Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Som da Verdade na terra da mentira

Na tarde de 31 de Dezembro de 2014 olhei para minha cachorra após uma trovoada durante a chuva; ela ao ouvir o estrondo olhou para o céu, e depois olhou para mim com os 0lhos arregalados. Ela temeu aquele som; mas nem sempre temos tempo para perceber tais sons, pelo fato de vivermos numa capital populosa. Da mesma forma; Creta era uma ilha grande, famosa e populosa do mar mediterrâneo, onde deu-se o Inicio de uma civilização avançada. Esta é a ilha onde Tito liderava igrejas cristãs; isso é lido na carta do Apóstolo Paulo à Tito, no Novo Testamento da Bíblia. As características desta ilha é semelhante à nossa cidade em muitos aspectos; no capítulo 1, versículo 12 lemos:

Um dos seus próprios profetas chegou a dizer: "Cretenses, sempre mentirosos, feras malignas, glutões preguiçosos". Tito 1:12

Essas características usadas pelo AP.Paulo em relação aos falsos mestres religiosos daquela localidade, essa é uma citação de um filósofo dita 600 anos antes de Cristo ter nascido em carne. Este filósofo tinha dito isso num poema à Zeus e ali Paulo usou parte dele para mostrar a cultura daquele local. Esta cultura ruim era tão enraizada naquele povo que virou costume da cultura grega se referir a alguém que estava mentindo com a frase "você está cretanizando". Porém havia e há uma solução para a terra da mentira. Ali foi pregado o Evangelho da Verdade, Jesus Cristo. Tito convertido após pregação de Paulo era grego, filho de pais gentios e não circuncidado. Líder das Igreja de Creta. Abaixo está o cabeçalho da carta de Paulo à Tito:

Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade, fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos. No devido tempo, ele trouxe à luz a sua palavra, por meio da pregação a mim confiada por ordem de Deus, nosso Salvador, a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador. Tito 1:1-4

Este cabeçalho serve para esclarecer Tito, os cristãos de Creta, e nós do Rio de Janeiro.
Paulo começa dizendo sua identidade; ele sabia quem era, não era o que o meio ou a moda diz, ele era o que Deus diz; (Escravo de Deus e Apóstolo de Cristo). Paulo sabia sua missão; sua finalidade, (levar os escolhidos de Deus à fé e conhecimento da Verdade). Essa fé e conhecimento era de enfeite? Não; mas era para conduzir à algo; que era a (piedade). Piedade vem do grego Eusebeian; substantivo que quer dizer uma forma ou estilo de viver com reverência e devoção à Deus. Ao ver este significado do grego, lembramos do texto onde Deus manda Moisés tirar a sandália dos pés pois o local era santo. Como semos templo do Espírito Santo todo lugar que pisamos é santo, isso é piedade, viver com reverência à Deus em qualquer lugar. Como diz uma musica do cantor Sugar; "yo no soy daqui, por eso uso botas de astronauta". No versículo 2 do capítulo 1; mostra o contraste, o Deus que não mente, e fala também da esperança da vida eterna que Ele nos prometeu. Versículo 3 diz (Deus trouxe à luz sua Palavra no devido tempo, por meio da pregação). Pregação vem do grego Kerygmati; substantivo significa Proclamação; também da mesma raiz grega vem a palavra Keryxate; verbo que significa proclamem, encontrado em:

O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados. Mateus 10:27

Acima é uma ordem de Jesus à pregação ousada; mesmo que sob ameaça de morte. A palavra no grego dá idéia de arauto, cujo significado em português está abaixo: "Arauto é qualquer pessoa que apregoa, isto é, trata-se de um mensageiro. Na monarquia moderna, o arauto apregoa casamentos reais ou aclamações dos reis. Na Idade Média, fazia as publicações solenes, proclamava a paz e declarava a guerra. (Idade Média) Oficial que levava as declarações de guerra ou de paz, ou anunciava as funções públicas." No mesmo versículo 3, a palavra Salvador em grego é Soteros; substantivo quer dizer salvar, libertar. O Evangelho nos informa que antes de Jesus entregar seu espírito na cruz, Ele disse:

Tendo-o provado, Jesus disse: "Está consumado! " Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito. João 19:30

Entre aspas no versículo acima, a palvra original é Tetelestai; quer dizer está cunsumado, pago, pena ou dívida cancelada. Papiros de recibos em grego foram encontrados com esta expressão, eram documentos que diziam esta expressão quando uma dívida era quitada, ou alguém após cumprir uma pena de prisão era solto; sua dívida foi quitada, paga. Tínhamos uma dívida com Deus por causa de nossos pecados; e Deus enviou seu Filho para pagar nossa dívida por amor, e de Graça, um favor que não merecemos. No versículo 4 fala que Tito era companheiro de Paulo na (nossa fé comum). Comum em grego é Koinen; adjetivo, quer dizer algo "comum, compartilhado, o profano; sujo, imundo".
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 104 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.