Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Ser poeta

Dizem que poeta hoje está fora de moda. Eu pergunto: Quando é que estava em moda ser poeta? O poeta sempre foi marginalizado, alguns foram escorraçados, presos e amaldiçoados. Claro que hoje isto não acontece mais, entretanto quem leva o poeta a sério? No começo do século passado ainda havia alguma, digamos, tolerância e até admiração, porém ser poeta hoje é ser um ser que é sem ser e vive sem saber quem realmente é. Ou seja, é um ser marginalizado, às vezes evitado e, principalmente, ignorado. Mas existem exceções, em tudo existe exceção. Conheço um que faz muito sucesso nos meios de comunicação, tanto na internet quanto na televisão, mas, com certeza, esse é uma exceção. Poetas e poesias sempre existiram, pois fazem parte da arte mais linda e refinada, embora por muitos ela seja ignorada. O poeta é um criador, ele usa as palavras, a sua rima, o seu dom especial e raro para transmitir a sua arte em forma de versos. Mas hoje ele está fora de moda, isto não quer dizer que ele não exista, ou não faz sucesso, afinal os gostos são muitos e são variados.

Eu costumo falar em tom de brincadeira: "Tem gente que gosta até de boxe". Mas eu não quero falar de esportes, de aventuras, nem de travessuras. O tema escolhido hoje é: "Ser poeta". Tem gente que pensa que um poeta só escreve, faz os seus versinhos, alguns bebem para se inspirar e escrever, outros usam métodos até um pouco extremos, ou poucos comuns e a poesia flui, apesar de tudo e do mistério que ainda a cerca. Eu pensava que só haviam poesias em versos rimados que podiam ser declamados e até cantados, poesias que falavam de amor, paixão, desilusão... Até hoje tem muita gente que ainda pensa assim, mas não isto não é verdade. O poeta que eu mais leio é um Modernista, portanto não está preso a esses métodos que muitos hoje entendem como ultrapassados. Falo do mineiro Carlos Drummond de Andrade, meu patrono na Academia Guaçuana de Letras, cadeira número 19. Drummond escandalizou os poetas de sua época com a sua poesia livre, solta e muito densa. Isto o marcou muito e levantou muita discussão em torno da sua forma de escrever. Digamos que, como bom mineiro, ele saiu da linha, pois naquele tempo a maioria escrevia Sonetos. Mas com o tempo tudo foi colocado nos seus devidos lugares, cada um com a sua escola poética sempre colaborando para o bem a para a disseminação da poesia.

A poesia é uma arte muito antiga. Na Bíblia temos muitos poetas e, portanto, muita poesia. Temos livros livros poéticas e muita "poesia solta" na maioria dos 66 livros da Bíblia. O leitor atento e interessado facilmente percebe isto, principalmente quando lê os Salmos. A poesia é de Deus, é algo divino, os hinos que cantamos, na sua maioria, tem poesia, até na nossa oração tem poesia. Poesia está inserida no nosso dia a dia. A Bíblia é a Palavra de Deus, é Deus nos falando através da sua palavra. Para corroborar o que estou escrevendo vou postar uma de minhas poesias sobre a Bíblia.

A BÍBLIA
Para muitos a Bíblia
é apenas um livro velho
cheirando a mofo
e com a sua capa já gasta.
Para outros, esse livro
só serve para guardar
alguns objetos, ou dinheiro,
e tem um desagradável cheiro.
Para outros, ela serve de amuleto,
para outros ela é apenas
um livro preto, ou de outra cor.
Enfim, cada um dá à Bíblia o seu valor.
Mas, para que serve a Bíblia?
Esta resposta depende da fé
e da crença de cada pessoa.
Para muitos a Bíblia é boa
e ensina o caminho da vida,
para outros ela não é sagrada
e, portanto, não serve para nada.
Mas todos concordam, numa coisa:
A Bíblia é a Carta por Deus enviada
que nos aponta, sem véu,
o caminho, a estrada para o céu.
21-06-2022.

Que Deus nos abençoe a todos através da sua Palavra que é "Lâmpada para os nossos pés e luz para os nosso caminhos" (Salmos 119.105)
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.