Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Artigo publicado em resposta a Fatias de Homilética, no tablete “PPP”.

Salmo que desanima a/à 3ª idade?

Ele é primeiro não só na antiguidade. Sobretudo, certeiro não só na eternidade. E, daí, maneiro não só na intimidade. Ele é 1º salmo, abrindo o caminho para outros 149, sendo o último, cronologicamente, o, canonicamente, 1º.

1 - CONTEXTUALIZANDO – § Foi Dwight Lyman Moody quem disse que Moisés teve 3 fases de 40 em 40 anos? – 1ª, de zero ao 40º ano, quando pensou que fosse alguém; 2ª, do 40º ao 80º, que era ninguém; e 3ª, do 80º ao 120º, que ninguém, nas mãos de Deus, poderia ser alguém!!! –. E, quando ele já estava na 3ª fase, embora positiva, ele que nascera aos 6 de março do ano 1543 antes da era cristã, aos 9 de agosto de 1461 – portanto com 82 anos –, Deus lhe revelara que sua geração – inclusive, ele – não entraria na Terra Prometida, exceto Calebe e Josué, este então seu auxiliar; em outubro do ano supracitado, os hebreus foram derrotados em Hormá, e arrependeram-se, mas, tardiamente. Nesse contexto – especificamente, nesse outubro (de 1461) –, o Espírito Santo iluminou Moisés a escrever e esse 1º salmo – Salmo 90! –, que é o 1º no original hebraico (“89”, na 1ª tradução grega; a 70 ou “LXX”, ou a Septuaginta). § O mesmo Espírito Santo que inspirara Moisés a registrar a revelação, entre o ano 2553 a 2439, de que a idade ideal do homem é 120 anos (Gn 6.3), quis, nesse contexto – mais que histórico, “sentimental” –, que Moisés escrevesse esse Salmo numa perspectiva negativa e com propositiva pessimista... § ... mas-MAIS, o tema geral desse Salmo é a eternidade de Deus e a transitoriedade do homem, sendo que aquela é mais do que se pensa, e esta, de “certa forma” – e, de “Forma Certa”, sobretudo –, menos que se diz, como veremos, embaixo.

2 - COMENTANDO – § Diferentes divisões em parágrafos e pontos desse Salmo aparecem, respectivamente, em traduções e comentários. § Dividimo-los, assim: 1- (versículos 1 ao 4) – Razão Fundamental: Há várias doutrinas sobre Deus, sendo a principal a eternidade. João Calvino comentou que, aqui, trata-se é “a eternidade [...] não só à essência de Deus, mas também a sua providência, por meio da qual ele governa o mundo”. Ou seja, a “natureza” de Deus é algo que é bom até para nós, ao ponto da Bíblia de Estudos de Genebra, que o literato William Shakespeare usava, ter um artigo sobre eternidade, auto-sustentabilidade e necessidade (!) de Deus!!!... 2- (vers. 5 ao 12) – Questão Central: Trata-se da limitação e inferioridade humanas. O comentarista retro citado, tratando de algo, nos versículos 5 e 11, respectivamente, assevera: “[...] Esta doutrina requer meditação contínua”; “doutrina genuína e proveitosa”. Um dos itens da questão central é a idade-limite da vida humana – 70 ou 80 anos? –. (Leia, imediatamente, e, mediatamente, sobretudo!...). Importante, aqui, é entender que a vida humana é passageira... 3- (v. 13 ao 17) – Solução Final: Moisés orou para Deus voltar-Se para Seus servos, levando-os a – como diz, ainda, Calvino! – “resultados prósperos todas as ações e empreendimentos de seu povo”!!! – § Isso é só um resumo do capitulo.

3 - COMPLETANDO – § A eternidade de Deus é “de eternidade a eternidade” (v. 1), ou, como temos entendido, antes/através/após o tempo, ou, anterior-interior-ulterior... § E a data-limite da idade do homem de 70 ou 80 anos (v. 10) é pros israelitas naquele momento, pois a revelação de Deus anterior, como já vimos, e que Moisés registrara, é que o limite ideal é 120 anos (Gn 6.3) – podendo ser menos, ou, mais! (...) –, e, esse autor humano, mesmo, viveria 120, pois, só, morrera em 6/3/1423!! – sem problemas de vista, e forte!!! – (Dt 34.7)... § Só há, mais ou menos, 40 anos é que a Ciência descobriu que o ser humano tem estrutura para a média de vida de 120 anos. Mais u´a vez a Bíblia antecipou descobertas científicas! Continuemos com a Bíblia. Mais que por isso!!!... Avante! Amém!! Até!!!...

Contexto histórico aludido ajuda-nos a entender o Texto. Milênio num dia embutido é algo que mostra que para Deus não tem tempo. Viver mais pode ser inserido em nossos pedidos a Deus, e, no caprichar mais com nossa saúde. Moisés, mesmo, viveu mais 38 anos.

(Tripas / tri-Paz – 304).
Governador Valadares - MG
Textos publicados: 126 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta