Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sem expor o eventual desafeto!

Mais um título que pode levar a estranhar uma aparente mudança de postura; antes, propondo reflexões na Palavra de Deus, nos ensinamentos do Senhor Jesus para neles vivermos, praticarmos; ora, apontando para desentendimentos humanos, que ocorrem em nosso planeta sobre o qual a Palavra de Deus afirma: "este mundo jaz no maligno" (1Jo. 5. 19).

A palavra "desafeto" tem vários sinônimos: "desamor, ódio, adversário, inimigo, antagônico, hostil, avesso, adverso, desavindo, emulante; no Brasil, também pode significar rival" (Google).

A respeito, transcrevo Palavra do Senhor Jesus comparando três traduções: ARA (Almeida Revista e Atualizada), ARC (Almeida Revista e Corrigida, NVI (Nova Versão Internacional):

"Se teu irmão pecar [contra ti], vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano" (Mt. 18. 15-17 ARA).

"Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão. Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que, pela boca de duas ou três testemunhas, toda palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano." (ARC).

"Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano." (NVI).

Gentio – "Na Bíblia, a palavra "gentio" é usada para designar os povos e nações que não eram judeus ou israelitas. A palavra deriva do latim "gens", que significa "clã" ou "grupo de famílias" (Google).

Publicano – "Na Bíblia, publicanos era o nome dado aos coletores de impostos e taxas que trabalhavam para o Império Romano nas províncias. Por causa disso, eram odiados pelo povo, que costumava dizer que eram ladrões" (Google).

Pagão – "O termo "pagão" é usado na Bíblia para se referir a pessoas que não seguem os princípios judaico-cristãos. A palavra "pagão" tem origem no latim "paganus" e pode ter vários significados: no cristianismo, "pagão" é usado para se referir a pessoas não batizadas" (Google).

"O paganismo é uma religião que cultua a natureza e que acredita em vários deuses. Os pagãos acreditam que a natureza é parte da essência divina e que tudo que existe na Terra é uma partícula do divino. Eles respeitam e celebram os ciclos da natureza com festas" (Google).

Toda essa transcrição para deixar claro o que a Palavra de Deus ensina sobre a exposição do próximo com o qual há discordância, aquele que nos ofende e, por isso, nos entristece.

Encontro dois textos bíblicos que me mostram a "gradatividade" que deve haver em nossa ação:

• o Salmo 1. 1-3 me ensina sobre a gradatividade do pecado: quem não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores; quem não se detém, não se assenta na roda dos escarnecedores;

• Mateus 15. 18-17 aconselha a gradatividade de uma eventual "punição" – primeiro devemos conversar, em particular, com o eventual "desafeto"; se ele não nos ouvir, devemos voltar ao diálogo diante de testemunhas; se, ainda assim, ele se mostrar "rebelde", aí sim deve ser levando diante da Igreja; e, finalmente, se a rebeldia não for aplacada, então é considerá-lo gentio, publicano ou pagão; ou seja, nos termos atuais: "excomungá-lo" (catolicismo) – "exclui-lo" (evangélicos).

A Palavra de Deus jamais indica que o ofensor deva ser, de imediato, punido, afastado, rejeitado ou até mesmo criticado publicamente; há que se obedecer à "gradatividade", uma atitude nossa que pode culminar na "regeneração" daquele que se encontra em pecado; e eu creio em regeneração dos que, verdadeiramente, se convertem ao Senhor Jesus.

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhe o poder de serem feitos [serem feitos] filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (Jo 1.12-13).

"E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" (1Co 5.17).

Tudo se faz novo para os que estão em Cristo Jesus, conforme explanei em meu artigo "Tudo novo [larga as tranqueiras]", de 10.06.2009:

"Temos que deixar para trás os velhos hábitos, as velhas manias, os velhos conceitos, as velhas atitudes, as velharias, as tranqueiras, enfim TUDO, e seguirmos as orientações dadas por Deus, sem o que estaríamos dando um mau testemunho de Cristo."
São Paulo - SP
Textos publicados: 825 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.