Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Por que nos amoldamos ao caos?

Caos é sinônimo de abismo, desordem, grande confusão. Porém, para os que gostam de teorizar - assim como eu - falam sobre uma tal de Teoria do Caos. É a teoria que defende, que o simples bater de asas de uma borboleta, pode alterar todo o rumo do universo, que todas as coisas que acontecem no cosmo estão de alguma forma relacionadas. O grande paradoxo nesta teoria e pensar que o motivo da desordem e também o da ordem. Pois se diz, que graças as ações que são desencadeadas, é que existe o sincronismo das marés, as arritmias cardíacas e etc. Bem, em suma, é dizer que há ordem na desordem e desordem na ordem.

Esse papo de "Teoria do Caos" já está ficando meio chato, é por isso, que eu quero me reportar aos significados ditos inicialmente, quero tratar sobre o caos com "c" minúsculo. O mesmo caos, que embora não sendo aquele das teorias acadêmicas, está presente em nossas vidas todas as vezes em que o mês sobra e o salário falta, quando o poder público não lhe garante o direito a segurança para ir e vir, quando o seu filho está com o dente doendo e você só conseguiu atendimento para daqui a um mês, quando surgem problemas e dificuldades de toda a sorte. Nessa hora você não quer saber se foi uma borboleta azul ou uma mariposa cinza que bateu as asas, porque quando o vento sopra forte, as preocupações são outras. - Aonde eu vou me agarrar? - Aonde encontrarei abrigo? Qual é a solução para o meu problema? Esta é a hora urgente, a hora de tomar decisões. Decisões estas, que correm o risco de serem incitadas pelo imediatismo, pelo retorno rápido e pela realidade hedonista viva, entre as pessoas que são seduzidas pelo modus vivendi apresentado através da mídia em todas as suas expressões.

Ao invés de lutarmos pelos nossos direitos instituídos, nos moldamos ao caos com "c" minúsculo, que começa com um leve desejo de buscar facilidades, de trocar voto por favores e assim engordar as asas de abutres oportunistas; que começa com a ausência de diálogo com um filho que ouve mais conselhos da televisão, da internet e de "amigos" do que dos próprios pais. Como você mesmo pode concluir o nosso caos de cada dia se transforma de uma pequena pocinha em grande abismo, porque as nossas ações também estão interrelacionadas. Você paga caro o seguro do seu carro porque aquela turma que usa drogas a km´s de sua casa está roubando uns carrinhos para se armarem e sustentarem os seus domínios; Você paga muitos e caros impostos, porque os políticos que você elegeu estão roubando muito e alguém precisa cobrir os rombos, no caso, eu e você, todos nós; você e seus filhos têm mais problemas respiratórios porque a poluição tem aumentado, assim como as queimadas na Floresta Amazônica...

Olha, eu vou para por por estas linhas, porque eu não estou aqui para defender nenhuma teoria, até mesmo porque procuro pautar-me por meio de uma Verdade Absoluta. Porém, quero terminar dizendo uma coisa: ou nós damos fim a esse círculo vicioso, a essa atitude centrípeta de só puxar as coisas para a nossa direção ou um dia não teremos mais para onde correr.

Porque nos amoldamos ao caos? Existe uma realidade muito melhor e longe das incertezas circunstânciais. Se o caos começa mesmo com o bater de asas, Vamos arrancar o mal pela raiz. Mas por favor, não façam nenhum mal as pobres borboletinhas.
Angra Dos Reis - RJ
Textos publicados: 20 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.