Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Por que devo me tornar um fora da lei

Igrejas, TVs, jornais…

Tive o desprazer de folhear o pobre jornal da cidade de Uberlândia. Dá pra imaginar a decadência de um jornal único numa cidade com mais de 600 mil habitantes? O nível editorial é inferior a 99% dos blogs que leio rotineiramente na internet. Mas de todas, a sessão de "cartas do leitor" é minha parte menos preferida. Revela claramente a ignorância dos professores, bacharéis de direito, aposentados e comerciantes que, insistentemente, enviam e-mails com comentários que beiram o ridículo.

Ontem, conversando com minha irmã, falávamos sobre as pessoas "de verdade", que estão diluídas e apagadas em meio às multidões. Afirmava que passou momentaneamente por sua cabeça a possibilidade de um dia se candidatar a algo para, quem sabe, fazer mais por estas pessoas.

Confesso que considerei isto uma ótima motivação. Mas será possível mudar as regras do jogo, participando dele? Às vezes fico em dúvida sobre se estamos jogando Ludo ou Poker. Parece que alguns podem mentir, enquanto outros são punidos severamente caso tentem fazê-lo.

Igrejas, TVs, jornais… qual a diferença? Há milhares de consumidores de suas linhas editoriais enquanto poucos possuem a autonomia de criar temas. E independente da motivação destes “redatores”, é preciso tomar muito cuidado para não tocarem em algum ponto sensível demais, que ofenderia os proprietários dos meios de comunicação. Danem-se as pessoas de verdade e suas necessidades reais. O que importa mesmo é oferecer entretenimento, comprovadamente a melhor ferramenta de controle já inventada.

Um dia uma costureira negra teve coragem de não se levantar no ônibus para que um branco se sentasse. Ela foi presa, julgada e condenada por sua desobediência civil. Mas sua atitude “criminosa” deflagrou uma série de protestos que culminou com o fim da preferência de assentos. Motivados com a atitude da humilde costureira, Martin Luther King Jr mobilizou um boicote geral ao transporte público. Aquela mulher ousou quebrar as regras, por que se cansou de ter sua realidade decidida por dados viciados. Ela fez pelas pessoas “de verdade” mais do que a maioria de nós irá fazer em toda a vida, ora confrontando, ora contornando as regras estabelecidas.

Quero reaprender a pensar fora do quadrado, fora das regras, fora dos mandamentos, fora das profecias e principalmente fora da lei. Quero uma vacina que me imunize das opiniões “editoriais” interesseiras.

E espero ansiosamente morrer com a bala que foi preparada para mim.

Fonte: http://www.ariovaldo.com.br/?p=602
Uberlândia - MG
Textos publicados: 31 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.