Palavra do leitor
- 09 de dezembro de 2019
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Sarados Espirituais
"Senhor meu Deus, clamei a ti e Tu me saraste." Sl 30.2
"Senhor meu Deus..." requer um relacionamento. Houve reis até, que chegaram aos profetas e pediram: "Clama ao ‘teu’ Deus." Como disse Dario a Daniel ao lançá-lo na cova dos leões: "O teu Deus a quem continuamente serves, Ele te livrará."
Quando alguém fala "Senhor Meu Deus" não está se dizendo proprietário de Deus, antes, servo; pretende ter com Deus um relacionamento fiel. Como O chamaria Senhor sem obediência?
Dois vícios são muito encontráveis no nosso meio. O clericalismo onde, apenas uma casta de "especializados" sabe como se procede e nas mãos desses, deve o povo comum buscar diretrizes; e a banalização irresponsável, na qual, até quem não dá a mínima para O Altíssimo e Sua Palavra se diz Dele.
"Deus é Pai não é Padrasto;" "Também sou filho de Deus". Isso de gente, cujos passos, em nada testificam de uma filiação tão nobre.
Certos traços filiais são necessários para que a coisa se mostre veraz; "Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, não filhos." Hb 12.7-8
Há um meio termo saudável. Não é só para "especialistas", nem para todos de qualquer maneira; É acessível a todos, mediante o mesmo padrão: "A todos quantos o receberam, (a Cristo) deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu Nome;" Jo 1.12
Se, o convite é abrangente; "vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos..." a condição é precisa para os que ousarem tal passo: "Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de mim..."
"... clamei a ti..." Muitos falam alhures sobre o "poder da fé" de uma forma diluída, como se, a mesma tivesse alguma virtude em si, invés de ser apenas um lastro para o relacionamento com quem, deveras, tudo pode.
Ora, para quem devaneia com um poder intrínseco à fé, qualquer fé serve. Em Buda, Alá, Krishna, Osíris, ETs, Gnomos, Bruxas...
A fé saudável nunca foi apresentada como tendo poder; antes, como sendo uma atitude que agrada Àquele que o tem. "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e É galardoador dos que O buscam." Hb 11.6
Quando O Salvador disse: "A tua fé te salvou" não estava aludindo a suposto poder da fé; antes, referia-se à qualidade da mesma; Ele dissera: "Crede em Deus, crede também em Mim." Desse modo, "Tua fé te salvou" porque crestes em quem te poderia salvar.
"... e Tu me saraste." A ideia geral de sanidade atina às coisas do corpo estritamente; embora, seja bem mais ampla que isso. No livro de II Reis temos Eliseu, o profeta, derramando uma porção de sal numa fonte corrupta de Jericó e "sarando" às águas. Moisés fizera semelhante em Mara. Em resposta à oração de dedicação do templo feita por Salomão, O Eterno prometeu mediante certas condições de fé e arrependimento, ouvir desde os Céus e "sarar" à sua terra.
Alguns adeptos da errônea ideia que servos de Deus são dedetizados e jamais ficam doentes por causa da fé, torcem o sentido de Isaías, onde diz que, "Pelas Suas pisaduras fomos sarados."
Em cima disso afirmam, como faz R. R. Soares, por exemplo, que todas as doenças são do inimigo; devemos "tomar posse da bênção" que já é nossa.
Nesse caso, o que precisa de saúde é a compreensão dele que está enferma. No contexto imediato se pode ver o tipo de enfermidade em foco; "... Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele..." Is 53.5
Se, a "doença" era de transgressões, iniquidades e a consequência da cura foi o restabelecimento da paz com Deus, necessária se faz a interpretação que, a saúde em realce seja espiritual, não, física.
Não significa que O Senhor não cure moléstias físicas também; apenas, não é essa a prioridade. Nem sempre quer. "Minha graça te basta, pois, Meu poder aperfeiçoa-se na fraqueza."
