Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

"Todo ser que respira, louve ao Senhor"

O livro de Salmos começa com elogios ao adorador e termina com uma recomendação fundamental aos seres vivos. Inicia com palavras de bem-aventuranças, felicidades contínuas aos que se desviam do mal e finaliza incentivando todo ser que respira a louvar a Deus.

A proposta é que todo ser que respira louve ao Senhor. Mas essa é uma recomendação muito ampla. Não temos como compreender todo o desejo expresso no coração do salmista neste anúncio. Então vamos pensar apenas nas pessoas que já se empenham no louvor a Deus, na interligação do adorador finito ao Deus infinito, por meio do elogio feito a Ele pelo que tem feito e pelo que continuará fazendo.

Alguém poderia pensar que o louvor a Deus é só quando se participa de cultos ou ajuntamentos de grupos que cantam louvando-O com instrumentais, vocais e outros meios, porém o apóstolo Paulo fala: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. 1Ts5.18.

Portanto, fica bem entendido que louvar a Deus deve ser uma prática contínua do adorador enquanto respira, enquanto vive. O Sl 145.1,2 adiciona instrução dessa praticidade ininterrupta. “Exaltar-te-ei, ó Deus meu e Rei;[...] Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo o sempre”.

Pensemos em louvor tanto no plano individual como no coletivo.

Individualmente qualquer pessoa pode se dispor a louvar a Deus em todo o tempo. O equívoco é pensar que esse louvor é só quando se ergue a voz para cantar hinos ou cânticos espirituais. Isso é bom, mas podemos louvá-Lo com orações audíveis ou silentes. Louvamos também com expressão de elogio ao Criador quando vemos as grandes coisas que ele fez e dizemos: Oh! Que grandes coisas Deus fez e ainda continua fazendo pela natureza e por mim! Não há restrições para apregoarmos na nossa vida, para a nossa vida, na natureza e para a natureza tão bela, tudo o que Deus fez, faz e fará. Ele é o criador e merece o nosso elogio sempre.

Louvor coletivo – Ah! Como é bom o louvor coletivo! Como faz bem ao adorador essa inclusão no grupo dos que louvam a Deus! O salmo 149.1 aclama o louvor com tons de imperativo e visualiza o grande ajuntamento em novos e esplêndidos regozijos quando registra: “Aleluia! Cantai ao Senhor um novo cântico e o seu louvor, na assembleia dos santos”. É bom lembrar que o tempo de louvar a Deus é enquanto se vive. O Sl 115.17 alerta: “Os mortos não louvam o Senhor, nem os que descem à região do silêncio”. Dessa afirmação conclui-se que estão aptos para louvar a Deus os que respiram, os que estão vivos. Deles destaco duas categorias: os que planejam, ensaiam verificam instrumentos e se esmeram para ministrá-lo com pontualidade no ajuntamento comunitário, na assembleia dos santos e os que, na mesma atitude, formam a unidade virtuosa no desejo mais sincero de agradar a Deus com vozes de júbilo.

Pacto: - Aleluia! Louva, ó minha alma, ao Senhor. Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver. Sl 146.1,2.
Campo Grande - MS
Textos publicados: 50 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.