Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Quando Deus Nos Ofende

QUANDO DEUS NOS OFENDE

“Pensava eu que ele sairia a ter comigo, por-se-ia de pé, invocaria o nome do Senhor seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra, e restauraria o leproso” (2 Rs 5.11).

Quantas vezes não nos decepcionamos por algo não ter acontecido como planejamos? Quantas vezes não nos ofendemos por alguém não ter nos tratados da forma que queríamos?
Para muitas coisas em nossas vidas, nós imaginamos o que queremos de acordo com a nossa vontade, chegando a querer planejar o agir de Deus, e nos esquecemos de que não possuímos o controle de tudo, assim como o general do exercito do rei da Síria Naamã, que mesmo sendo um homem poderoso foi encontrar um profeta chamado Eliseu, para ser curado da lepra. Ao invés do profeta ir falar com o general, mandou um mensageiro dizer para Naamã se mergulhar sete vezes no rio Jordão. Mas Deus é simples! As ordens de Eliseu foram tão simples que Naamã não quis se sujeitar teve suas expectativas frustradas e isso deixou Naamã com muita raiva e ofendido, porque ele pensava que Eliseu iria falar com ele, ficar de pé, invocar o nome do SENHOR, colocaria a mão sobre a doença e o curaria, ou seja, faria um espetáculo grandioso.

Preste atenção às palavras que ele disse: “Pensava eu…” Na verdade, Naamã não se ofendeu por causa de Eliseu, mas em virtude de suas próprias expectativas frustradas. Ele, provavelmente, passou várias horas visualizando o momento da cura. Talvez, imaginou até o momento em que testificaria de sua maravilhosa experiência de cura. Quando não aconteceu de acordo com seu plano, ele se sentiu ofendido e frustrado.

Querido amigo, antes de o Senhor curá-lo ou de intervir divinamente em sua vida, ele muitas vezes o ofenderá ou frustrará. Por quê? Pense o que é que se ofende dentro de nós? Geralmente, é o orgulho. Buscamos a Deus para receber cura, mas o Senhor não quer apenas nos curar; ele quer que sejamos humildes. Sim, Deus nos cura por meio de nossa fé, mas há ocasiões em que nosso orgulho nos impede de receber a cura, porque não queremos submeter-nos às suas instruções. O Senhor nos ofende para humilhar-nos, a fim de que possa conceder-nos a graça. A fé opera por meio da graça, mas Deus só concede a graça aos humildes.

Observe quantas vezes o Senhor ofendia as pessoas antes de curá-las ou de agir em suas vidas. Uma vez, chegou a cuspir no chão, fez lodo e colocou-o nos olhos de um cego; depois, ainda ordenou que atravessasse a cidade daquele jeito! Imagine se você estivesse numa fila, esperando oração para ser curado, e visse o que o sujeito à sua frente tinha de fazer. Acho que qualquer um de nós procuraria alguma outra pessoa que orasse por você, um que ofendesse menos!
Em outra ocasião, Jesus comparou uma mulher que não era do povo de Israel a um cachorrinho imundo. Chegou a colocar os dedos nos ouvidos de um homem para curar sua surdez. Antes de curar as pessoas, ele frequentemente as ofendia.

Se aprendêssemos a humilhar-nos na ofensa, descobriríamos que a aparente ofensa era, de fato, uma porta para conduzir-nos ao poder manifesto de Deus. Quando Jesus chamou a mulher cananeia de “cachorrinho”, ao invés de ofender-se, ela disse: “Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos” (Mt.15.27). Quando Jesus ordenou ao cego que atravessasse a cidade com lodo nos olhos, o homem não discutiu nem pediu um procedimento menos humilhante; submeteu-se e voltou enxergando. Quando Eliseu mandou Naamã lavar-se no Jordão sete vezes, a ofensa feriu o orgulho do general. Contudo, quando se humilhou, a lepra foi substituída pela carne limpa de uma criança. Sua pele tornou-se como a de uma criança porque seu coração, por meio da humilhação, tornou-se como coração de criança.

Talvez, você ainda não tenha recebido sua intervenção divina porque não quis andar por um caminho que considera muito humilhante. Talvez, precise perder um pouco de sua “dignidade” (orgulho). Deus quer intervir em sua situação, mas também quer renovar e transformá-lo com sua graça.
Por isso, ore entregando o controle de sua vida para Deus, e dizendo como Jesus: “Pai, não se faça a minha vontade e sim a Tua” (Lc 22.42).

Mateus 5:5 Bem-aventurados os HUMILDES, porque herdarão a terra.

Em Cristo, Wesley Souza
São Paulo - SP
Textos publicados: 28 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.