Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Pra onde caminha a igreja massificada e institucionalizada?

Olhando pra este mundo pós-modernista e globalizado, fico a matutar. Será se Jesus Cristo e os seus discípulos, teriam um lugarzinho na “igreja” intelectualizada, doutorada, capitalizada, glamuorizada, granalizada e gambializada deste inicio de milênio? Teria Jesus Cristo e os seus discípulos um lugarzinho lá...!Naquele cantinho? Ou ficariam fora dos muros das grandes Catedrais – seriam convidados a entrar, por aquele porteiro bem vestido (só glamour), e arrogante? Ouviria um bem-vindo, do pastor orgulhoso e intelectual, (doutor...)? Moisés ouviu do grande EU SOU: ‘sobe aqui, há um lugar perto de mim onde você pode ficar’(Ex 33.21).Mas coitadinho do Mestre e os seus discípulos, com aquelas roupinhas simples e sandálias de dedos!Pra onde caminha a tal “igreja” massificada e institucionalizada? Dos ricos, dos poderosos e dos bonitões?

A igreja instituição e a Redimida, são tão intrinsecamente ligadas uma a outra, que é difícil separá-las por visão humana, iguais a alma e o espírito, somente a Palavra de Deus pode alcançar a profundidade desses dois elementos espirituais. Mas é a igreja instituição que se sobre sai. Seus líderes acordam e fazem concessões entre si, tanto no contexto espiritual, social e político, tais acordos e concessões, na maioria das vezes espúrios, prejudicando assim, a igreja redimida, o Corpo de Cristo. O processo político deste ano que o diga.

O regime capitalista (grana) prevaleceu. Várias congregações foram usadas igual tanque de lavar, a grana correu solta para o tanque, para ser lavado com a desculpa de construções, eventos etc. Conheço um, que segundo o candidato, enviou um saco com mais de quarenta mil reais, e, o pior, é que, poucos crentes sabem e, os que sabem, não tem a coragem de denunciá-los e, o candidato descrente, abre o verbo condenando a igreja e o corpo redimido é atingido inocentemente. É como diz certo jornalista da televisão: “isso é uma vergonha!” – para onde caminha essa igreja massificada institucionalizada?

Leia comigo essa Escritura: ‘Ai dos que chamam de mau aquilo que é bom e que chamam de bom aquilo que é mau; que fazem a luz virar escuridão e a escuridão virar luz; que fazem o amargo ficar doce e o que é doce ficar amargo’ (Is 5. 20 NTLH). Se isso foi só para os dias do profeta, então retrocedemos no tempo; mas se é uma profecia, estamos vivenciando o seu cumprimento. Cabe aqui um comentário mais acurado. Pois a inversão de valores e o desconversar entre os que estão na alta liderança das congregações, é muito grande; você entende, não?

A igreja capitalista da (grana), seus líderes apresenta-se no púlpito como um ator de peças teatrais, (e se sai muito bem), o pior é que povo não sabe que está assistindo uma comédia, apresentado por seu líder espiritual. O disfarçado apresenta um Cristo com várias facetas: um cristo super star muito bonito; olhos azuis, atraente, cobiçado pelas mulheres por causa de sua beleza. É o cristo dos filmes, das peças teatrais, dos outdoors, da mídia e dos programas televisados; é o cristo destituído de tudo que é divino. É um cristo político que serve de droga casuísta para o povo. Um cristo justiceiro, que toma o que é dos ricos e dá aos pobres. Um cristo capitalista que prefere apoiar os ricos deixando os pobres na miséria. É o cristo do misticismo; dos curandeiros, dos vendedores de virtudes espirituais explorados nos balcões da crendice popular. É o cristo religioso; um mero homem, um humanista, um revolucionário, um iconoclasta, um cristo que não é Deus. É o cristo dos teólogos; esse é enrolado, complicado, difícil de ser compreendido; é para cultos e intelectuais, poliglotas e poderosos; na verdade eles estão no palco, e nós, assistindo-os no meio da platéia passivamente. Cada espetáculo é regado de novidades e o caráter de Cristo é blasfemado. Ai de ti pregador hipócrita! Pra onde caminha essa “igreja” massificada e institucionalizada?

A fábrica de “pregadores”, “cantores”, “missionários” e apóstolos, empurra-os para o centro do palco da animação, dando-lhes status. Virou “pastor, cantor ou seja lá que for; virou super star! Agora, todos querem virar Capelão , e coloca status nisso! Esses super pregadores e cantores só pregam e só cantam para grandes multidões e com exigências super faturadas: público alvo, mínimo, três mil; hotel cinco estrela; passagem de avião para no mínimo cinco pessoas, ida e volta; cachê acima de vinte mil reais, e citam: ‘digno é o trabalhador do seu salário’. Concordo com a frase, mas discordo da super fatura. O mesmo Jesus que citou o texto acima é o mesmo que disse: ‘... Vocês receberam sem pagar, portanto, dêem sem cobrar, ’Não levem ouro, nem prata, nem moedas de cobre. Não levem saco, nem uma túnica a mais, nem sandálias, nem bengalas para se apoiar... ’ (Mt 10. 1 – 15 NTLH). Ai de ti! “igreja” massificada e institucionalizada?

Sei que todos nós estamos rodeados de fraquezas, e sujeitos a erros...
São José De Ribamar - MA
Textos publicados: 80 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.