Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Uma vez morto, morto para sempre!?

"Como é que alguém pode ter certeza de o sopro de vida do ser humano vai para cima e o sopro da vida do animal para terra" (Ec 3. 18-21)?

Segundo a tradição judaica, Salomão escreveu Cantares quando jovem; Provérbio, quando estava na meia idade; e Eclesiastes, quando já idoso, no final da vida. O efeito conjundo do declinio espiritual de Salomão da sua idolatria e da sua vida extravagante, deixou-o por fim desenludido com os prazeres desta vida. O seu propósito principal ao escrever Eclesiastes, pode ter sido para compartilhar com o próximo, especialmente os jovens, antes de morrer, seus pensamento e o seu tstemunho, a fim de que outros não cometessem os mesmos erros que cometera.

A passagem das Escrituras acima citadas significam: "Uma vez morto, morto para sempre"? "Com a morte tudo se acaba"? A "alma e o espírito cessam suas atividades após sairem do corpo"?

Segundo às Escritura, o ser humano é constituido de três elementos: Um físico, material (corpo, invólucro); e espiritual (espírito e alma). O primeiro é mortal e a alma e o espírito imortais. Os tais, sobrevivem à morte do corpo e estão consciêntes. Os entendidos na questão se referem a três tipos de morte: A morte física, a morte espiritual e a morte eterna. Na morte física, a alma e o espirito se separam do corpo "Sai-lhe o espírito, e eles tornam ao pó..." (Sl 146. 4). A morte espiritual, a alma e o espírito estão separados de Deus "Ele vos deu vida, estando vós mortos no vossos delitos e pecados" (Ef 2. 1). Na morte eterna, as pessoas ficam separados eternamentes de Deus (Ap 20. 11-15; 21. 8). É bom que se saiba, que mesmo a alma em sofrimento ela está consciênte. É de lamentar, que alguém se atreva a dizer que depois da morte as pessoas ficam inconsciêntes, e que Deus jamais condenará a criatura. Na verade, Deus não tem prazer na morte do ímpio, mas o ímpio, é que rejeitou o plano de Deus em Cristo Jesus, o Salvador, enviado para salvar o pecador.

Mesmo depois da morte o homem continua consciênte? A resposta, é sim. A narrativa de Jesus, em Lucas 16. 19-31 (acredito não ser aqui uma parábola, e, sim, um fato, um ocorrido), se pode aprender a verdade da viada depois da morte. Os vss, 23-31, falam no inferno - estando em tormento - levantou os olhos - clamou - pedio misericórdia - reconheceu Abraão - lembrou-se da família - inssistiu co Abraão. Acredito não ser isto um estado inconsciência, mas de plena consciência. E mais: "Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. 'Clamaram em grande voz, dizendo: Até qusndo, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o sangue dos que habitam sobre a terra" (Ap 6.9,10)? Será que estas almas estão inconsciêntes? Acredito que não. Acridito sim, na vida após a morte.

Mesmo estando em uma situação duvidosa, Salomão, jamais duvidou da imortalidade da alma humana; referia-se, sim, a respeito da morte física dos homens e dos animais. Ele mesmo declarou: "... Deus julgará9o justo e o perverso..."; 'e o póvolte a terra, como era, e o espírito volte a Deus, que deu" (Ec 3.17; 12. 7). Paulo declarou: "Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas nesta vida, somos os mais infelizes de todos os homemns (1 Co 15. 19). E mais: O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo..." (1 Ts 5. 23).

Louvamos a Deus, pois o nosso espírito e a nossa alma já estão redimidos, aqguardamos a redenção de nosso corpo no momento do arrebatamento da igreja. Quando o Espírito Santo, permer as sepulturas e corpos de santos sairão incorruptiveis, aleluia! Habitaremos eternamente com o Senhor, segundo às Escritura. GLÓRIA!!!
São José De Ribamar - MA
Textos publicados: 80 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.