Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Saindo de uma fria!

Na infância, costumava participar de uma brincadeira com o seguinte título: "Quente e frio". Melhor explicando a brincadeira: um líder escolha um objeto pequeno e o escondia.

Sempre que a criança se aproximava do objeto, escutava do líder: "Está quente!". Se estivesse muito perto, escutava: "Está fervendo!". Se estivesse muito distante do objeto, escutava: "Está congelado!". Se estivesse apenas um pouco distante, escutava: "Está frio".

Vencia a criança que primeiro encontrasse o objeto. E o que fosse encontrado poderia se tornar o presente ou brinde para o vencedor (quem sabe um chocolate com recheio de avelã?)

Se aplicássemos esta brincadeira à vida espiritual, acredito que boa parte da cristandade estaria numa "tremenda fria".

A Bíblia até perece ser um objeto raro, escondido e empoeirado na casa de muitos cristãos (ou aberta em cima de algum móvel da sala, na página do Salmo 91!), pois pouco se consulta as Escrituras no sentido de se obter orientação divina para as demandas existenciais.

O fato é que os postulados humanistas parecem atualmente mais atraentes e convincentes, como se as citações dos ditos “mestres seculares" fossem infalíveis e capazes de solucionar todos os dilemas familiares, amorosos, emocionais e de relacionamentos em geral.

As escolas cristãs parecem vir abandonando o papel para o qual se propuseram institucionalmente: o de fazer conhecido o Evangelho da Graça de Deus aos pecadores ainda não salvos.

A nossa sociedade agoniza no leito do ateísmo, do pragmatismo. A maioria das Igrejas evangélicas, antes firmadas nos ensinos dos Apóstolos e Reformadores, parecem vir se curvando diante de terríveis heresias, causando doenças para boa parte do corpo de Cristo.

Para o término desta breve reflexão, trago à memória um texto do Antigo Testamento, quando o povo de Deus (em Judá) andava bastante frio espiritualmente, por não buscar o conhecimento de Deus através das Escrituras Sagradas.

Na verdade, os rolos contendo as Palavras da Lei estavam perdidos dentro do Templo. Todavia, quando os rolos do livro da Lei foram achados, e lidos para o Rei Josias (que começou a reinar com apenas 8 anos), este teve uma atitude de perfeita humilhação e quebrantamento, tanto que o Senhor Deus poupou aquele Rei dos juízos que recairam sobre o povo desobediente e indiferente à Palavra:

“Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe, Jedida, filha de Adaías, de Bozcate. E fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda. Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu. Então o escrivão Safã veio ter com o rei e, dando-lhe conta, disse: Teus servos ajuntaram o dinheiro que se achou na casa, e o entregaram na mão dos que têm cargo da obra, que estão encarregados da casa do Senhor. Também Safã, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me deu um livro. E Safã o leu diante do rei.

Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes. E o rei mandou a Hilquias, o sacerdote, a Aicão, filho de Safã, a Acbor, filho de Micaías, a Safã o escrivão e a Asaías, o servo do rei, dizendo: Ide, e consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito.

Então foi o sacerdote Hilquias, e Aicão, Acbor, Safã e Asaías à profetiza Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá, o filho de Harás, o guarda das vestiduras (e ela habitava em Jerusalém, na segunda parte), e lhe falaram. E ela lhes disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim: Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus moradores, a saber: todas as palavras do livro que leu o rei de Judá. Porquanto me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para me rovocarem à ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar, e não se apagará. Porém ao rei de Judá (a Josias), que vos enviou a consultar o Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor Deus de Israel, acerca das palavras, que ouviste: Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o Senhor, quando ouviste o que falei contra este lugar, e contra os seus moradores, que seria para assolação e para maldição, e que rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor. Por isso eis que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então tornaram a trazer ao rei a resposta” (2 Reis 22:1,2,8-20)
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.