Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

10 importantes descobertas da arqueologia bíblica em 2023

Por Ultimatoonline
 
Em artigo publicado recentemente o portal Christianity Today divulgou uma lista com dez descobertas da arqueologia bíblica em 2023.
 
É possível que a maior parte das descobertas sejam desconhecidas de muitos de nós. Isso porque leva tempo para os arqueólogos estudarem cuidadosamente e divulgarem os resultados de suas pesquisas. Ainda assim, cada descoberta é uma história importante para a área.
 
Leia, a seguir, dados das descobertas.
 
Sepulturas da era romana em Gaza
No mês de setembro, arqueólogos em Gaza anunciaram a descoberta de sepulturas em um cemitério da era romana. As equipes descobriram informações importantes sobre a vida dos habitantes ao longo desta rota comercial costeira há 2 mil anos. Eles encontraram dois caixões de chumbo extremamente raros – um decorado com folhas de uva ornamentadas, o outro com imagens de golfinhos – possivelmente de pessoas da elite social enterradas ali.
 
DNA antigo de Israel
No início de outubro, foi anunciada a recuperação de um DNA israelita do período do Primeiro Templo. O material genético foi extraído de dois indivíduos cujos restos foram encontrados em um túmulo familiar a oeste de Jerusalém, datando de cerca de 750 a.C.
A conquista abre caminho para novas pesquisas sobre as origens dos antigos israelitas.
 
A mais antiga evidência de guerra antiga
Arqueólogos descobriram evidências de conflitos armados no início da Idade do Cobre, cerca de 5800 – 4500 a.C.
Centenas de pedras de arremesso foram descobertas em dois locais diferentes em Israel. Isso indica preparação organizada para a batalha. O tamanho dos dois locais pré-históricos na Baixa Galileia e na planície de Sharon do norte mostram que muitas pessoas eram necessárias para a preparação da guerra.

 
Novas descobertas sobre Antioquia
Em 2022, arqueólogos turcos começaram a trabalhar pela primeira vez nas áreas residenciais de Antakya, local da antiga cidade de Antioquia, onde os discípulos de Jesus foram, pela primeira vez, chamados cristãos (At 11.26) . A escavação levantou esperanças sobre a possibilidade de muitas novas descobertas sobre a vida em Antioquia.
 
Infelizmente, o terremoto que atingiu a Turquia e a Síria em fevereiro de 2023 interrompeu este trabalho, colocando-o em estado de espera.
 
A decepção do tanque de Siloé
Os degraus do conhecido tanque de Siloé (em João 9, Jesus cura um cego e lhe diz para ir lavar-se nesse tanque), em Jerusalém, foram descobertos acidentalmente durante um reparo de esgoto em 2004. Inicialmente, a escavação foi interrompida para preservar um pomar. Mas, depois, atraídos pela possibilidade de encontrar mais do tanque, arqueólogos e autoridades locais decidiram arrasar o pomar para uma escavação mais completa. Infelizmente, nada foi encontrado. Os degraus foram aparentemente preservados quando uma estrada foi construída sobre eles, mas o resto das pedras da piscina não estão lá. Elas provavelmente foram levadas em tempos antigos para outros projetos de construção.
 
Verso do Salmo 86 encontrado no topo de uma montanha deserta
Construída pelos asmoneus, a fortaleza de Hyrcania, localizada no topo de uma montanha com vista para o Mar Morto e usada como prisão por Herodes, o Grande, e depois como um mosteiro bizantino, guardava sob uma camada de pedras de construção desmoronadas uma cruz de grafite com a oração “Jesus Cristo, guarda-me, porque sou pobre e necessitado” (citação de parte do Salmo 86), inscrita por baixo. A inscrição foi datada do século 4 d.C., a julgar pelo estilo epigráfico.
 
Evidências da participação de Davi e Salomão em construção
Os arqueólogos, que escavaram Tel Gezer (sítio arqueológico localizado na Palestina) por uma década, publicaram resultados de testes de radiocarbono em novembro informando a localização do famoso portal de Gezer, com seis câmaras, na primeira metade do século 10 a.C. A descoberta oferece respaldo a 1 Reis 9.15, que descreve o trabalho de recrutamento de pessoas para trabalhar em Jerusalém, Hazor, Megido e Gezer, e evidencia a participação dos reis Davi e Salomão na construção de pelo menos parte da arquitetura monumental na área.
 
Mistério do arco de tijolos de barro em Tel Sinrom
Um arco de tijolos de barro extraordinariamente bem preservado foi descoberto na acrópole de uma cidade cananeia com vista para o Vale de Jezreel, no norte de Israel.
O propósito do arco ainda não é conhecido, embora alguns tenham especulado que tem significado cultual. O arco parece ter sido preservado por ter sido enterrado novamente logo após a construção.
Sinrom, pouco mencionada na Bíblia (Js 19.15), foi ignorada pelos arqueólogos até que a escavação atual começou, em 2017.
 
Identificando Betsaida na costa da Galileia
Os arqueólogos têm escavado cuidadosamente os restos de uma basílica bizantina perto do Mar da Galileia, convencidos de que estão descobrindo o verdadeiro local de Betsaida. Em 2022, eles encontraram uma inscrição em mosaico referente ao “chefe e comandante dos apóstolos celestiais”, o que sugere que esta antiga igreja pode ter sido construída para homenagear Pedro.
Em 2023, a escavação recebeu maior destaque pela descoberta dos restos de uma parede do século 1. A continuação das escavações poderá informar mais sobre a vida dos primeiros apóstolos.
 
O misterioso fosso de Jerusalém
Arqueólogos interessados nos canais escavados no leito rochoso na parte mais antiga de Jerusalém descobriram que o local é parte de um fosso que data do século 9 que separou o Monte do Templo da antiga e baixa área da cidade de Davi, quando Jerusalém era a capital de Judá, e possivelmente centenas de anos antes, criando uma barreira entre o templo, o palácio e a área onde o resto das pessoas viviam. Numa época anterior, antes do templo e do palácio serem construídos, pode ter protegido a cidade de um ataque ao norte.
 
Esta escavação produziu muitas descobertas surpreendentes desde que começou em 2007, incluindo um tesouro de moedas de ouro da era bizantina e telhas de cerâmica que datam do período helenístico.
 
Uma das descobertas mais emocionantes anunciadas em Israel este ano não foi tecnicamente do período bíblico. Arqueólogos entraram em uma caverna perto do Mar Morto para dar uma olhada melhor em uma inscrição estalactite previamente manchada. Na parte superior da caverna, eles avistaram um pilum de eixo, uma arma semelhante a uma lança. Em uma inspeção mais aprofundada, eles encontraram um esconderijo de espadas romanas bem preservadas, aparentemente tiradas de soldados durante a revolta de Bar Kokhba, d.C. 130–135. As espadas ainda estavam em suas baias de madeira e couro.
 

REVISTA ULTIMATO | DOENÇAS QUE FAZEM SOFRER TAMBÉM OS QUE CREEM
 
Todas as pessoas – também os que creem – correm o risco de adoecer mentalmente. Há multidões na igreja lutando com problemas de saúde mental. Felizmente, há esperança e ajuda: profissionais da saúde, recursos terapêuticos e medicamentos. Os cristãos podem contar ainda com a ajuda extraordinária de seu Deus. E a igreja deve proporcionar um espaço seguro para estes.

É disso que trata a matéria de capa da edição 405 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1275 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.