Palavra do leitor
- 17 de outubro de 2015
- Visualizações: 719
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Transformações e Preservação nas Devoções Marianas
Pretende-se fazer um resumo a partir de uma resenha do professor e mestre Elcio Sant’ Anna,
onde trabalha as Transformações e Preservação nas Devoções Marianas em que trata a
Imigração Boliviana no Contexto Paulistano. Sua pesquisa é sobre a obra: Virgem/ Mãe/
Terra. Festas e Tradições Bolivianas na Metrópole, o autor da obra é Sidney Silva, mestre e
doutor em Antropologia pela USP.
Na abordagem às manifestações religiosas o autor coloca que o encontro entre os filhos e a
Mãe (Virgem Mãe Terra) é mais que uma festa, esse encontro é entendido como uma
metáfora de reconstrução. Percebe-se através da leitura uma realização na vida dos
colombianos em que o grupo se insere em um contexto novo e perpassa fronteiras geográficas
e culturais, na oportunidade de viver os seus valores e expressões culturais.
Nesse contexto de re-significação, houve uma abertura aos imigrantes bolivianos ao
catolicismo, no qual o autor chama de re-criação cultural. Ao falar das festividades marianas,
o autor mostra as expressões étnicas, social, nacional e cultural em que há nos meio dos
imigrantes onde eles partilham seus sonhos, e valores. Assim na vida sócio cultural há
também excessos de bebidas e poucas rezas, em que na ótica pastoral há uma necessidade de
mudanças nessas práticas.
Surge nesse momento um conflito entre os imigrantes e a pastoral. Foram estabelecidas leis
para que se pudesse participar das manifestações religiosas causando conflitos entre os
grupos. As manifestações religiosas foram recriadas e passaram a ter novos significados, com
isso, os imigrantes bolivianos vêem seus costumes religiosos perder a funcionalidade devido o
distanciamento dos locais de origem e a definição do contexto social e econômico.
Por fim, o que se percebe em todos esses movimentos é o sincretismo, visto que é colocado
pelo autor que essas práticas a adoração mariana identifica-se a adoração de Maria no
catolicismo oficial. Assim como houve uma configuração das adorações a Ártemis e Diana
para a pratica de adoração a Maria, surge na America Latina o culto a (Virgem Mãe Terra)
com toda força ao ponto dos bolivianos não a terem como somente uma mediadora mas
também como uma divindade capaz de perdoar pecados.
por ANDERSON RESENDE BARBOSA
onde trabalha as Transformações e Preservação nas Devoções Marianas em que trata a
Imigração Boliviana no Contexto Paulistano. Sua pesquisa é sobre a obra: Virgem/ Mãe/
Terra. Festas e Tradições Bolivianas na Metrópole, o autor da obra é Sidney Silva, mestre e
doutor em Antropologia pela USP.
Na abordagem às manifestações religiosas o autor coloca que o encontro entre os filhos e a
Mãe (Virgem Mãe Terra) é mais que uma festa, esse encontro é entendido como uma
metáfora de reconstrução. Percebe-se através da leitura uma realização na vida dos
colombianos em que o grupo se insere em um contexto novo e perpassa fronteiras geográficas
e culturais, na oportunidade de viver os seus valores e expressões culturais.
Nesse contexto de re-significação, houve uma abertura aos imigrantes bolivianos ao
catolicismo, no qual o autor chama de re-criação cultural. Ao falar das festividades marianas,
o autor mostra as expressões étnicas, social, nacional e cultural em que há nos meio dos
imigrantes onde eles partilham seus sonhos, e valores. Assim na vida sócio cultural há
também excessos de bebidas e poucas rezas, em que na ótica pastoral há uma necessidade de
mudanças nessas práticas.
Surge nesse momento um conflito entre os imigrantes e a pastoral. Foram estabelecidas leis
para que se pudesse participar das manifestações religiosas causando conflitos entre os
grupos. As manifestações religiosas foram recriadas e passaram a ter novos significados, com
isso, os imigrantes bolivianos vêem seus costumes religiosos perder a funcionalidade devido o
distanciamento dos locais de origem e a definição do contexto social e econômico.
Por fim, o que se percebe em todos esses movimentos é o sincretismo, visto que é colocado
pelo autor que essas práticas a adoração mariana identifica-se a adoração de Maria no
catolicismo oficial. Assim como houve uma configuração das adorações a Ártemis e Diana
para a pratica de adoração a Maria, surge na America Latina o culto a (Virgem Mãe Terra)
com toda força ao ponto dos bolivianos não a terem como somente uma mediadora mas
também como uma divindade capaz de perdoar pecados.
por ANDERSON RESENDE BARBOSA
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.
- 17 de outubro de 2015
- Visualizações: 719
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Revista Ultimato
- +lidos
- +comentados