Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sede meus imitadores

"Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé" (2 Co 13.5). "De modo que em nós atua a morte; mas em vocês, a vida" (2 Co 4.12). "Sede meus imitadores" (1 Co 11.1).

George Whitefield, pregava para as multidões ao ar livre, porque as igrejas na Inglaterra do século 18 não o recebiam. Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João (Jo 1.6). Houve um homem entre nós chamado George Whitefield(1714-1770). Mesmo sendo um jovem com apenas 23 anos, deixou-se ser usado por Deus para que não só ingleses, mas, diferentes povos, conhecessem o poder do Evangelho de Cristo.

Carregou a exemplo de Paulo (Gl 6.17), as marcas de uma vida dedicada a Cristo em prol da evangelização de milhares de vidas que, impactadas pela sua pregação (da verdade), foram alcançadas pela graça salvadora de Jesus. Agredido, verbal e fisicamente, espancado a pauladas e apedrejado. Hoje, quando os modelos foram desgastados pela repetição de cópias de péssimos "xérox" e não do original que é Cristo, convém, mesmo em leitura rápida, avivar nossa fé com os exemplos deixados por essa vida queimada no altar do reino de Deus.

Whitefield pregava para um público de 20 mil pessoas, em uma época em que não havia microfones ou recursos que ampliassem sua voz. Certa vez escreveu: "Desejo, todas as vezes que subir ao púlpito, considerar essa oportunidade como a última que me é dada de pregar; e a última dada ao povo para ouvir a Palavra de Deus." Em uma de suas mensagens disse: Vós me censurais por que choro. Mas como posso conter-me, quando não chorais por vós mesmos, apesar das vossas almas mortais estarem à beira da destruição? Não sabeis se estais ouvindo o último sermão, ou não, ou se jamais tereis outra oportunidade de chegar a Cristo. Jamais fundou uma igreja. Aconselhava que os conversos procurassem igrejas locais. Nas 13 cruzadas que realizou nos Estados Unidos, Whitefield colaborou com vários orfanatos que fundou na Geórgia. Amava os órfãos e, foi para eles como um pai.

O último sermão de George Whitefield (no meio da tarde, num campo, em cima de um barril) teve por texto 2 Coríntios 13.5: "Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé". Por tema: "O novo nascimento." Pregou com dificuldade, por causa da voz rouca e cansada, mas não inferior a tantos outros sermões, cheios de unção e graça de Deus. Em um momento talvez de desabafo, deu o seguinte brado: "Obras! Obras! O homem alcançar o céu por obras! Eu pensaria antes em alcançar a lua subindo numa corda de areia!" 

Quero aconselhar quem ainda não leu, a conhecer sua grande obra: "A vida de Deus na alma do homem." Morreu aos 65 anos de idade, após ministrar por cerca de duas horas para um imenso grupo de sedentas almas. Logo mais a noite hospedou-se na casa de um pastor, em Newburysport, aconselhando colegas de ministério. Recolheu-se ao aposento oferecido pelos donos da casa e, após pregar à alguém que dividia com ele o quarto, foi recebido por Cristo em Sua glória, para com Ele, e todos os santos de Deus, receber o descanso eterno, no céu.

Que posso dizer mais? Nada! A Bíblia diz através de Hebreus 11.32-40: "Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa." 

"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma" (Hb 12.1-3).

Confesso não ser digno de usar o texto de 1 Coríntios 11.1, "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo". Mesmo assim oro para que, no exemplo do cristão George Whitefield e de tantos outros que Deus tem colocado ao meu lado, eu venha pela misericórdia de Deus, copiá-los, pois alguns foram e outros ainda são, com a misericórdia de Deus, fiéis ao original, Jesus Cristo.

Que na minha fraqueza eu encontre em Deus e nos amados irmãos, a necessária inspiração e ajuda para continuar firme até o fim da jornada e ser achado digno.

Em Cristo e por Cristo, eternamente, amém.
Itatiba - SP
Textos publicados: 42 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.