Palavra do leitor
- 08 de novembro de 2006
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Se sua casa pegar fogo
"Se sua casa pegar fogo, aproveite para se aquecer!" (Provérbio espanhol )
A palavra "filosofia"1 resulta da união de outras duas palavras: "philia"2 , que significa "amizade", "amor fraterno", “respeito entre os iguais”; e "sophia"3 , que significa "sabedoria", "conhecimento". De "sophia" decorre a palavra "sophos" (σοφός), que significa "sábio", "instruído". Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Assim, o "filósofo" seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000, p. 19).
Houve um filósofo chamado Heráclito que dizia: "Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo". Platão disse de Heráclito: "Ele compara as coisas com a corrente de um rio - que não se pode entrar duas vezes na mesma corrente"; pois o rio corre e troca-se outra água. Seus sucessores dizem até que nele, no rio, nem se pode mesmo entrar, pois que imediatamente se transforma; o que é, ao mesmo tempo já novamente não é. Além disso, Aristóteles disse que Heráclito afirma que é apenas um o que permanece; disto todo o resto é formado, modificado, transformado; que todo o resto, fora deste um, flui, que nada é firme, que nada se demora.
Nós cristãos bíblicos sabemos pela REVELAÇÃO que o ÚNICO SER que não muda é Deus, o Criador e que todas as coisas foram criadas por Ele: “no princípio criou Deus, os céus e a terra”. Por isso, também dizemos que Deus é imutável. O escritor de Hebreus diz que “Jesus é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre” (Heb. 13:8). É uma declaração da sua divindade, e, por conseguinte, da sua imutabilidade (cf. Malaquias 3:6). No entanto, toda a criação muda, sofre transformações, alterações, pois tudo nasce, cresce, frutifica e morre: “toda a carne é erva, e toda a sua glória como a flor da erva; seca-se a erva, e caem as flores...” (Is 40:6-7). Então, podemos tomar emprestado o pensamento de Heráclito e concordar que “tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo”, isto quando nos referimos à criação. As mudanças que acontecem são necessárias, por isso, também existe primavera, verão, outono e inverno. Jesus disse: “sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mt 5:48), e o apóstolo Pedro diz: “o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo nos regenerou (transformou) para uma viva esperança” (I Pe 1:3), e ainda Paulo exorta: “transformai-vos pela renovação da vossa mente” (Rm 12:2), e em outro lugar instrui: “seguindo a verdade, em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo” (Ef 4:15). Todos estes textos falam sobre mudanças ou transformações, sejam elas, ocorridas ou ainda por ocorrer.
Onde eu quero chegar com tudo isso? Bem, a vida de todos nós, na sua maior parte, é feita de choro e alegria, dor e prazer, guerra e paz, nascimento e morte, etc. Enquanto durar a terra este processo dialético vai acontecer e precisamos aceitar, entender, aprender com ele e através dele. Somente no “novo céu e nova terra” não haverá mais “morte, luto, pranto, dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap 21:4). Mas, até lá, viveremos nesse processo de ‘viver e morrer’ transformador que, graças a Deus, é usado por Ele para conformar nosso ser mutável (imperfeito) ao ser imutável e perfeito do Senhor Jesus. Para isso, “Deus age soberanamente em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, pois àqueles que conheceu, chamou e predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho...” (Rm 8:28-29). E ainda, “amados, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando ele (Jesus) se manifestar, seremos semelhantes a ele...” (I Jo 3:2).
Portanto, ao concluir esta meditação, afirmo com o salmista: ”ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” – (Salmo 30:5b). Ou seja, o choro é uma possibilidade, pois ele “pode vir” e de fato às vezes vem, mas também pode não vir. Entretanto, há uma certeza para nós cristãos: “a alegria vem pela manhã” porque sempre haverá um novo dia, pois nós sabemos que “as misericórdias do SENHOR renovam-se a cada manhã, elas não têm fim, e são a causa de não sermos consumidos” (Lm 3:22-23).
Então, meus irmãos amados, não se deixem abater se porventura a casa pegar fogo! Aprendam a RE-AGIR positivamente diante do ocorrido, e AJAM como bons filósofos, reflitam no que Deus pode fazer em vocês, por vocês e através de vocês. Com toda a certeza, das cinzas poderá ressurgir um ‘novo ser’, totalmente transformado, com ‘novos propósitos’. Deus abençoe!
