Palavra do leitor
- 10 de outubro de 2023
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Tobias
"… Porventura não pecou nisto Salomão…?" (Ne 13:26). Um alerta da antiga Aliança para este final de era. Quanta luz é necessária para enxergar melhor o que não está velado?
Nos dias de Esdras e Neemias houve uma retomada ao desfrute da Lei de Deus, uma vez que a restauração do templo já era realidade, e por estar intimamente ligado aos mandamentos, que são um testemunho divino.
Lidar com a Casa de Deus é lidar com a sua pessoa. A casa das muitas moradas, a Igreja (Jo 14:2,23, Hb 3:6, 1Tm 3:15), o ambiente onde Ele busca o cumprimento do mistério da Sua dispensação (Rm 6:25, Ef 5:32, Cl 1:27).
Israel sempre caiu por achar que cumprir a Lei é fazer o certo e evitar o errado; Falhou antes mesmo de saber a intenção de Deus, questão oculta em Êxodo 19:6, 8. O povo de Deus seguiu o princípio da Arvore do Conhecimento.
O desejo original do Senhor é desvelado na Nova Aliança: cada filho é um sacerdote (Hb 10:19, 1Pe 2:9) e tem que ministrar na Casa do Pai, a Igreja (1Co 14:26). A vida da Igreja é a composição dos filhos, a família de Deus (Ef 3:15).
Eis que havia um opositor declarado (Ne 2,4,6,13) morando numa das câmaras do Átrio, reservada para guardar suprimentos. Como um inimigo foi morar no lugar pelo qual laborou para não ser reedificado?
O sacerdote Eliasibe aparentou-se com Tobias, favorecendo tal absurdo. O templo era para a expressão de Deus e não para impurezas. Na Graça, a Igreja, os vasos (pessoas) devem ser puros, ou seja, conterem apenas o Senhor.
O remanescente saiu do cativeiro, mas Babilônia não saiu dele. Salomão foi citado como exemplo, pois tornou-se um apóstata devido a impureza somada à luxúria. Como o sucessor de Davi, o remanescente também não estava puro.
Salomão deu fundamentos para Roboão dividir o reino; O cativeiro ocorreu devido à impureza régio sacerdotal e à divisão. O livre remanescente e quem tinha ofício de zelar pela Casa de Deus levou Tobias para dentro dela. Caótico!
Nos dias de Esdras e Neemias houve uma retomada ao desfrute da Lei de Deus, uma vez que a restauração do templo já era realidade, e por estar intimamente ligado aos mandamentos, que são um testemunho divino.
Lidar com a Casa de Deus é lidar com a sua pessoa. A casa das muitas moradas, a Igreja (Jo 14:2,23, Hb 3:6, 1Tm 3:15), o ambiente onde Ele busca o cumprimento do mistério da Sua dispensação (Rm 6:25, Ef 5:32, Cl 1:27).
Israel sempre caiu por achar que cumprir a Lei é fazer o certo e evitar o errado; Falhou antes mesmo de saber a intenção de Deus, questão oculta em Êxodo 19:6, 8. O povo de Deus seguiu o princípio da Arvore do Conhecimento.
O desejo original do Senhor é desvelado na Nova Aliança: cada filho é um sacerdote (Hb 10:19, 1Pe 2:9) e tem que ministrar na Casa do Pai, a Igreja (1Co 14:26). A vida da Igreja é a composição dos filhos, a família de Deus (Ef 3:15).
Eis que havia um opositor declarado (Ne 2,4,6,13) morando numa das câmaras do Átrio, reservada para guardar suprimentos. Como um inimigo foi morar no lugar pelo qual laborou para não ser reedificado?
O sacerdote Eliasibe aparentou-se com Tobias, favorecendo tal absurdo. O templo era para a expressão de Deus e não para impurezas. Na Graça, a Igreja, os vasos (pessoas) devem ser puros, ou seja, conterem apenas o Senhor.
O remanescente saiu do cativeiro, mas Babilônia não saiu dele. Salomão foi citado como exemplo, pois tornou-se um apóstata devido a impureza somada à luxúria. Como o sucessor de Davi, o remanescente também não estava puro.
Salomão deu fundamentos para Roboão dividir o reino; O cativeiro ocorreu devido à impureza régio sacerdotal e à divisão. O livre remanescente e quem tinha ofício de zelar pela Casa de Deus levou Tobias para dentro dela. Caótico!
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