Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Uma lição de humildade

"Respondeu Jesus e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois". (João 13.7).

Jesus respondeu a uma indagação de Pedro num momento em que ocorria uma das cenas mais lindas que encontramos na Bíblia. A cena foi tão linda e tocante que Pedro, aparentemente tão experimente e qualificado, não entendeu e ousou perguntar ao Mestre, aproximando-se dele: "Senhor tu lavas-me os pés a mim?". A resposta foi a que lemos acima.

Nesse texto narrado no capítulo 13 de João temos uma lição de humildade, de amor e de despreendimento. O título diz: "Jesus lava os pés aos discípulos". Pela fé podemos ver a cena e até podemos dela participar. Foi no fim da ceia que, inesperadamente, Jesus se levantou, tirou os vestidos, e, tomando uma toalha, cingiu-se.

Jesus deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.

Um a um os discípulos se aproximavam, e Jesus, provavelmente de joelhos, lavava-lhes os pés e os enxugava. Que cena impressionante! O Senhor lavando os pés de seus servos que logo depois ele chamaria de amigos. Que cena tocante, lição de humildade, exemplo de amor e de abnegação! Atitude que hoje nos toca e mexe conosco cada vez que lemos essa passagem. As palavras não exprimem esse gesto que só poderia partir do Mestre - aquele que tanto se humilhou e se entregou por nós.

"Os discípulos presenciaram a maior cena de humildade de Jesus quando Ele, de joelhos e com uma toalha na mão, lavou seus pés. A estes doze homens Jesus revelou os mistérios do reino dos céus, pois às demais pessoas Jesus falava por parábolas". (Revista Jovens e Adultos, 3º trimestre 2010, Editora Betel). Que privilégio esses discípulos tiveram ao participar desse ato que certamente marcou muito as suas vidas. A humildade, muitas vezes é o que nos falta, mas a Bíblia está repleta de exemplos. É só segui-los, pois, afinal, aquele que se humilha será exaltado.

Pedro, sempre ele, disse a Jesus: "Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo". A reação de Pedro foi absurda, mas compreensivel: "Senhor, não só os pés, mas também as mãos e a cabeça". Jesus acudindo-o lhe disse: "Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo". O exemplo de Jesus foi estendido aos discípulos e à igreja através dos séculos, não no sentido literal, mas, sobretudo, com uma ação espiritual diária e abrangente. Mas, quantas vezes nos falta humildade até para pedir desculpas a um irmão?

A palavra profética do Senhor Jesus se cumpre hoje: "O que eu faço não o sabes, mas tu o saberás depois". Nos dias em que vivemos, qual o peso real dessas palavras na nossa vida? Será que já absorvemos o que o Senhor disse nas entrelinhas? Será que aprendemos a lição e a praticamos em nosso dia a dia? "Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também". Esses dias refleti muito sobre isto e me senti envergonhado quando fui confrontado. Meu Deus, que tipo de cristãos temos sido diante deste mundo obscuro e perdido? A bacia, a água e a toalha nós temos, mas será que temos a grandeza e o despreendimento para lavar os pés uns aos outros? Que o Senhor nos ajude para podermos seguir o seu exemplo.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.