1- do grego φιλοσοφία
2- φιλία
3- σοφία
A palavra "filosofia"1 resulta da união de outras duas palavras: "philia"2 , que significa "amizade", "amor fraterno", “respeito entre os iguais”; e "sophia"3 , que significa "sabedoria", "conhecimento". De "sophia" decorre a palavra "sophos" (σοφός), que significa "sábio", "instruído". Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Assim, o "filósofo" seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000, p. 19).
Houve um filósofo chamado Heráclito que dizia: "Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo". Platão disse de Heráclito: "Ele compara as coisas com a corrente de um rio - que não se pode entrar duas vezes na mesma corrente"; pois o rio corre e troca-se outra água. Seus sucessores dizem até que nele, no rio, nem se pode mesmo entrar, pois que imediatamente se transforma; o que é, ao mesmo tempo já novamente não é. Além disso, Aristóteles disse que Heráclito afirma que é apenas um o que permanece; disto todo o resto é formado, modificado, transformado; que todo o resto, fora deste um, flui, que nada é firme, que nada se demora.
Nós cristãos bíblicos sabemos pela REVELAÇÃO que o ÚNICO SER que não muda é Deus, o Criador e que todas as coisas foram criadas por Ele: “no princípio criou Deus, os céus e a terra”. Por isso, também dizemos que Deus é imutável. O escritor de Hebreus diz que “Jesus é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre” (Heb. 13:8). É uma declaração da sua divindade, e, por conseguinte, da sua imutabilidade (cf. Malaquias 3:6). No entanto, toda a criação muda, sofre transformações, alterações, pois tudo nasce, cresce, frutifica e morre: “toda a carne é erva, e toda a sua glória como a flor da erva; seca-se a erva, e caem as flores...” (Is 40:6-7). Então, podemos tomar emprestado o pensamento de Heráclito e concordar que “tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo”, isto quando nos referimos à criação. As mudanças que acontecem são necessárias, por isso, também existe primavera, verão, outono e inverno. Jesus disse: “sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mt 5:48), e o apóstolo Pedro diz: “o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo nos regenerou (transformou) para uma viva esperança” (I Pe 1:3), e ainda Paulo exorta: “transformai-vos pela renovação da vossa mente” (Rm 12:2), e em outro lugar instrui: “seguindo a verdade, em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo” (Ef 4:15). Todos estes textos falam sobre mudanças ou transformações, sejam elas, ocorridas ou ainda por ocorrer.
Onde eu quero chegar com tudo isso? Bem, a vida de todos nós, na sua maior parte, é feita de choro e alegria, dor e prazer, guerra e paz, nascimento e morte, etc. Enquanto durar a terra este processo dialético vai acontecer e precisamos aceitar, entender, aprender com ele e através dele. Somente no “novo céu e nova terra” não haverá mais “morte, luto, pranto, dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap 21:4). Mas, até lá, viveremos nesse processo de ‘viver e morrer’ transformador que, graças a Deus, é usado por Ele para conformar nosso ser mutável (imperfeito) ao ser imutável e perfeito do Senhor Jesus. Para isso, “Deus age soberanamente em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, pois àqueles que conheceu, chamou e predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho...” (Rm 8:28-29). E ainda, “amados, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando ele (Jesus) se manifestar, seremos semelhantes a ele...” (I Jo 3:2).
Portanto, ao concluir esta meditação, afirmo com o salmista: ”ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” – (Salmo 30:5b). Ou seja, o choro é uma possibilidade, pois ele “pode vir” e de fato às vezes vem, mas também pode não vir. Entretanto, há uma certeza para nós cristãos: “a alegria vem pela manhã” porque sempre haverá um novo dia, pois nós sabemos que “as misericórdias do SENHOR renovam-se a cada manhã, elas não têm fim, e são a causa de não sermos consumidos” (Lm 3:22-23).
Então, meus irmãos amados, não se deixem abater se porventura a casa pegar fogo! Aprendam a RE-AGIR positivamente diante do ocorrido, e AJAM como bons filósofos, reflitam no que Deus pode fazer em vocês, por vocês e através de vocês. Com toda a certeza, das cinzas poderá ressurgir um ‘novo ser’, totalmente transformado, com ‘novos propósitos’. Deus abençoe!
1- do grego φιλοσοφία
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3- σοφία
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