Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Velho ou novo pacto?

Somos cristãos obedientes ao Velho ou ao Novo Testamento? Que temos a ver com os 10 mandamentos? Questões como essas dividem grupos e cada uma das partes defende biblicamente suas opiniões, garantindo possuir alicerce para a sua apologética.

Velho ou Novo Pacto? Há um propósito definido para cada um! Elementos comuns, diferenças que não se contradizem. O primeiro da terra, transitório; o segundo do céu, eterno. O primeiro (e único) para Israel, povo escolhido – para anunciar o Reino as nações. O segundo (e único) para os gentios, povo comprado (pelo cumprimento absoluto do primeiro pacto) - para anunciar o Reino as nações. Porque? Os guardadores do primeiro pacto não cumpriram o chamado! Quando lemos que Jesus cumpriu a Lei, entendemos que a vivenciou recebendo em si mesmo na prática (não nos ritos), "pagando com a própria vida", o preço da dívida cobrada pela Lei. A Lei é má? Se fez necessária! (mesmo assim vivemos insistindo em viver no primeiro pacto, judaizando o nosso culto a Deus). Quantas igrejas exibindo o menorá (candelabro com sete braços), a kippa (pequena touca), arcas, pergaminhos, querubins, etc. Algumas até praticam a circuncisão, o Bar Mitzvah (iniciação na vida adulta para os meninos), e a Bat Mitzvah (para as meninas aos 12 anos). Vivem como se a plenitude dos tempos não houvesse chegada, nada tivesse sido restaurado, e O Reconciliador entre Deus e os homens não houvesse vindo. Continuam como Pedro com ânsia de vômito ao ver “os lençóis” de Deus (Atos 10:13) na vida de quem não é Batista, Assembleiano, Presbiteriano,e demais "ismos".

Que temos a ver com o Velho Pacto? Ele morreu para nós ou nunca fizemos parte dele? Não seria apenas para os judeus (para quem o primeiro pacto não cessou, (nem Cristo veio ab-rogá-lo), povo com quem Deus ainda continua tratando? O sábado é para nós mesmo não sendo judeus? Não apontava o Velho N.Pacto para nós, a Igreja "mistério escondido" desde a fundação do mundo? (mérito de Cristo, não nosso). A impossibilidade e o castigo do velho não apontavam para a pessoa bendita de Cristo Jesus que cumpriu, encerrou, realizou em si mesmo o castigo que lei exigia, sofrendo-os, experimentando-os? Mesmo assim muitos continuam orgulhosos por fazer parte do grupo das tábuas “do monte”; monte “A (ista, eiano, ano), monte “B” (ista independente, eiano pentecostal, ano renovado...) quando deveríamos estar a muito acostumados a cultuar pelas tábuas descidas dos altos céus, por Cristo, cravadas nos corações... As tábuas do monte primeiro se converteram em rituais depois, em idolatria! Mas, para milhares, se convertem em adoração! Nas tábuas da lei o homem tenta alcançar a Deus (o impossível). Nas tábuas do coração, Deus desce, comunga e habita com o homem!O Evangelho sem A Graça sempre será uma desgraça! A letra da Lei ou o espírito da lei? Qual seguimos quando oramos? Há uma grande diferença entre a oração de Jacó: “...se fores comigo, agradecerei construindo um altar...” e a oração de Habacuque: “...ainda que a figueira não floreça ... todavia (apesar de qualquer coisa) eu me alegrarei no Senhor e exultarei em Deus meu Salvador! As tábuas de pedra escravizam; as do coração produzem vida. Jesus encerrava em si os dois pactos: cumprindo em si mesmo o primeiro, liberta a todos com o segundo! Viveu os dois ao mesmo tempo! Ele escandalizou os judeus com o segundo pacto, de "olho por Olho" para "oferece a outra face". Sem a obra do Espírito Santo, o segundo pacto se divide, fraciona na “igreja denominacional”, sem o valor de Reino, tenha 1.400, 500, 300, 50 ou 1 ano de "vida" (se é que é possível ter vida); "letra morta", "zumbis dominicais", cantando santo, santo, santo, sem jamais terem chegado perto do véu rasgado e do “Santo dos Santos”. O caído a beira do caminho, o faminto, o nú continuam esperando ajuda enquanto passam os sacerdotes, escribas, fariseus, os "istas", "anos", "eianos". Que fazer? Seguir ou não 10 mandamentos? Siga o maior de todos e estará cumprindo os 10, 100, 1.000 e qualquer outro de toda a Bíblia. Qual mandamento? Marcos 12:30 é o suficiente!
Itatiba - SP
Textos publicados: 42 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.