Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Terapia familiar divina

Eu sempre tive resistência à doutrina da maldição familiar baseada na palavra de Deuteronômio 5.9 e correlatas (Ex 20.5; Nm 14.18), onde diz que Deus visita a maldade dos pais nos filhos até a terceira geração e quarta geração. Até que, estudando a teoria sistêmica familiar e o genograma (instrumento onde se mapeia a história familiar até a sua terceira geração) pude perceber que, conforme os teóricos do tema constataram, toda família tem "assuntos" ou "pautas" não resolvidas e tendem a repeti-las nas gerações subseqüentes, até que uma solução seja encontrada. Ou seja, enquanto o sistema não supera aquele "nó" familiar, ela se repete até que seja resolvida.

Por isso, não existe "por acaso" no sistema familiar. Não é por acaso que existe transtorno mental na família, nem casamentos fracassados, nem violência e abuso, nem drogadiçao, nem tendência a relacionamentos destrutivos, Não obstante as questões relacionais do sistema familiar que apresenta essas pautas a serem solucionadas através de atendimento terapêutico, é preciso compreender que não somos apenas seres cognitivos, nem sociais, nem psíquicos, mas, também espirituais.
Quando se investiga historias de famílias com esses "Nós" é quase ponto comum encontrar um passado de idolatria, serviço a entidades espirituais malignas, pactos, e coisas do gênero.

O contato, a adoração, pactos e coisas semelhantes abrem caminho a entidades que se apossam daquela família, permanecendo nela por diversas gerações, mantendo-as cativas, e destruindo-as. Não há nenhuma fórmula mágica para a reversão desta situação, como se gosta de apresentar os proclamadores do evangelho fácil com quebras de maldição, oração de pedido de perdão por antepassados! A benção de Deus se manifesta através de Seu Filho para libertar todos os cativos. Uma família destroçada pode receber em Deus libertação, mudança de paradigmas e do sistema familiar. Como? Quando Cristo penetra na vida de uma pessoa inicia mudança de vida, de formas de pensar, de se relacionar, há uma invasão da Paz e conseqüentemente do perdão.

O perdão é o elemento libertador, o elemento curativo, transformador. A presença de Cristo e seu senhorio sobre aquela família por si só afugenta seus algozes demoníacos. E a conseqüente vida de Deus na vida dos familiares vai reformulando o sistema que encontra novas formas de viver e de ser, abrindo perspectivas para cura e salientando as potencialidades da família. Com um novo elemento no sistema: Cristo, através da pessoa do Espírito Santo, a família vai tendo seu sistema reformulado, reagindo a este elemento e sendo assim transformado. Não é mágica, é uma lógica divina.

Um exemplo? Uma família que tem por habito solucionar seus conflitos através da violência verbal, rompimentos, intrigas ou ate mesmo violência física, descobre através da Presença de Cristo o caminhar do perdão, a resolução pela oração, aplica-se a esta nova descoberta (não precisa ser toda a família, mas, um único elemento), a conduta violenta dá espaço a uma conduta pacificadora, mansa, isto desarma a tensão do sistema, que precisa se reorganizar não tendo mais os elementos que alimentam seu ciclo conflitivo.

Como se vê não há nenhuma mágica acontecendo, mas, a Presença de Cristo, nosso Senhor, mudando pessoas e assim conseqüentemente o sistema. Não é a coisa de uma hora para outra (às vezes acontece) e nem através de sessões de quebra de maldição, descarrego, novena ou coisas semelhantes, mas, por um simples entregar-se a Deus e deixar-se moldar pelo Senhor.

Um elemento transformado (através da Presença de Cristo) transforma todo o sistema familiar, essa é a tarefa da terapia familiar. A Presença do Senhor no sistema familiar transforma o sistema familiar. Pode haver mudança no sistema? Sim, pode desde que o Senhor seja realmente vivo no sistema familiar.

Nossa maior tragédia é que muitas vezes professamos uma religiosidade, mas, o Senhor não esta presente em nosso sistema familiar e aí continuamos (mesmo livre dos demônios já que em Cristo somos Novas Criaturas) a cometer as mesmas atitudes, a nos relacionar condicionados e influenciados pelo o Outro, nossas crenças, lendas, ritos, leis familiares que muitas vezes se opõe a Palavra de Deus e, assim, mantemos a mesma tensão e o mesmo padrão que perdura por gerações, padrão este muitas vezes destrutivo, desorganizador que não alimenta os elementos do sistema, nem os torna saudáveis..

Como mudar? Sendo novo em Cristo, sendo guiado por Cristo, ouvindo Cristo, sendo influenciado por Cristo, se abandonando em Cristo, dando primazia a Cristo. Família pode e deve ser bênção. Se Deus visita a maldade dos pais nos filhos, também garante sua bênção nas gerações daqueles que o amam. A Presença de Deus é a cura da família, Ele é o elemento que transforma e muda o padrão do sistema, fazendo-o funcionar em uma nova lógica.

Assinalo aqui que não há formula de fazer certo... Não! A mensagem de Deus é: aproxime-se de mim como você esta, viva o prazer de me ter em sua vida, me almeje como seu bem supremo... Essa Presença Divina mudará sua vida, sua forma de ser e pensar e de quebra sua família.

Experimente... Vá a Deus e Ele se achegará a você. Ouse deixá-lo entrar no sistema de sua família e mudar tudo o que for necessário mudar, pague o preço, se entregue sem medo e você verá uma nova família surgir.
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 7 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.