Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Terremoto no Haiti: o princípio das dores ?

A terra está com dores de parto, e há o prenúncio sobre a escassez futura de recursos naturais, como é o caso da água.

A natureza está sendo depredada pelo homem, já que a outra face da moeda progressista tem como imagem impressa a poluição, em suas mais diversas formas.

A casa terrena (entenda-se "planeta terra") está ficando imprópria para a moradia e a sobrevivência humana.

Na bolha populacional que não para de crescer, estão presentes a corrupção, as desigualdades sociais, a deterioração das relações humanas e familiares, a violência, a promiscuidade, e por aí se vai, pois, onde o homem está, o pecado mostra a sua face virulenta.

Todavia, nada do que acontece está fora da amplitude do conhecimento divino. Melhor dizendo: nada acontece sem que ao menos Deus permita.

Sobre o tempo que antecede a segunda vinda de Jesus, o próprio Senhor e Salvador se incumbiu de anunciar: "Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores" (Marcos 13:8)

Se isto é só o princípio, que dirá o que está porvir ?

Lembremo-nos que, na revelação recebida por São João na Ilha de Patmos, registrada no Livro do Apocalipse, há algumas citações sobre a futura ocorrência de tremores de terra/terremotos:

"E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos" (Apo 8:5) ... "E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva" (Apo 11:19) ... "E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu" (Apo 11:13) ... "E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto" (Apo 16:18).

Para mim, tudo isto que tem acontecido leva-me a ter ainda mais confiança nas Palavras e na Pessoa do Senhor Jesus Cristo, e de que A Bíblia – e só ela – é a revelação especial de Deus para os homens.

Alentadoras são as seguintes palavras inspiradas do Apóstolo Paulo: "E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé" (Romanos 13:11)

As informações que têm chegado ao nosso conhecimento sobre o Haiti (inclusive quanto a novos tremores de terra – de menor magnitude - ocorridos na manhã de sábado, dia 16), são de entristecer qualquer ser humano dotado de um mínimo de compaixão pelo próximo. O que nos resta, além de orarmos pelos sobreviventes, é darmos a nossa cota de colaboração, enviando recursos financeiros e materiais que possam minimizar tão grande sofrimento.

Este episódio só reforça o conceito de quão efêmera é a vida, e de que devemos nos reconciliar com Deus enquanto ainda há tempo, pois, "... aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo. Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação" (Hebreus 9:27-28)

Quando acontecem acidentes que vitimizam de maneira fatal muitas pessoas, há quem passe a questionar as razões que desencadearam estas tragédias, e alguns chegam a afirmar que a calamidade seja resultado do pecado. Há uma passagem bíblica (Lucas 13:1-5) em que Jesus, buscando responder tal indagação, chama seus ouvintes ao arrependimento, já que os impenitentes podem enfrentar a morte sem tempo de preparar-se, pois, como nos diz o ditado popular, “para morrer, basta estar vivo”.

“E, naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas ? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?

Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis” (Lucas 13:1-5)

Jesus nos oferece a chance de não perecermos eternamente: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16) ... “... a todos quantos O receberam (a Jesus), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” (João 1:12).
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.