As enfermidades pesam; somos ditosos quando O Senhor nos socorre no tocante a elas; contudo, essas não vão além da sepultura;
Há males maiores de consequências eternas que devem ser alvo de nosso zelo, vigilância e orações; "... Não temais os que matam o corpo, depois, não têm mais que fazer. Mas, Eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei Aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a Esse temei." Lc 12.4-5
"Senhor meu Deus..." requer um relacionamento. Houve reis até, que chegaram aos profetas e pediram: "Clama ao ‘teu’ Deus." Como disse Dario a Daniel ao lançá-lo na cova dos leões: "O teu Deus a quem continuamente serves, Ele te livrará."
Quando alguém fala "Senhor Meu Deus" não está se dizendo proprietário de Deus, antes, servo; pretende ter com Deus um relacionamento fiel. Como O chamaria Senhor sem obediência?
Dois vícios são muito encontráveis no nosso meio. O clericalismo onde, apenas uma casta de "especializados" sabe como se procede e nas mãos desses, deve o povo comum buscar diretrizes; e a banalização irresponsável, na qual, até quem não dá a mínima para O Altíssimo e Sua Palavra se diz Dele.
"Deus é Pai não é Padrasto;" "Também sou filho de Deus". Isso de gente, cujos passos, em nada testificam de uma filiação tão nobre.
Certos traços filiais são necessários para que a coisa se mostre veraz; "Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, não filhos." Hb 12.7-8
Há um meio termo saudável. Não é só para "especialistas", nem para todos de qualquer maneira; É acessível a todos, mediante o mesmo padrão: "A todos quantos o receberam, (a Cristo) deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu Nome;" Jo 1.12
Se, o convite é abrangente; "vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos..." a condição é precisa para os que ousarem tal passo: "Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de mim..."
"... clamei a ti..." Muitos falam alhures sobre o "poder da fé" de uma forma diluída, como se, a mesma tivesse alguma virtude em si, invés de ser apenas um lastro para o relacionamento com quem, deveras, tudo pode.
Ora, para quem devaneia com um poder intrínseco à fé, qualquer fé serve. Em Buda, Alá, Krishna, Osíris, ETs, Gnomos, Bruxas...
A fé saudável nunca foi apresentada como tendo poder; antes, como sendo uma atitude que agrada Àquele que o tem. "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e É galardoador dos que O buscam." Hb 11.6
Quando O Salvador disse: "A tua fé te salvou" não estava aludindo a suposto poder da fé; antes, referia-se à qualidade da mesma; Ele dissera: "Crede em Deus, crede também em Mim." Desse modo, "Tua fé te salvou" porque crestes em quem te poderia salvar.
"... e Tu me saraste." A ideia geral de sanidade atina às coisas do corpo estritamente; embora, seja bem mais ampla que isso. No livro de II Reis temos Eliseu, o profeta, derramando uma porção de sal numa fonte corrupta de Jericó e "sarando" às águas. Moisés fizera semelhante em Mara. Em resposta à oração de dedicação do templo feita por Salomão, O Eterno prometeu mediante certas condições de fé e arrependimento, ouvir desde os Céus e "sarar" à sua terra.
Alguns adeptos da errônea ideia que servos de Deus são dedetizados e jamais ficam doentes por causa da fé, torcem o sentido de Isaías, onde diz que, "Pelas Suas pisaduras fomos sarados."
Em cima disso afirmam, como faz R. R. Soares, por exemplo, que todas as doenças são do inimigo; devemos "tomar posse da bênção" que já é nossa.
Nesse caso, o que precisa de saúde é a compreensão dele que está enferma. No contexto imediato se pode ver o tipo de enfermidade em foco; "... Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele..." Is 53.5
Se, a "doença" era de transgressões, iniquidades e a consequência da cura foi o restabelecimento da paz com Deus, necessária se faz a interpretação que, a saúde em realce seja espiritual, não, física.
Não significa que O Senhor não cure moléstias físicas também; apenas, não é essa a prioridade. Nem sempre quer. "Minha graça te basta, pois, Meu poder aperfeiçoa-se na fraqueza."
As enfermidades pesam; somos ditosos quando O Senhor nos socorre no tocante a elas; contudo, essas não vão além da sepultura;
Há males maiores de consequências eternas que devem ser alvo de nosso zelo, vigilância e orações; "... Não temais os que matam o corpo, depois, não têm mais que fazer. Mas, Eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei Aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a Esse temei." Lc 12.4-5
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