Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Um novo nascimento

Boa tarde irmãos. Hoje tivemos um tremendo culto de Santa Ceia na Igreja de Jesus em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Glória a Deus por isto. O culto foi ministrado pelo pastor Ferreira Cavalcanti e foi uma bênção. O texto base está em Jo 3.1-10.

"Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: "Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?" Respondeu Jesus: "Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito." Então, lhe perguntou Nicodemos: "Como pode suceder isto?" Acudiu Jesus: "Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?""

Nicodemos foi ter com Jesus durante a noite. Deveríamos estar com Jesus, meditando na sua Palavra, de dia e de noite, mas muitos de nós só procuram a Jesus quando é noite, quando os problemas surgem. Nicodemos se apresenta como um dos principais dos religiosos de Israel, mas Jesus lhe diz que isto não basta. É preciso que ele nasça de novo. A religião é uma obra da carne e o evangelho uma obra do espírito. O religioso precisa nascer de novo para poder entrar no reino de Deus.

É preciso ter um novo nascimento para poder ser salvo. É a regeneração. A adoção, regeneração, expiação, propiciação, perdão, justificação, santificação, redenção e glorificação fazem partem da doutrina da salvação. O cristão precisa nascer de novo, ser uma nova criatura, descer às águas do batismo e receber o batismo com o Espírito Santo. Isto faz parte da nossa salvação, mas há áreas de nossa vida que precisam nascer de novo. São obras que realizamos e que se originaram da carne. São obras que precisam ser geradas de novo.

Há áreas da nossa vida, como casamento, trabalho, por exemplo, que começaram como obra da carne. Para que o reino de Deus chegue a todas as áreas de nossa vida é preciso que elas nasçam de novo. Por exemplo: o meu trabalho foi gerado quando eu era ímpio. Foi gerado pela carne e seu objetivo era ganhar dinheiro. Depois da conversão, o trabalho continuou o mesmo. Cada um deve receber pelo seu trabalho e isto é bíblico,mas o objetivo do trabalho é serviço, servir às pessoas, e não dinheiro. O dinheiro é apenas uma conseqüência. Então, o trabalho precisa ser gerado de novo para que o reino de Deus poça o abençoar. Muitas vezes oramos e Deus não abençoa o nosso trabalho, ou outra área de nossa vida, porque é necessário concerto com Deus e com os homens. É preciso um novo nascimento.

A água simboliza a Palavra de Deus. Ela nos lava de todo o mal. A água representa o Espírito Santo. Representa também o sepultamento da velha criatura, que acontece no batismo. Todas as áreas de nossa vida precisam ser limpas e isto acontece pela Palavra de Deus. Ela é a água que nos limpa de toda a imundície.

Deus só abençoa as áreas da nossa vida que nasceram do espírito, fruto da oração e da intimidade com Deus, estando em obediência à sua Palavra. O que é da carne nos traz problemas e transtornos. É necessário nascer de novo.

Gálatas nos diz o que é da carne: "a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. As obras do espírito são: o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio."

Devemos observar o que se gera nas nossas atitudes na hora da prova e da tentação. É fruto do espírito ou obra da carne? O cristão deve ser carta viva de Jesus e se comportar como Jesus se comportaria. A Palavra nos diz em Gl 4.29:Como, porém, outrora, o que nascera segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim também agora. As obras da carne nos perseguem para destruir o que é do espírito.Elas devem ser lançadas fora, como diz Paulo no VS 30: Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava será herdeiro com o filho da livre.Deus muitas vezes não pode nos abençoar porque há áreas da nossa vida que permanecem sob o domínio das obras da carne. Este é o resumo da mensagem. É preciso nascer de novo para que o reino de Deus poça chegar ali.

Precisamos fazer uma nova obra na área construída, destruindo a velha construção.A obra da carne precisa ser substituída pela obra do Espírito.
Corupá - SC
Textos publicados: 52 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.