Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Síndrome da perfeição

Você quer ser perfeito? Comece deixando a presunção!

Perfeito, pronto, acabado... Última estação do trem da vida. Quem não gostaria de chegar lá melhor do que entrou? Com a certeza de que cumpriu o seu propósito de vida, de sua existência? Galgar o último degrau rumo à eternidade com a convicção plena de que não está deixando nenhuma pendência moral, espiritual ou física! Mera utopia... 

E para manterem vivos esses sonhos ingênuos de perfeição alguns inventam coisas. O mais comum, fora do cristianismo, é a reencarnação. O indivíduo vai se purificando através de inúmeras chances que teria de vir a esse mundo para errar menos, sofrer mais e acertar mais. Até que um dia chegaria aos tão sonhados 100%. Qualidade total. Erro zero.

No cristianismo temos também nossas invenções, onde as mais comuns são: a quebra de maldições e as ordenanças ou dogmas (conf. Cl 2.23). Na primeira você tira de suas costas toda a responsabilidade moral, na segunda você se sobrecarrega com toda ela. Por isso a citação de Lucas Pedro é extremamente pertinente, “Jesus não veio transformar pessoas más em pessoas boas”.

Jesus, Ele sabe das coisas! O que ele tem pra nos dizer sobre o assunto?

Cristo lança primeiramente seu desafio aos discípulos: “Sede vós, pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.48). Ter como alvo a perfeição não é, a princípio, nenhuma arrogância, afinal não passaria de uma atitude humilde de obediência ao Mestre. Mas o que Ele quer dizer com perfeito? O conceito de perfeição é tratado pelo menos cinco vezes por Jesus de forma explicita.

Abro aqui um parêntese: Eu, Rogério, venho recebendo críticas como sendo um relaxado ou inconseqüente. Então explico aqui em que me oriento nessa busca relaxada e inconseqüente rumo à perfeição. Seria inteligente que eu recorresse agora aos comentários dentre outros de John Stott e Bonhoeffer, porém quero ser o mais autêntico possível para satisfazer meus críticos. Fiquemos então desta vez, somente com o que a própria Bíblia diz.

No contexto mais imediato de Mateus cinco Jesus dá um puxãozinho de orelha nos publicanos, seus amigos (Mt 9.10): eles só amam quem os ama e isso não é nada de mais (se bem que muitos crentes já fariam muito se agissem pelo menos assim). Ser perfeito é então amar não somente quem nos ama. No contexto mais amplo da passagem vemos que o Senhor está tratando da lei e da interpretação vigente naqueles dias. Perfeito então é aquele que cumpre toda a lei, coisa que só Jesus conseguiu fazer. Não é mesmo?

E ele mostra também que por trás da letra da lei existe o espírito. Este sim é capaz de auxiliar a alma humana que pena sob a escravidão do pecado. Perfeito então é aquele que consegue, primeiramente, em seu interior no coração avançar nas virtudes propostas pela lei. As evidências exteriores viriam como conseqüências automáticas. Para Jesus a perfeição só se dá nesta direção: de dentro pra fora.

Será que Jesus não se importava com atos práticos e externos de perfeição? Vejamos o que então ele exige de prático. Porém já advirto: não é nada cômodo.

“Se queres ser perfeito...” (Mt 19.21). Aqui temos novamente a idéia de que só o cumprimento da lei passa longe dos padrões divinos de perfeição. Ali o Senhor desafia não somente aquele jovem rico, mas todos, que querem ser perfeitos. Quem quer ser perfeito? “Vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me”. Esqueça as outras picuinhas! O que você, em seu atual estado de vida fará nessa direção? Note que aqui aos pobres significa aos pobres. Não é a Deus, ou a uma igreja ou a uma instituição de caridade que Jesus nos ensina dar todas nossas posses: dá-o aos pobres. Concentre-se nisso! 

Em Lucas 6.40 Jesus apresenta-se como modelo de perfeição a ser seguido. Assim como o pai é o modelo de perfeição amorosa em Mateus cinco. Ou seja, o que ele pediu ao jovem rico - abnegação de posses – e aos discípulos – amar qualquer um – Ele mesmo já estava praticando até as últimas conseqüências.

O tema perfeição e riquezas aparecem novamente em extremos opostos em Lucas 8.14: “são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição”. Dispensa outros comentários...

Você ainda quer ser perfeito? Vamos lá então!

Finalmente em João 17.23 o Senhor fala da perfeição em unidade. Temos unidade com os cristãos ao nosso redor? Nem digo em nossa própria igreja - coisa que já é bem difícil. Mas pergunto se nossa comunidade de fé tem unidade com outras comunidades cristãs a sua volta? Não responda rapidamente. Lembre-se, Jesus deu novamente como padrão a unidade que Ele comunga com o Pai!

Muitos acham que têm unidade na igreja, pois apóiam o “seu” líder e odeiam o padre ou o pastor “concorrente”. Chamam Jesus de Senhor, mas não lhe obedecem. Acham que fazem caridade, pois catam coisas velhas e usadas para doar para um alguém no Natal...

Você ama de fato? Você é discípulo de Cristo? Você quer ser perfeito? Comece atacando suas presunções!

WWW.fraternus.de
Fürth - EX
Textos publicados: 291 [ver]
Site: http://teologia-livre.blogspot.de/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.