Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Um fato, duas versões!

Disse eu, no artigo anterior, algo mais ou menos assim: "os céus estão encobertos, nebulosos", como de fato estão; nuvens estranhas, o sol parece que se oculta com receio sei lá de quê!

Sim, houve um "bate papo", se não secreto, pelo menos "não público", portas fechadas, mas não trancadas.

Alguns o resumem em uma sábia deliberação, qual seja, o líder teria dito aos seus "meninos" para "entregarem também a capa, eis que já lhes tomaram a túnica" (Mateus 5. 40).

Outros relatam que os "garotos" é que disseram ao chefe: "não revide" - "dê a outra face àqueles que lhe esbofetearam" (Mateus 5.39).

De qualquer forma, concluímos que o melhor de tudo é o silêncio, "basta a cada dia o seu próprio mal", ou seja, "não devemos nos abater, sofrer pelo dia de amanhã" (Mateus 6.34).

Afinal, o ditado popular "não levem desaforo para casa" deve ou não prevalecer? ou seja, deve-se resolver na hora ou deixar para depois? Um amigo meu, do sul de Minas [Varginha, década de 60] dizia: "num isquenta a piolhenta!" [Não esquenta a cabeça!].

A Escritura Sagrada aconselha a não deixar para depois: "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira" (Efésios 4.26); melhor, pois, "andar a segunda milha com aqueles que nos fazem caminhar a primeira" (Mateus 5.41).

Um fato, duas versões, quiçá "n" versões, que outrora se chamavam "mentiras", que evoluíram para "fofocas", em seguida passaram a ser "boatos"; hoje tudo é "Fake News" até o que é verdadeiro, embora com várias facetas.

Como devemos proceder, como cristãos? - é a pergunta que não quer calar! Nada melhor, pois, do que deixar o Senhor Jesus falar:

"Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno" (Mateus 5.37).

Também, através da pena de Tiago, a Palavra de Deus ensina: "Acima de tudo, porém, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim, sim e o vosso não, não, para não cairdes em juízo" (5.12).

Ainda, via Tiago, Deus nos fala:

"Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo.

Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto.
Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade.

Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.

Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e é domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar.

É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição.

Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos?

Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce. Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.

Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de ‘sabedoria’ não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca" (Tiago 3.1-15 NVI).

Cuidemos, pois, cada um da nossa própria língua!

Pense nisto!
São Paulo - SP
Textos publicados: 829 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.