Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Você já foi "transplantado do coração"?

O coração não tem um mesmo significado, quando se alude à questão física e espiritual.

No sentido biológico, o conceito básico para a palavra coração é o seguinte: "Órgão torácico, oco e muscular, que funciona como o motor central da circulação do sangue".

Muitos seres humanos conseguem viver sem apresentar qualquer patologia cardíaca. Outras pessoas, como é o meu caso, já passaram até por intervenções cirúrgicas, como colocação de stentes e pontes mamárias.

Por outro lado, a palavra "coração", quando apresentada na Bíblia, normalmente tem o seguinte sentido: "é o centro, o âmago de nosso ser; como o "reservatório" de tudo que somos".

E neste ponto, desde a expulsâo do primeiro casal do Jardim do Eden, o coração, enquanto sendo a sede das emoções, é revelado nas Escrituras como algo inerentemente mal, doente, decaido: "Gênesis 6:5 E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente".

Assim, há algo de errado com todo ser humano. E este problema tem origem no que as Escrituras chamam de pecado: ": "Romanos 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" ... "Romanos 5:12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram".

Intervenções médicas podem até erradicar deformações ou problemas cardíacos, mas a única forma do coração humano voltar a bater no compasso do Seu Criador, é por meio de um transplante espiritual feito pelo próprio Deus:

"Ezequiel 11:19 E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; 20 Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus. 21 Mas, quanto àqueles cujo coração andar conforme o coração das suas coisas detestáveis, e as suas abominações, farei recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor DEUS".

Todos os procedimentos cardíacos a que me submeti repararam apenas problemas funcionais. Entretanto, mudanças reais e concretas na minha relação com Deus se deram pela obra de regeneração do Espírito Santo, que me convenceu do pecado, da justiça e do juízo vindouro, e levou-me ao arrependimento, confissão de pecados e aceitação pela fé de Jesus como meu único e suficiente Salvador.

Isto para mim representou um verdadeiro transplante de coração: "Salmos 73:26 A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. 28 Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras".

Também não é menos verdade que, mesmo "transplantado" por Deus, fico dependente dos seus cuidados, como quem busca acompanhamento médico periódico em ambulatório, para se asseverar que esteja tudo bem. É por isso que as Escrituras dizem: "Marcos 2:17 E Jesus ... disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento".

E eis as medicações para o bom funcionamento do coração "transplantado" por Deus: Bíblia, oração, louvor e comunhão.
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.