Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sinóticos em teologia, mas públicos diferentes

Os três primeiros livros do Novo Testamento são chamados de Sinóticos. Este termo vem de origem grega e significa "visto pela mesma ótica", ou seja, trata o mesmo assunto, visto da mesma forma, porém respeitando o público alvo e as características de cada autor.
O Evangelho de Marcos é mais curto que o outros evangelhos sinóticos. Marcos trata no seu texto uma característica das ações de Jesus, o livro de Marcos apresenta 72 ações de Jesus enquanto os outros sinóticos tratam mais sobre ensinos, por exemplo.

O Evangelho Segundo Mateus é uma narrativa histórica sobre Jesus, que é a personagem central do livro. A obra literária é dividida para que o público alvo compreenda: a preparação para o reinado espiritual de Jesus, treinamento para as missões, oposição da corte religiosa, sofrimento e vitória do rei Jesus e o comissionamento de seus discípulos.

No livro de Lucas, notamos algo diferente mas de suma importância. A presença de mulheres no relato, algo difícil e raro para aquela sociedade. No texto de Lucas ele encara que as mulheres participam de forma natural nas narrativas, o que propõe que nossas irmãs sempre estiveram presentes no plano divino.

No mundo em que vivemos algumas pautas políticas adentram em nossas comunidades de fé. Não podemos deixar de observar que a igreja deve dialogar como o mundo e não viver em uma bolha. A pauta feminista suscita o tema das mulheres em posição de destaque. A bíblia neste contexto mostra que as mulheres para terem destaque não precisam serem exaltadas em detrimento dos homens, mas prova que para Deus não há distinção entre gêneros e, portanto quando Deus tem um plano naturalmente as personagens aparecem, de forma fluida e sem militância, quem coordena e manda em tudo é o próprio Deus.

O Sermão do Monte é um grande sermão de Jesus relatado no Capítulo 5, 6 e 7 de Mateus. Jesus dá ensinos direcionados para seus discípulos, ensinos estes que os diferenciavam dos alunos dos rabinos. Jesus queria mostrar uma nova vida na nova aliança por ele estabelecida.

Os ensinos de Jesus sobre seu reino e a nova aliança nos traz várias reflexões e nos ensina como devemos obedecer a palavra de Deus.

Os sinóticos são livros vistos sob o olhar de cada narrador, porém com o mesmo tema central que é Jesus e seu Reino. Mateus é um evangelho voltado para os Judeus mais "raiz" trazendo vários elementos do contexto judaico a fim de mostrar o novo reino trazido por Cristo, por exemplo o sermão do monte nos capítulos 5, 6 e 7. Marcos por exemplo mostra as ações de Jesus em específico, para um público mais da diáspora judaica. Enquanto Lucas escreve para um grego seu amigo chamado Teófilo. Neste evangelho é um detalhamento da vida e o ministério de Jesus, poderíamos então chamar de um evangelho mais investigativo.

As parábolas de Jesus no Capítulo 15 de Lucas são uma obra prima. As três: ovelha perdida; dracma e o filho pródigo são a máxima expressão de um Deus grande demais, que vai atrás do seus eleitos. Vejo clamante o plano de redenção e o plano de salvação explícito nestes textos, o texto é tão claro quanto ao Senhor que vai atrás do seus eleitos que fica difícil sustentar alguns argumentos sobre a liberdade humana em detrimento do plano divino, Deus vai atrás e cumpre seu plano de redenção

Portanto, podemos concluir a partir das interpretações das narrativas, respeitando cada contexto que o evangelho proposto nos sinóticos, que a chave da nossa vida são os ensinos de Jesus. Tudo que precisamos saber sobre Cristo e sobre seu reino e como nos portar está ali.
Osasco - SP
Textos publicados: 5 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.