Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Refletindo um pouco sobre o nosso tempo

O tempo é impressionante! Passa tão rápido que às vezes nem percebemos que ele passou e às vezes de tal forma que até esquecemos que ele existe. E em nossa vida o gastamos em tantas coisas. Não é verdade? Por exemplo: quando você vai ao trabalho pega sua condução. Muitos gastam ali uma hora, duas ou mais dependendo de onde sai e para onde vai. Ao chegar ao trabalho gasta de seis a oito horas do seu dia e em toda semana aproximadamente quarenta horas. Uns mais e outros menos possivelmente. Você vai ao cinema e gasta com um filme pelo menos duas horas. Mais o passeio e tudo mais, um total de quatro a cinco horas.

Em casa ao ligarmos a televisão para ver as novelas, desenhos, filmes, DvD, gastamos pelo menos quatro horas por dia. Uns mais e outros menos. A média comprovada por pesquisas no assunto é de quatro horas pro dia em cada lar. E agora com o advento da internet e a democratização do computador, o tempo fica extremamente imperceptível, quando passamos o dia inteiro em programas como MSN, ORKUT, YOUTUBE ou qualquer outra coisa assim. Percebe quanto tempo gastamos e ao menos percebermos que ele passa tão rápido?

Vamos analisar o tempo em quantidade numérica e assim perceberemos melhor o quanto ele existe e passa e a gente nem nota. Se 1 dia tem 24 h, logo uma semana tem 168 h. Considerando um mês com 30 dias, ter-se-á 720 h no mês. Então em um ano teremos um total de 8640 h. Quantas horas! Talvez você nunca parou para pensar em quantas horas tinha em um mês ou quem sabe em um ano inteiro. Essa relação pega fogo quando paramos para pensar sobre tempo que dedicamos a Deus. Não é?

Vejamos: vamos começar com um exemplo simples: quanto tempo você tem dedicado sua vida a oração? Você é daqueles que oram meia hora por dia? Uma hora? Duas? Três? Quatro? Nenhuma dessas? Meu Deus! Pense: se você ora uma hora por dia ao final da semana você orou 7 h e no final do mês 30 h.

Mediante tantas coisas que nos envolvem, acredito que, atualmente, a média de oração dos evangélicos deve ser de menos de 1 h por dia. (Sei que existem exceções). Supõe que você tenha um ano de vida cristã e que ora 1 h por dia, considerando a média que acredito que deve ser. De 8640 h você se dedicou quase 365 h. Isso equivale a quase 5% de sua vida cristã. Agora supõe que você tem o mesmo caso que o meu: 10 anos de vida cristã. Se um ano tem 8640 h, dez anos têm 86400 h (oitenta e seis mil e quatrocentas horas). Lembre-se do primário: multiplicar por dez é só acrescentar um zero no número.

A minha vida com certeza foi bem menos que 1 h por dia de oração. Tinha vezes que fiquei meses sem orar. Teve uma época da minha vida que quase fiquei 1 ano sem orar. Que isso? Não se assuste! É a realidade da maioria dos cristãos. Lembre-se dos exemplos acima citados que tornamos nosso verdadeiro primeiro amor. Não falamos isso, mas nossas atitudes não negam. E na maioria do tempo de minha vida cristã trabalhando na obra da igreja sendo líder de jovens, adolescentes, EBD, músico e outros. Passei 86400 h de vida cristã e em todo este tempo me dediquei à oração aproximadamente 800 h. Considerando que de 86400 h, 1/3 nós passamos dormindo, levando em conta as estatísticas de gente versada no assunto. Ou seja: 28800 h só dormindo. E as 57600 h que sobram? O que a gente faz com ela? Gastamos com nossas vaidades, pois nossas necessidades são mais importantes do que quaisquer coisas referentes a Deus. Não é verdade? Concorda ou discorda? Estou exagerando? Acho que não.

Não adianta falarmos que não é verdade. Nossas atitudes não negam. Ou seja: de 57600 h dedicamos 800 h. É quase 1,4 % de toda minha vida cristã. Meu Deus! Que isso! Que horror! 1,4 % ! Só isso! E dentro de mim tenho suspeitas de ser bem menos que isso. Estou me referindo somente à oração. Poderia me deter aqui em longas linhas falando sobre salvação das almas perdidas. Aliás, te faço uma pergunta: você sabe quantas pessoas morrem sem Cristo, ou seja, morrem e vão para o inferno? Não?

Vou te dizer o pouco que sei. O Rev. Leonard Ravenhill, em seu livro: Porque tarda o pleno avivamento, fala sobre este assunto: “você acha que Deus está satisfeito ao ver que oitenta e três pessoas morrem por minuto sem Cristo”? É impressionante nós os cristãos de hoje. Fazemos tudo que nos diz respeito: passeamos, vamos ao shopping, viajamos todos os anos, saímos com os amigos quase todo final de semana, e tantas e tantas outras coisas que nossas vidas exigem e que um dia vão passar, como diz as Escrituras, e ouvimos notícias destas e achamos normal. Afinal de contas já estamos salvos né? O importante e entrar no ceú não importando quem vai ficar. Que Deus tenha misericórdia de nós. Vamos refletir sobre nosso tempo de vida cristã e colocar as coisas no seu devido lugar. Vamos imitar homens que dedicaram suas vidas a oração, como Knox, Brainerd, Finney e outros. Vamos restaurar nossa comunhão com Deus e nos converter a Ele de verdade Jl 2: 12-13. É tempo de restaurar o mandamento do Senhor. Veja Mc 12: 30-31.
Nova Iguaçu - RJ
Textos publicados: 1 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.