Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Vale a pena chorar

"Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados" (Mateus 5.4).

Vale a pena chorar?

Quando não é manha, quando não é para simplesmente chamar a atenção para si mesmo, quando não é uma expressão de ódio, quando não são as chamadas "lágrimas de crocodilo" - o choro vale a pena. 

Além do extravasamento e do alívio que as lágrimas provocam, o choro perante o Senhor é uma forma tremendamente saudável de oração. O choro humaniza, fere o orgulho pessoal, torna o choroso carente de auxílio e quase sempre coloca-o na presença de Deus. E, quando não tem mais para quem apelar, senão a Deus, o homem e a mulher que chora assumem finalmente uma posição aceitável diante de Deus o Senhor. É nessa hora que o choroso se mostra crente, humilde e dependente da misericórdia de Deus; e também se dispõe a ceder, a corrigir-se de algum comportamento errado ou omisso e fazer a vontade de Deus. O choro tem o poder de amansar e vivificar o pecador. É por isso que o salmista, no Salmo 119.67, diz: "Antes de ser afligido andava errado, mas agora guardo a tua palavra".

Deus tem a tradição de enxergar e enxugar as lágrimas dos que choram. As lágrimas mexem com Deus. Fazem-no agir. Ele viu as lágrimas de um adolescente de quatorze anos que chorava de sede debaixo de um arbusto no deserto de Berseba e lhe encheu de água o odre vazio – esta história encontra-se em Gênesis 21.15-21. Ele viu uma mulher estéril, maltratada pela rival e não compreendida pelo marido, chorando abundantemente num canto do templo e enxugou as suas lágrimas, retirando-lhe a tristeza e a falta de apetite e dando-lhe um útero produtivo - essa mulher foi a mãe do profeta Samuel. Ele viu as lágrimas de um rei que era portador de uma doença terminal e atendeu-lhe a oração concedendo-lhe mais quinze anos de vida – este foi o rei Ezequias.

É interessante lembrarmos de uma outra passagem bíblica. Ao referir-se ao tremendo sofrimento pelo qual passava o povo de Israel lá no Egito e à chamada de Moisés para ser o chefe e o libertador desse mesmo povo, Estevão conta que Deus disse a Moisés: "Vi o sofrimento do meu povo no Egito, ouvi o seu gemido, e desci para libertá-lo". Ou seja: Deus não apenas vê os olhos molhados de lágrimas; Deus não apenas ouve os gemidos dolorosos da boca e do coração do sofredor; mas Ele também desce para livrá-lo da angústia, a seu tempo e a seu modo. Deus não nega a sua mão e o seu socorro. Vale a pena derramar o coração perante Deus e esperar por Ele.

O Salmo 116, de 1 a 8, é uma tremenda declaração do socorro de Deus. Lá está escrito o seguinte:

"Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver. Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do Senhor: ó Senhor, livra-me a alma. Compassivo e justo é o Senhor; o nosso Deus é misericordioso. O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas os meus olhos, da queda os meus pés".

Sim, vale a pena chorar quando choramos na presença de Deus. Pois ele vê as nossas lágrimas, ouve o nosso clamor, e desce para nos dar vida. Em Deus somos consolados das nossas lágrimas.

"Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados".
Suzano - SP
Textos publicados: 3 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.