Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Só pensa naquilo

Em outro texto, escrito por mim, e postado pela Ultimato, fiz referência a um personagem feminino do antigo programa humorístico "Escolinha do Professor Raimundo", da Rede Globo.

Naquela sala de aula, prá lá de bagunçada, existia uma aluna, de nome Dona Bela (personagem interpretado pela já falecida atriz Zezé Macedo), a qual, quando indagada pelo professor (com perguntas sempre insinuantes, de "duplo" e "triplo" sentidos), repetia o mesmo chavão ("ele só pensa naquilo"). Em cena, não lembrando a seqüência dos fatos, a aluna fazia um hilário gesto de estrabismo e de desmaio diante de todos os colegas.

O que escrevi, foi só uma ponte para lembramos de um outro tipo de pessoa, também pertencente ao rol de membros das Igrejas, que "só pensa naquilo!". Melhor dizendo: só pensa nas coisas materiais.

Aqui não quero fazer apologia ao voto de pobreza, mas despertar nas pessoas o entendimento sobre a verdadeira prioridade da vida. Foi Jesus quem nos disse: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e todas as demais coisas vos serão acrescentadas". Quando esta ordem é invertida, um caos se instala sobre a existência humana (tanto do ponto de vista terreno, quanto espiritual).

Interessante é notar que, já no nascedouro da Igreja Cristã, existia um certo grupo de pessoas que vivia buscando a Deus apenas com a intenção de ter as suas necessidades materiais supridas (e de forma regalada!). Na Epístola aos Filipenses, Capítulo 3, versículos 18 e 19, Paulo assim nos escreveu: "Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que SÓ PENSAM NAS COISAS TERRENAS" (grifo meu).

Nos dois versículos seguintes (20 e 21), o Apóstolo faz referência ao modo de pensar que deve nortear a vida dos verdadeiros convertidos, daqueles que puseram a sua confiança em melhores e maiores promessas: "Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas".

Na Epístola aos Hebreus, provavelmente escrita também por Paulo, no Capítulo 11, aprendemos qual o perfil dos verdadeiros heróis da fé. Disse-nos o escritor aos Hebreus sobre Moisés (versículos 24 a 29): "sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; tendo por maiores riquezas o sofrimento de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei, porque ficou firme, como vendo o invisível. Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. Pela fé passaram o Mar Vermelho como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram".

"E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas. Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas fecharam as bocas do leões" (versículos 32 e 33) (...) "E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada, andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados, dos quais o mundo não era digno, errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra" (versículos 36 a 38).

"Todos estes morreram na fé... confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Por que os que dizem isto, claramente mostram que buscam uma pátria" (versículos 13 e 14).

Abraão foi herói da fé "porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus": o céu! (versículo 10)

Em que você vive pensando?
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.