Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sou pastor e sou dizimista

Infelizmente a imagem dos pastores está cada vez mais degradada. Graças aos aproveitadores que se multiplicam como uma verdadeira praga. Basta apenas colocar um livro de capa preta debaixo do braço e aparentar piedade (repetindo trejeitos, fala e vestuário característicos de uma determinada subcultura cristã). Muitos espertalhões têm mudado sua condição social e até mesmo enriquecido com suas campanhas sacrificiais, simplesmente porque muitos de seus seguidores são biblicamente analfabetos e conservados assim.

Digo na Igreja em que sirvo como pastor que não dependo de meus irmãos para viver. Não dependo dos dízimos e das ofertas para colocar um prato de comida em minha mesa. Repito que dependo exclusivamente do Senhor da Igreja: Jesus Cristo. Tem sido assim até o presente momento em que escrevo estas linhas.

O fiz motivado pela visão de alguém que disse que não é dizimista e, ainda assim, não é ladrão. Sou dizimista, mas não o faço apenas por medo de estar roubando a Deus. O faço por gratidão porque "até aqui me ajudou o Senhor". O dízimo é o símbolo da fidelidade de Deus para comigo. Além do que, me dá autoridade espiritual para pregar sobre o assunto pois muitas de minhas ovelhas sabem se estou falando a verdade ou não.

Tudo bem, acredito que muitos acreditem que o NT "caducou" o escritores do AT. Por isso, devem fazer ofertas com alegria, mediante a prosperidade que Deus lhes deu, mas ninguém disse na Bíblia que os dízimos enriquecem quem o devolve nem que quem não o dá nunca seria rico. Isto porque Deus não está encaixotado à convenções econômicas. Se isso fosse regra, todos seríamos dizimistas, sem dúvida. O dízimo é uma questão de fé, é isto. Não existe regra para muita coisas pois existem pessoas que são generosas mesmo não sendo crentes, assim como crentes amantes do dinheiro, avarentos. Tudo é uma questão de motivação.

Espero que os que não dão dízimo o façam porque o Espírito Santo lhes tenha orientado para isto e não porque determinados pastores estejam enriquecendo às suas custas e/ou por despeito, inveja, avareza e coisas que o valham.

Quando acompanho discussões como esta, mais convicto fico de que determinados líderes estão fazendo estragos em mão dupla. Estão empobrecendo seus liderados - criando uma nação de frustrados potenciais - e, ao mesmo tempo, dando motivos para que outros racionalizem e sejam negligentes para com sua disposição na obediência à Palavra de Deus.

Não nasci com carteira da ordem dos pastores batistas cariocas, mas desde os nove anos de idade sou crente evangélico e nunca me senti roubado e enganado porque meus pastores tinham um salário proveniente de parte dos dízimos. E mesmo que muitos tenham se locupletado, eles terão de prestar contas a Deus, se não prestaram a seus irmãos.

Nunca sequer imaginei que seria pastor. Tenho uma profissão e dela consegui, pela Graça, viver e ajudar minha família, sempre tentando ser fiel (muitas vezes falhei). Hoje sirvo a Deus como pastor e O agradeço pela fidelidade de boa parte dos membros da Igreja que, por gratidão e obediência à Palavra, são instrumentos de Deus para abençoar minha família e eu. Este convencimento é obra do Espírito.

Creio que Deus é capaz de nos sustentar de várias maneiras, com ou sem dinheiro. Mesmo com quem defenda a extinção dos dízimos e, mais tarde, das ofertas também, Deus é o provedor da minha casa e da casa de meus irmãos em Cristo. Isto nunca mudará porque toda boa dádiva e todo dom perfeito vem dAquele que não sofre mudança nem tem qualquer sombra de variação.
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 13 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.