Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sacrificio

Para muitas pessoas, em nossos dias, a palavra sacrifício significa renunciar a alguma coisa. Então é comum ouvir alguém dizendo: “eu estou sacrificando os meus fins de semana para estudar”, “este regime é um sacrifício”. Isto torna evidente o quanto o nosso conceito de sacrifício é superficial. A origem da palavra sacrifício revela que seu verdadeiro significado é “santificar ou tornar sagrado”. Sacrificar não é renunciar a alguma coisa para conseguir outra mais desejada. Sacrificar é o ato de re-significar alguma coisa, dar um novo valor, trocar de plano, elevar a fim de conseguir alcançar uma consciência mais elevada.

Um sacrifício nunca é uma negação da vida, ao contrário, sempre é uma afirmação da vida.
A Bíblia nos relata vários exemplos de sacrificios: Abel que ofereceu a Deus um sacrificio mais nobre do que o do seu irmão Caim através de sua fé obtendo assim, a sua justificação; é o caso também de Moises, já homem feito recusou ser chamado de filho da filha de faraó. Além destes podemos também citar Sansão, Davi, Samuel e os profetas, os quais, por meio da fé, venceram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam bocas de leões, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra e puseram em fuga exércitos estrangeiros.” Mas quando falamos de sacrificio, nao podemos deixar de falar de Abraão. Abraão, homem comum, foi chamado para ser pai de multidão, pai de uma grande nação. Abrãao tinha moral com Deus. Abrãao era amigo íntimo de Deus. Amigos adoram presentear um ao outro. Então, Deus resolve presentear esse seu amigo com um filho! Todos sabemos a história, Abraão já era avançadissímo em idade e sua mulher também, recebem a noticia que terão um filho.

Creio que os dois recebem essa noticia com um sorriso, um sorriso incrédulo a principio:''Eu com mais de noventa anos ter um filho com Sara, que já de tão velhinha não consegue sustentar o peso do seu próprio corpo?'' É impossivel, mas Deus pode''.(Lc18:27). O filho nasceu. Lindo e saudável, Isaque cujo nome significa sorriso. Significado mais que apropriado para o filho de Abraão. Quando o filho nasce com certeza, Abraão não apenas sorriu, mas deu boas gargalhadas de júbilo.Todavia, esse filho tornou-se tão importante para Abraão que ele deixou seu Amigo de lado, já nao tinha tanta intimidade com Deus, havia perdido a essência da adoração. Isaque passou a ser o mais importante na vida de Abraão. Alguém duvida que Deus é ciumento? que Ele não quer que você renda culto a outros deuses, que você desvie para outros caminhos. Ciumes para nós é tão pejorativo é egoísmo, mas o ciume de Deus é um ''ciume limpo'' é perfeito, porque almeja nosso bem. E o amor exagerado de Abraão pelo seu filho estava se tornando uma idolatria, quase uma traiçao para com altissimo. Abraão ficou tão apaixonado pelo seu filho que houve um desvio de foco e ele inconscientemente colocou seu Isaque acima de Deus, e a biblia chama isso de idolatria.

Quantos de nós muitas vezes fazemos como Abraão? Colocamos nossos desejos acima da vontade de Deus, nos sacrificamos por causas perdidas? Erguemos em nossos corações altares a deuses pagãos, altares ao nosso ego, ao nosso eu, a nossa vontade? Obedecer a Deus não é sacrificio, ou pelo menos não deveria ser. Obedecer a Deus é fé, uma fé inteligente. È obedecer sem questionar, é o entendimento de renúncia. é fazer como Abraão fez e dizer ''eis me aqui senhor'' quando Deus te pedir o que te custar. É fazer como Jesus na hora do seu sofrimento no Getsêmani, no auge de sua angústia clamar dizendo '' Pai, se quiseres, afasta de Mim este cálice, não se faça, contudo, a minha vontade mas a tua" (Lc 22, 42).

Em Gênesis 22:3, Abraão entendeu sobre renúncia, mesmo com seu coração dilacerado fez o que teu amigo Deus Pai lhe ordenara. Isto é renuncia. Já no versiculo 5, percebemos que não existe sacrificio sem fé, nem fé sem sacrificio. Quando temos a fé inteligente e o entendimento do que é renúncia, pode ter certeza que Deus fará o milagre, pois nao há sacrificio sem entrega total. Abraão declarou que ''nós vamos descer'', Ele sabia que Isaque desceria dali vivo. Isto é fé. Quando Deus te mandar fazer algo, diga apenas ''eis me aqui Senhor'', aos olhos carnais isto é loucura, crueldade sacrificar seu filho. Essa parte é de cortar o coração; uma criança chega para seu pai e diz,'' papai, a madeira eu estou vendo, o cutelo esta em sua mao, mas onde está o cordeiro, onde está o cordeiro papai?'' Isto parece cena de filme de terror. Abraão, com dor na alma apenas disse: ''Deus proverá''. Amarrou seu Isaque debaixo de uma entrega total, renunciou sua carne, seu eu, sua vontade, e no momento que pegou o cutelo para consumar o mandamento de Deus ele ouviu uma voz...
Há quanto tempo não ouvimos a voz de Deus? Nao há milagre sem sacrificio, se Deus não for prioridade em nossos corações, se nao dissermos ''Senhor eis me aqui nada acontecerá...
Contagem - MG
Textos publicados: 34 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.