Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Proposta de filiação a igreja do "pastor Pedro"

Um olhar sobre a melhor igreja de todos os tempos!

Outro dia me peguei numa verdadeira batalha de argumentos comigo mesmo acerca da realidade problemática que envolve as igrejas evangélicas do século 21. 

Não bastassem as ocorrências de praxe, comuns a toda membresia, relativas a irmãos que invariavelmente pecam trazendo confusão sobre as congregações e, principalmente sobre si mesmos.

Assistimos aturdidos a uma verdadeira batalha de "Titãs" entre igrejas seculares, igrejas renovadas e o surgimento de novas denominações.

São pastores de renome, ou mesmo outros não tão conhecidos se digladiando abertamente em canais de TV, rádios, jornais, e até mesmo, pasmem... Escrevendo livros que são verdadeiros dossiês difamatórios. 

Estes ministros brigam sobre interpretações teológicas e modelos litúrgicos. Buscam desenfreadamente, e cada qual ao seu próprio modo, uma fórmula mágica ou genial de inflar seus ministérios. 

Enquanto isso, à margem de toda essa "Babel Eclesiástica" dezenas e dezenas de vidas se perdem ou não são alcançadas por falta de acompanhamento e empenho destes líderes - tão ocupados em seus desvarios megalomaníacos.

Texto [At 2.42-47]:

42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
44 Os que criam mantinha-se unidos e tinham tudo em comum.
45 Vendendo suas propriedades e bens distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
47 Louvando a Deus, e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.

Proposta: Analise de filiação a igreja do "pastor Pedro":

1º) Característica:

Estudo da Palavra (At 2.42a): "Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos...".

Nota-se que a igreja do "pastor Pedro", empenha-se no aprendizado da Palavra de Deus, e orienta-se através da doutrina dos apóstolos e não de "novas revelações" ou estratégias sensacionalistas.

A Bíblia é o fundamento e a regra de fé e prática deste povo, que por ela não temem nem mesmo a ameaça da perda da própria vida, o que de fato já ocorreu com um deles por nome de Estevão, que mesmo cercado por uma turba enfurecida, não negou sua crença até ser morto por apedrejamento.

Ouvem-se ainda relatos verídicos dando conta de que outros membros, não menos veementes e corajosos que este Estevão, sofreram todo tipo de torturas; muitos foram acorrentados e sob açoites, tiveram seus corpos serrados ao meio, e foram postos à prova, os que sobreviveram, andaram errantes, maltrapilhos e afligidos, vagando por desertos, montes, cavernas e grutas (Hb 12.36,37).

Tese 01:

Se desejarmos ser uma igreja virtuosa e cheia do Espírito Santo de Deus, teremos que entender que o primeiro passo é sermos uma igreja bíblica, submissa às escrituras sagradas, logo, relevando a último plano nossos interesses pessoais, preciosismos, vaidades e temores.

Ainda que sobre pena de perdermos nossa própria vida, defendamos a Palavra de Deus às últimas conseqüências.

2º) Característica:

Comunhão (At 2.42b): "(...) E à comunhão".

Dentro da igreja do “pastor Pedro” percebe-se facilmente uma atmosfera de amizade sincera, companheirismo e solidariedade, lá não se vêem dissensões, disputas, invejas, ou qualquer tipo de ciúme mesquinho.
Ali a felicidade geral está instaurada porque todos vão bem, e não há um sequer privado deste bem comum, aqueles que possuem mais condições vendem suas propriedades e dividem os lucros com os menos favorecidos.

Tese 02:

Se pretendermos ser uma igreja virtuosa e cheia do Espírito Santo de Deus, não podemos ficar alheios às necessidades dos nossos irmãos e às do nosso próximo. Como podemos cinicamente, "conhecedores" da Palavra de Deus que somos, no conforto dos nossos lares, após um farto jantar, recostar nossas cabeças ao travesseiro e dormir tranqüilos, se ao longo deste mesmo dia ouvimos relatos - ou pior - fomos procurados por irmãos em desespero porque não tem o alimento que levar para uma casa de aluguel já atrasado, onde se encontram precariamente instalados mulher e filhos?...

Muitas vezes de forma arrogante e prepotente, Diante de um quadro assim, julgamos que o irmão esteja em pecado.

Ou (Auto) investidos de uma "autoridade" de Sumo Pontífice, arrojamos em tom solene a conhecida e desbotada frase de esquiva: Não se preocupe irmão, eu vou orar por você... 

Assim fica muito fácil!

Que tal vender aquele terceiro carro que passa mais tempo guardado na garagem do que rodando nas ruas, ou aquele terreno esquecido e cheio de mato, para com o dinheiro ajudar aos menos favorecidos da igreja, ou que tal parar de aplicar as sobras de dinheiro em CDB’s e RDB’s, numa ânsia gananciosa.
Maceió - AL
Textos publicados: 1 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.