enfrenta dificuldades para atrair a juventude das igrejas que canta outro tipo de música.

NA: Você entende que o Som do Céu contribuiu para uma melhoria da qualidade musical no meio cristão?
MG: Sim. O SDC contribuiu de forma muito significativa para o surgimento de novos grupos e o descobrimento de inúmeros talentos. O convívio e a troca de experiências entre os grupos, músicos e acampantes foi, e continua sendo, uma das marcas do SDC. Entre outros critérios, a qualidade musical é essencial para se pisar no palco do SDC.



NA: Quais músicos e bandas já passaram por lá?
MG: Foram dezenas. Vou mencionar aquelas que me lembro: Quarteto Vida, Expresso Luz, Telo Borges, Rique Pantoja, Banda Vrarros, Banda de Boca, Koinonia, Banda Azul, Rebanhão, Grupo Logos, Vencedores por Cristo, Cia de Jesus, Som da Fé, Nelson Bomilcar, Aristeu Pires, João Alexandre, Rubão Lima, Erlon Lemos, Josimar Bianchi, Carol Gualberto, Jorge Camargo, Guilherme Kerr, Milad, Sal da Terra, Trio Tris, Jorge Rehder, Janires, Água Viva, Amaury Fontenele, Cântaro, Vavá Rodrigues, Crombie, Palavra Antiga, Vinho Novo,  Cláudio Venturini, Wanda Sá, Nelson Farias, Júlia Ribas, Raízes, Céu na Boca, Zazo, Banda MPC, Resgate, Gerson Ortega, entre outros.

NA: Imagino que alguns fatos marcaram o Som do Céu...
MG: O mais marcante foi a conversão do conhecido músico Telo Borges. Ele foi convidado para cantar MPB no SDC, chegou mais cedo, assistiu toda programação, ficou impactado e, ao chegar em casa, se entregou a Jesus.
Outro fato importante e marcante foi o show no encerramento do Som do Céu em 1987 na Praça do Papa, em Belo Horizonte, para 15 mil pessoas.

NA: Agora que completa 40 anos, o que podemos esperar do futuro do evento?
MG: Olhamos para frente com santas expectativas. Penso que essa celebração de 40 anos será um marco de um recomeço. Com força, sabedoria e a indispensável benção do Pai, vamos começar mais um ciclo de 40 anos, ou menos, se o Senhor voltar. Aí será Som No Céu para todo sempre.

NA: O que você espera do futuro da música cristã no Brasil?
MG: Espero, e já vejo alguns sinais, que acontecerá uma volta para a música de qualidade. Muita gente não aguenta mais música de três ou quatro acordes, que você nunca sabe se acabou ou já é outra.
 
Serviço:
Som Do Céu 40 anos
Quando: 14 a 21 de abril de 2025
Onde: Acampamento MPC, Belo Horizonte, MG
Para informações, clique aqui.

REVISTA ULTIMATO – LAUSANNE – QUE A IGREJA ANUNCIE E DEMONSTRE CRISTO EM UNIDADE
“Que a Igreja anuncie e demostre Cristo, unida” é o tema do 4º Congresso Lausanne de Evangelização Mundial realizado em setembro de 2024 na Coreia do Sul, e registrado por Ultimato numa ampla matéria de capa.
Colaboraram com esta edição líderes, missionários, pastores que participaram do evento e que prosseguem trabalhando em favor do cumprimento da Grande Comissão.
É disso que trata a matéria de capa da
edição 411 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:
»
Conheça o blog “Novos Acordes”, com Carlinhos Veiga
»
Ser Evangélico sem Deixar de Ser Brasileiro, Gerson Borges
»
Louvor, Adoração e Liturgia
, Rubem Martins Amorese

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor